Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Vice de futebol do Cruzeiro pede isenção a árbitros do Campeonato Mineiro e provoca Atlético: 'Usou imprensa para fazer pressão'

Itair Machado se reuniu com dirigentes da FMF nesta segunda-feira para discutir desempenho da arbitragem e aproveitou para 'cutucar' rival

postado em 12/03/2018 18:00 / atualizado em 13/03/2018 09:43

Tiago Mattar/Superesportes
O vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, esteve na sede da Federação Mineira de Futebol nesta segunda-feira para conversar com representantes da entidade sobre o desempenho da arbitragem na primeira fase do Campeonato Mineiro. A ida do dirigente à FMF ocorre um dia depois de o time celeste levar um gol irregular no jogo com o Patrocinense, que terminou empatado por 1 a 1, em Patrocínio, pela 11ª rodada da primeira fase do Estadual. O atacante Genesis, do CAP, estava em posição de impedimento quando finalizou contra a meta do goleiro Rafael e garantiu a igualdade no marcador. O assistente de arbitragem Guilherme Dias Camilo reconheceu o equívoco e acabou afastado do restante do Mineiro pelo presidente da Comissão de Arbitragem da Federação, Guiliano Bozzano.

Na Federação, Itair conversou com o presidente Castellar Modesto Guimarães Neto e o secretário-geral Adriano Aro. Em entrevista à imprensa após a reunião, o gestor cruzeirense fez um breve agradecimento aos torcedores celestes pelo grande comparecimento aos jogos no Mineirão e pediu isenção aos árbitros que apitarão as quartas de final do Estadual. Além de Cruzeiro x Patrocinense - marcado para sábado, às 16h, no Gigante da Pampulha -, haverá Tupi x Tombense (17h, no Estádio Radialista Mário Helênio) e América x Boa (19h, no Independência). No domingo, Atlético e URT se enfrentam às 16h, no Horto.

“Queria aproveitar a oportunidade para agradecer ao nosso torcedor. O Cruzeiro bateu todos os recordes da primeira fase do Estadual em questão de público. A parte ruim é essa questão de arbitragem. Desde o início o Cruzeiro já achava a arbitragem ruim, principalmente a questão dos bandeiras. São erros propositais? Acredito que não. Mas são erros que, principalmente os últimos, foram cedidos por pressão. E o Cruzeiro não precisa fazer pressão num campeonato em que classificam oito. Por isso que esperamos acabar a fase de classificação para vir reclamar”, disse Itair Machado, que insinuou uma pressão por parte do Atlético contra os árbitros.

“Fazer pressão antes na arbitragem num campeonato em que oito se classificam, com medo de não se classificar entre os oito, não temos essa preocupação. Então viemos mostrar que a arbitragem não está boa, que agora serão jogos decisivos, é outro campeonato. Eu, como fui presidente de time do interior, sei que um time do interior pode vir aqui no Mineirão e eliminar o Cruzeiro. Por isso esperamos o torcedor do Cruzeiro lá. Nosso jogo será sábado, às 16 horas. É bom que o torcedor saiba que foi um pedido nosso jogar sábado, pois temos um grande jogador nosso, o Arrascaeta, que vai viajar. O intuito nosso é que a arbitragem não sofra pressão nesse restante do campeonato”, acrescentou.

Tese reforçada

Em outra resposta, Itair Machado reforçou a tese de que o Atlético teria conseguido alguns pontos no Campeonato Mineiro na base da pressão. Nesse domingo, o triunfo sobre o Tombense, por 1 a 0, no Independência, ocorreu graças a uma marcação de pênalti duvidoso, que foi convertido por Danilo. As vitórias alvinegras diante de Uberlândia (2 a 0, no Parque do Sabiá, pela 10ª rodada) e América (3 a 0, no Independência, pela sétima rodada) também tiveram interferências da arbitragem. A equipe do Triângulo foi prejudicada por um gol mal anulado quando o confronto estava empatado por 0 a 0. Já o Coelho questionou a não validação de gol em finalização de cabeça do meia Marquinhos, em lance semelhante ao do atleticano Róger Guedes, cujo tento foi confirmado. O assistente nessa ocasião era Guilherme Dias Camilo.

“A FMF recebeu as reclamações com naturalidade. O Castellar (presidente) e o Adriano Aro (secretário-geral) assistem aos jogos e estão vendo os erros. É muito difícil ter vários erros consecutivos, ainda mais favorecendo quem estava preocupado em não se classificar entre os outros e usou a imprensa para fazer pressão. E não é o que a gente está querendo aqui. Queremos dar tranquilidade à arbitragem e que eles tenham tranquilidade para fazer o serviço. Em ponto, quem for o melhor, que ganhe. O Cruzeiro teve mais pontos que o Patrocinense, mas o Patrocinense tem condições de chegar ao Mineirão e eliminar o Cruzeiro. Quem vai se classificar? Vamos saber depois de 90 minutos. Respeitamos o adversário e a arbitragem. Mas não aceitamos pressão. Num campeonato adversário, você, como time grande, fica com medo de não se classificar?”.


Veja o que mais disse Itair Machado em sua entrevista

Isenção de culpa a Guilherme Dias Camilo

Curiosamente, Itair Machado evitou crucificar Guilherme Dias Camilo, que pertence ao quadro de árbitros da Fifa, pelos erros recentes.

“O sinal de que a coisa está ruim é o nosso melhor bandeira, que é o melhor do Brasil, errar duas vezes consecutivas. Mas acredito muito na honestidade dele. Por mim, até falei que não precisaria ter punição no lance. O jogador estava voltando e foi num espaço curto. Dava sim para errar. Aquele lance do clássico Atlético x América também é passível de erro. Acredito muito na honestidade da arbitragem. Mas, infelizmente, a pressão que houve fez com que a arbitragem errasse mais. Mas eu, Itair, não o puniria. É o melhor bandeira do Brasil e todos nós temos direito a erro. O torcedor acha que errou porque o bandeira é atleticano ou americano, mas isso não tem em Minas Gerais, graças a Deus. A gente vive os bastidores. É importante ressaltar que o Cruzeiro não expôs, mas enviou um ofício logo após o jogo contra o Atlético mostrando que não estávamos satisfeitos com a arbitragem e não aceitaremos pressão. Aprendi uma coisa com meu amigo Eduardo Maluf: monta time bom e não se preocupe com arbitragem. Temos que torcer para que a arbitragem dê certo e vá bem. Mas infelizmente não é isso que vem acontecendo”.

Árbitros de outro estado nas fases finais do Estadual?

O vice de futebol do Cruzeiro também foi perguntado se o clube exigira árbitros de outros estados na sequência do Estadual

“Vamos fazer uma reunião com a comissão técnica, pois também envolve a parte técnica. Mas há essa possibilidade sim. Primeiro, viemos saber qual o projeto da Federação para esses jogos, pois pelo que vemos no sorteio, serão três jogos muito difíceis. As equipes do interior, você vê os jogos, o campeonato está num bom nível. Acredito que terão dificuldades para definir os árbitros para as três partidas”.

Possíveis suspensões a Mano Menezes e Leo preocupam?

Outro assunto abordado na entrevista foi a possibilidade de o TJD-MG punir o zagueiro Leo e o técnico Mano Menezes por causa de incidentes ocorridos no clássico com o Atlético, vencido pelo Cruzeiro por 1 a 0, no Independência.

“Não (preocupa). A questão do Leo, se você olhar num contexto, você acha que ele agrediu, mas ele não agrediu. Ali foi uma questão de momento do corpo do atacante do Atlético com o Leo, que estava nervoso, eles estavam se chocando. Não sei se vocês tiveram a oportunidade de ver, mas um juiz deu uma cotovelada num jogador essa semana. O juiz não quis fazer aquilo. O Leo também não tem esse histórico, você vê no currículo dele que não é um agressor”.

Críticas a Giuliano Bozzano, presidente da Comissão de Arbitragem da FMF

“O presidente da Comissão de Arbitragem deu entrevista punindo o Mano e o Leo. Não é ele quem tem que fazer isso. Quem tem de fazer é a Federação, que tem um Tribunal de qualidade. A gente reclamou isso também com o presidente (da FMF). Um presidente de Comissão de Arbitragem não tem que dar entrevista punindo jogador e treinador do Cruzeiro. Isso nos deixou insatisfeitos”.

Show no mesmo dia de Cruzeiro x Patrocinense

No dia do duelo entre Cruzeiro e Patrocinense, haverá show das bandas Harmonia do Samba e Raça Negra no estacionamento do Mineirão. Essa programação, segundo Itair Machado, não atrapalhará no evento de futebol.

“Esse show é de porte pequeno de público. Única coisa que vai interferir é que nosso torcedor terá menos (vagas de) estacionamento. Mas já houve outros jogos no Mineirão com shows na esplanada. Dá para conciliar. Até porque quando terminar o jogo, as pessoas entrarão para o show. Mas o único problema é diminuir as vagas de estacionamento”.

Tags: Itair Machado cruzeiro fmf" arbitragem futnacional provocação interiormg