MMA
None

UFC

Dana White detona árbitro Mário Yamasaki e garante: 'Vocês não o verão no UFC de novo'

Presidente chama brasileiro de repugnante por erro que permitiu 'massacre' sofrido por Pedrita

postado em 08/02/2018 13:08 / atualizado em 08/02/2018 13:22

Jeff Zelevansky/AFP

O presidente do Ultimate Fighting Championship, Dana White, voltou a criticar o árbitro Mário Yamasaki pela atuação na luta entre Valentina Shevchenko e Priscila ‘Pedrita’ Cachoeira, na semana passada, em Belém. A brasileira foi castigada pela adversária durante dois rounds e acabou finalizada com mata-leão. No entanto, o árbitro poderia ter interrompido o ‘castigo’ aplicado pela ‘Bullet’ – que desferiu 230 golpes contra apenas três da carioca. O chefão do UFC classificou a arbitragem do combate como repugnante e garantiu que Yamasaki não pisará novamente no octógono da organização.

“Eu acho que foi repugnante. Acho que ele é repugnante, e eu não quero vê-lo como árbitro novamente. Ela não bateu, e é isso. A realidade é que se você é um lutador e está lá dentro - e essa é uma das razões pelas quais o esporte é tão grande atualmente - a maioria dos lutadores não desistem. A maioria dos lutadores continua lá dentro, e ela lutou como uma verdadeira guerreira. E esse idiota diz que ele deu a ela a oportunidade de ela ser guerreira? Não, seu idiota, você está lá dentro para protegê-la dela mesma. Isso me deixa com ânsia de vômito. Esse cara não tem que estar arbitrando lutas, e eu prometo que vocês não o verão novamente”, assegurou Dana, em participação no programa de televisão UFC Tonight, nessa quarta-feira.

Dana White já havia questionando o trabalho de Mário Yamasaki em outras oportunidades. No caso de Pedrita, o árbitro alegou que a brasileira demonstrava estar consciente na luta a cada tentativa de interrupção. Em nota oficial, a Comissão Atlética Brasileira (CABMMA) declarou que o duelo poderia ter sido paralisado em, pelo menos, dois momentos, mas, de acordo com a entidade, Yamasaki hesitou erroneamente.

Apesar da declaração de Dana White, o UFC não tem o poder de vetar um profissional de arbitragem. As comissões atléticas locais são as responsáveis pelas escalações e afastamentos dos árbitros em eventos de MMA. O Ultimate regulamenta somente quando não há comissão ou entidade equivalente em cidades sedes.

Tags: mário yamasaki priscila pedrita valentina shevchenko dana white ufc