None

JUSTIÇA

STJD promete acelerar julgamento do polêmico jogo entre Tupi e Aparecidense

Massagista Esquerdinha invadiu o campo e impediu gol que classificaria o time mineiro

postado em 09/09/2013 17:19 / atualizado em 09/09/2013 17:41

Leonardo Costa / Tribuna de Minas

O caso do massagista da Aparecidense, Esquerdinha, que evitou um gol decisivo a favor do Tupi, na partida do último sábado, pela Série D do Brasileiro, deverá ser levado a julgamento no máximo até o início da semana que vem. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Flávio Zveiter, foi cauteloso ao se pronunciar sobre o caso, mas afirmou que, recebida a denúncia da Procuradoria, o processo não deve levar muitos dias para ser analisado.

“A procuradoria, através do procurador-geral, já emitiu algumas manifestações no sentido de que vai apresentar hoje (segunda-feira) uma denúncia com base no artigo 243-A. E, recebida essa denúncia, imediatamente o processo será colocado em julgamento, acredito que ainda esta semana, no mais tardar no início da semana que vem”, afirmou ao canal SporTV, na tarde desta segunda-feira. Em entrevista ao Superesportes, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que o clube e o massagista serão denunciados até esta terça.

O parágrafo único do artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) fala em "atuar de forma contrária à ética desportiva com o fim de influenciar o resultado da partida, prova ou equivalente" e acrescenta que “se o procedimento atingir-se o resultado pretendido, o órgão judicante poderá anular a partida”.

O jurista foi enfático ao ressaltar que a denúncia ainda não chegou às mãos do STJD e, por isso, a projeção do julgamento tem caráter teórico, baseada nas premissas da lei em face da atitude antidesportiva praticada pelo massagista. Ele reiterou que a pena prevista nesses casos é a anulação do jogo.

"O processo tem que ser julgado em controle das provas necessárias e o código não permite que eu me manifeste expressamente sobre um caso sob pena de ele ficar impedido de ser julgado no futuro. Em tese, houve uma infração à ética desportiva e essa infração culminou com o resultado lamentável que todos nós vimos: um massagista influenciando individualmente um gol que supostamente iria acontecer. Então, em tese, existe uma infringência que será objeto de análise do STJD."

A irregularidade ocorreu aos 44 minutos do segundo tempo, quando Tupi e Aparecidense empatavam por 2 a 2, resultado que daria a vaga ao time de Goiás. Uma bola chutada pelo atacante do Galo Carijó Ademilson passou pelo goleiro, mas foi impedida de ultrapassar a linha do gol pelo massagista Esquerdinha, que invadiu o campo e em seguida fugiu para o vestiário.

O duelo de ida das quartas de final, contra o já classificado Mixto-MT, está previsto para ocorrer neste domingo, dia 15. Segundo a assessoria de imprensa da CBF o cronograma da competição será cumprido normalmente, até que haja uma determinação do STJD.


Tags: massagista justiça zveiter flavio stjd aparecidense tupi série d