Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Lateral, zaga e meio: Mano avalia opções do Cruzeiro em treino fechado na Toca II

Técnico comandou atividade sem a presença da imprensa, porém comentou algumas possibilidades na entrevista coletiva concedida antes do treino

postado em 07/07/2017 17:19 / atualizado em 07/07/2017 19:31

Rafael Arruda/Superesportes
O treino do Cruzeiro desta sexta-feira foi fechado. A imprensa só acompanhou a parte do aquecimento, em que os jogadores mostravam as habilidades no futevôlei. Quando a comissão técnica anunciou o fim da primeira parte, os jornalistas se retiraram da Toca da Raposa II, e Mano Menezes deu sequência à montagem da equipe que enfrentará o Palmeiras neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar do mistério, o treinador deixou transparecer algumas convicções. Nos trabalhos dessa quinta-feira, por exemplo, ele sinalizou que Lucas Romero seria improvisado na lateral direita e Hudson entraria no meio-campo ao lado de Ariel Cabral. Isso porque Ezequiel está em tratamento de uma pubalgia aguda (foi cortado do jogo), e Lennon, segunda opção na ala direita, não tem rendido de maneira satisfatória para merecer uma oportunidade na equipe. Na zaga, Murilo deverá atuar no lugar de Caicedo e assumir a titularidade ao lado Leo.

A grande dúvida, entretanto, é com relação ao substituto de Robinho, que sofreu lesão muscular na derrota por 3 a 1 para o Atlético e ficará no departamento médico pelas próximas semanas. No treino dessa quinta, Sassá foi colocado entre os titulares e Rafael Sobis atuou aberto pelo lado direito. Contudo, Mano Menezes está nitidamente preocupado com a cobertura à defesa e, desta forma, não descarta mudar os planos. A entrada de Henrique para fechar o esquema com três volantes ao lado de Hudson e Cabral é uma possibilidade.

“Vamos ver. Os últimos treinos vão definir. Também tem a possibilidade de retorno do Henrique depois de bastante tempo. É um jogador que é o capitão, que dá segurança ao setor. Um setor que ganhou em jogo, mas perdeu na contenção. Talvez aí encontremos algumas respostas do porquê de certas coisas”, disse o treinador

“Perdemos um pouco de equilíbrio. Sempre disse que (Robinho) é um jogador de características únicas. As opções que vamos ter ou será um homem de contenção para dar liberdade aos três atletas de frente, de modo que eles não precisem voltar tanto para defender, ou a colocação de um atacante – aí passa a ser Sobis pelo lado, com Ábila ou Sassá por dentro. Outro jogador que tem no meio disso é Rafael Marques, que também faz o lado de campo, mas que tem mais desenvoltura de trabalhar do lado esquerdo para dentro. Aqui a gente pode ter um atacante agudo, que faz movimentação de produtividade, que passa a ser Elber e Sobis”, acrescentou.

Mano foi questionado sobre a declaração de que o Cruzeiro não tomaria três gols do Palmeiras e ganharia a partida do próximo domingo. O treinador reforçou a confiança nas palavras e garantiu que a equipe recuperará a identidade no Campeonato Brasileiro - competição em que ocupa o 13º lugar, com apenas 14 pontos em 11 partidas.

"Se eu não acreditar nisso, não posso estar aqui, não posso estar trabalhando no dia a dia para mudar a situação. Todos sabemos que essa não e a característica de nossa equipe. Não havíamos tomado três gols de ninguém nessa temporada. E isso tem motivos sólidos que nós temos de recuperar. Passamos determinado momento jogamos de uma forma, depois vimos que podíamos ter comportamento diferente, propondo mais, correndo mais riscos. Mas o risco tem que estar mais ligado ao benefício que ao prejuízo. Se estamos correndo risco e o prejuízo é maior, não podemos correr esses mesmos riscos. Nossa proposta é recuperar a identidade da equipe. Sem a identidade nós não vamos a lugar nenhum".

Tags: treino mano interiormg seriea futnacional palmeirassp cruzeiroec