MMA
None

UFC

Anderson Silva revela mágoa com UFC e reclama de desvalorização: 'Não recebo o devido respeito'

Spider critica comportamento da organização com lutadores brasileiros e diz que não recebeu agradecimento de Dana White depois de ajudar a salvar o card do UFC 200

postado em 06/10/2016 13:31 / atualizado em 06/10/2016 13:41

Getty Images

Ex-dono do cinturão do peso médio e um principais lutadores da história das artes marciais mistas, Anderson Silva reclamou de desvalorização no Ultimate Fighting Championship. Na organização há dez anos, o 'Spider' demonstrou mágoa com a falta de reconhecimento dos dirigentes após ajudar o UFC 200, principal card de 2016, ao substituir Jon Jones às vésperas do duelo contra Daniel Cormier.  O ex-campeão ainda criticou o tratamento do UFC dado aos lutadores brasileiros.

“Não recebi nem um 'muito obrigado' do Dana (White, presidente do UFC) ou do Lorenzo (Fertitta, ex-proprietário do evento) depois da última luta. Claro que fui eu que quis lutar, que aceitei o combate, mas sei do meu valor, da minha importância. Fiquei muito decepcionado com a falta de respeito que o UFC tem tratado os atletas brasileiros. Sou um atleta que levou o esporte ao outro nível. Não recebo, nem recebi, o devido respeito das pessoas. Isso me deixou muito chateado, triste e desapontado com o UFC”, declarou o lutador de 41 anos, em entrevista ao UOL Esporte.

Anderson Silva também reclamou da forma como recebeu indiretamente o comunicado da organização para ficar preparado para substituir Michael Bisping ou Dan Henderson, que se enfrentam neste sábado, pelo cinturão dos médios. Ele ainda reforçou que o tratamento recebido não condiz com seu legado e com as contribuições que fez para o UFC.

"Não conversei mais com eles e nem com ninguém depois da minha última luta. Até me ofereceram para ficar de stand by para se algo acontecesse com Bisping ou Henderson. Mas mais absurdo ainda foi como isso chegou. Sequer falaram comigo. Meus representantes vieram como 'pombo-correio'. Não sou de recados. Depois de tudo que fiz ainda tenho que ficar de espera de uma luta que venci? Achei um pouco desagradável”, criticou.

"Reforço e falo novamente: estou muito desapontado com a forma com que eles têm me tratado, fico muito triste com tudo isso. Não fui eu que falei que era o melhor lutador peso por peso do mundo, foi o Dana que disse. Talvez tenha falado para valorizar o evento ou por realmente achar isso. Nunca vamos saber a verdade. O fato é que tudo que fiz ninguém mais conseguiu fazer. Não quero ser prepotente, arrogante ou achar que sou melhor, mas o que me propus a fazer durante todo esse tempo foi mostrar que eu era diferente dos outros. E isso não é uma opinião minha, é de todos”, disparou.

Recordista em defesas de título no Ultimate, com 10 vitórias, Anderson amarga jejum desde a perda do cinturão do peso médio para Chris Weidman. Nocauteado no primeiro duelo, ele sofreu uma fratura na perna na revanche diante do algoz e ficou um ano afastado. No retorno ao octógono, no inicio de 2015, o ‘Spider’ superou Nick Diaz, mas foi flagrado em exame antidoping, teve o resultado na luta cancelado e acabou suspenso por 12 meses. Na nova volta, foi batido por  Michael Bisping. A outra tentativa de recuperação foi contra Cormier, declarado vencedor por pontos. Anderson Silva não vence desde outubro de 2012, quando bateu Stephan Bonnar, por nocaute. 

Tags: ufc criticas dana white anderson silva