Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Junior Barranquilla admite acordo iminente com Cruzeiro para liberar volante Gustavo Cuéllar

Volante da Seleção já acertou salários e transferência depende do Deportivo Cali

postado em 22/12/2015 13:30 / atualizado em 22/12/2015 15:06

REUTERS/Pilar Olivares

O Cruzeiro definitivamente decidiu apostar em talentos do exterior para reforçar o seu elenco em 2016. Além de ter negociações avançadas com os argentinos Sánchez Miño, do Torino, e Matías Pisano, do Independiente, o clube está muito perto de fechar contrato com o volante Gustavo Cuéllar, de 23 anos, do Junior de Barranquilla e da Seleção Colombiana.

Quem confirma o acordo próximo com o Cruzeiro é o presidente do Junior Barranquilla, Alfredo González Rubio. Em longa conversa com o Superesportes, na manhã desta terça-feira, ele disse que não colocará qualquer empecilho para a transferência de Cuéllar.

”A verdade é que nós queremos ajudar o jogador, por ser uma oportunidade única de jogar no exterior, no Brasil, e no Cruzeiro, que é uma grande vitrine. O Cruzeiro apresentou uma proposta de compra, nós já concordamos com os valores e a conclusão da transferência depende apenas de um sinal positivo do Deportivo Cali”, explicou Alfredo González Rubio.

Gustavo Cuéllar pertence ao Deportivo Cali, mas está cedido ao Junior até junho de 2016 com opção de compra de 70% dos direitos econômicos. Diante da proposta cruzeirense, o clube de Barranquilla vai antecipar a aquisição. Os impasses no momento são a forma de pagamento proposta pela direção do Cruzeiro - parcelada - e se os 30% do Cali entrarão no negócio. A princípio, o presidente do Deportivo Cali, Álvaro Martinez, quer a quitação à vista.
 AFP PHOTO/Luis Acosta


”Nós, do Junior Barranquilla, não conseguiremos obter grande lucro com essa negociação. Estamos facilitando o negócio pelo jogador, que tem muito potencial e que nos pediu para ir jogar no Cruzeiro. Ele já acertou tudo com o clube e o agente. O valor a ser pago pelo Cruzeiro é muito parecido com o que temos que pagar ao Deportivo Cali pelos 70%. Resta saber agora se o Deportivo Cali vai aceitar as condições propostas e se vai vender 30% do passe e por qual valor, já que o atleta se valorizou muito desde que veio atuar em nosso clube. Hoje ele está em outro patamar, tanto que foi convocado para a seleção principal”, explicou o presidente Alfredo González Rubio.

A proposta do Cruzeiro foi apresentada a Cuéllar e ao Junior Barranquilla por um empresário brasileiro e pelo ex-jogador cruzeirense Alexander Viveros. Ele indicou o volante e, por sinal, é um dos grandes trunfos do Cruzeiro para convencer o Deportivo Cali a facilitar a transação. Viveros foi revelado e se aposentou no clube e tem boa relação com o presidente Álvaro Martinez.

Nesta terça-feira, uma reunião em Cali com todos os envolvidos pode selar o acordo. O Cruzeiro é o único clube que apresentou proposta oficial por Gustavo Cuéllar. “O Cruzeiro mandou um representante com papel timbrado, oficial. O jogador já conversou com as pessoas do clube, quer jogar no Cruzeiro e isso acelerou muito o processo. A negociação está nas mãos do Deportivo”, explicou o presidente do Junior de Barranquilla.
AFP PHOTO/MARTIN BERNET


Por meio de sua assessoria, o presidente do Deportivo Cali, Álvaro Martinez, informou ao Superesportes nesta terça-feira à tarde que o clube ficará com 30% dos direitos de Cuéllar. O clube pretende lucrar mais no futuro com uma eventual transferência do jogador.

Se tudo der certo, Cuéllar deve assinar contrato de quatro anos com o Cruzeiro.

Carreira e características

Com 1,76m de altura, Gustavo Cuéllar é um volante de contenção e que tem facilidade para sair ao ataque. Revelado pelo Deportivo Cali, ele teve passagens por todas as seleções de base da Colômbia: sub-15, sub-17 e sub-20. Em 2014, quando vivia mau momento, decidiu transferir para o Júnior, clube de sua cidade natal, Barranquilla, e evoluiu muito.

”Ele vinha tendo problemas com o técnico do Cali e preferiu sair. O fato é que Cuéllar cresceu muito de produção ao vir jogar no Junior. Aqui passou por um período de adaptação de cerca de três meses e depois assumiu sua titularidade absoluta. Para quem não conhece, ele é um volante de marcação, muito forte, e sabe apoiar. Pode ir e voltar todo o tempo porque tem boas condições físicas. Briga muito pela bola e, quando a tem nos pés, sabe o que fazer. É um grande jogador”, conta o presidente Alfredo González Rubio.

No Junior, Cuéllar foi campeão da Copa Colômbia. No domingo passado, ele perdeu o título do Campeonato Colombiano para o Atlético Nacional de Medellín nos pênaltis. Na série, o volante bateu sobre o goleiro. O rival acabou se classificando para a Libertadores.

Cuéllar foi companheiro de Jamez Rodríguez em seleções de base e acaba de ser chamado pelo técnico José Pékerman para os quatro primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. “Ele não atuou, mas faz parte do grupo e está ganhando experiência na Seleção Colombiana principal. Creio que terá um futuro grande, e o Cruzeiro faz um bom investimento”, concluiu o presidente do Junior de Barranquilla.

REUTERS/Pilar Olivares


Gustavo Leonardo Cuéllar
Naturalidade: Barranquilla (COL)
Nascimento: 14 de outubro de 1992
Altura: 1,76m
Carreira:
Deportivo Cali (2009 –2014)
Junior Barranquilla (2014-15)
Seleção Principal: 5 jogos (1 amistoso e quatro pelas Eliminatórias)
Títulos:
2015 – Copa Colômbia (Junior Barranquilla)
2014 – Superliga da Colômbia (Deportivo Cali)
2010 – Copa Colômbia (Deportivo Cali)

Tags: interiormg seriea mercado mercadobola cuellar cruzeiro gustavo cuellar