América
None

AMÉRICA

Em jogo bastante movimentado, América empata com Criciúma e seca rivais para seguir no G-4

Equipes duelaram no Heriberto Hulse e ficaram no 2 a 2. Por permanência no grupo dos quatro primeiros, Coelho precisa torcer contra Náutico, Sampaio Corrêa e Bahia

postado em 23/06/2015 21:27 / atualizado em 24/06/2015 00:34

FERNANDO RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO

O América perdeu uma boa oportunidade de assumir a vice-liderança provisória da Série B, mas ao menos somou um ponto diante do Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Num confronto equilibrado, as equipes empataram por 2 a 2, nesta terça-feira, no jogo de abertura da nona rodada da competição. Os gols do Coelho foram marcados por Felipe Amorim e Cristiano. Para o Tigre, balançaram a rede o atacante Neto Baiano e o zagueiro Fábio Ferreira.

Pelas chances que criou na etapa final, o América, agora terceiro colocado com 17 pontos, sentiu um ligeiro gosto de derrota. Quando o placar mostrava 2 a 2, Cristiano acertou uma bola no travessão. Marcelo Toscano, em duas oportunidades já nos minutos finais, poderia ter balançado as redes, mas errou o alvo. No primeiro tempo, o Criciúma se apresentou melhor.

Como o Paysandu assumiu a segunda posição ao vencer o Vitória por 1 a 0, o Coelho, que só volta a campo no dia 4 de julho (sábado) contra o Mogi Mirim (21h), precisa torcer por tropeços de Náutico, Sampaio Corrêa e Bahia para continuar no grupo dos quatro primeiros colocados da Série B. No sábado, as três equipes enfrentam ABC (fora), Santa Cruz (fora) e Luverdense (casa), respectivamente.

Já o Criciúma ocupa 13ª posição, com 10 pontos. Na próxima rodada, o time catarinense visitará o Paraná Clube, em Curitiba, no dia 3 de julho (sexta-feira), às 19h30.

O jogo

O América se propôs a explorar os contra-ataques durante o primeiro tempo. Ficou na defesa, esperando o Criciúma chegar. Nos primeiros minutos, correu o risco de sofrer o gol, já que Arnaldo, em chute torto, e Neto Baiano, numa cabeçada perigosa que parou em João Ricardo, quase abriram o placar para o Tigre. Mas o Coelho teve paciência e não se amedrontou. Depois de roubar a bola na intermediária, o time alviverde avançou rapidamente e abriu o placar aos 19min. Felipe Amorim chutou rasteiro, a bola desviou em Fábio Ferreira e enganou o goleiro Luiz: 1 a 0.

Em vantagem, o América até teve outra boa chance, com Cristiano, mas continuou em sua proposta defensiva e talvez perigosa, já que o time mandante crescia em campo. Além disso, havia um grande buraco entre os dois volantes e os três armadores. O Criciúma tomou conta desse espaço, dominou a posse de bola e avançou suas linhas. Guilherme Santos, aos 36min, chutou cruzado ao lado esquerdo. Dois minutos depois, o empate. Arnaldo cobrou lateral para Paulo Sérgio, que cruzou nos pés de Neto Baiano na pequena área. Finalização indefensável: 1 a 1. Nos acréscimos da etapa inicial, Rodrigo bateu escanteio e Fábio Ferreira virou para o Tigre: 2 a 1.

O técnico Givanildo Oliveira, que já havia orientado os reservas a se aquecerem antes do intervalo, mandou para o segundo tempo o lateral-esquerdo Raul no lugar de Bryan. E o América, antes recuado, voltou com uma postura mais equilibrada e conseguiu o empate logo aos cinco minutos. Felipe Amorim cruzou com perfeição na cabeça de Cristiano, que pulou de peixinho e deixou tudo igual: 2 a 2. Aos 17min, o camisa 9 teve uma oportunidade claríssima depois de receber passe de Marcelo Toscano, mas chutou a bola no travessão.

No decorrer do segundo tempo, o América voltou a apostar nos contragolpes. O Criciúma, detentor da maior posse de bola, lançou-se ao ataque, mas pecou pela falta de pontaria. Na melhor chance, aos 33min, Neto Baiano bateu forte e exigiu ótima defesa de João Ricardo. Em seguida, Marcão apareceu livre marcação na pequena área e cabeceou por cima a bola cruzada por Rodrigo Andrade. Já o Coelho, que parecia se dar por satisfeito com o empate, desperdiçou suas últimas chances de vitória aos 39min e 41min, ambas com Marcelo Toscano. Na primeira, ele recebeu de Tony e perdeu cara a cara com o goleiro Luiz. Depois, chutou em cima do camisa 1 adversário ao ser acionado por Mancini. Em função dos gols perdidos, o time alviverde não conseguiu assumir a vice-liderança provisória da Série B e agora precisa secar a concorrência caso queira permanecer no G-4.

CRICIÚMA 2X2 AMÉRICA

CRICIÚMA
Luiz; Arnaldo, Wanderson, Fábio Ferreira e Guilherme Santos; Wellington, Marcão e Rodrigo Andrade (Tiago Adan, aos 43min do 2ºT); Neto Baiano, Lucca (Silvinho, aos 19min do 2ºT) e Paulo Sérgio (Juba, aos 15min do 2ºT)
Técnico: Petkovic

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Anderson Conceição e Bryan (Raul, no intervalo); Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim (André, aos 44min do 2ºT), Mancini e Marcelo Toscano; Cristiano (Tony, aos 33min do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Neto Baiano, aos 38min, e Fábio Ferreira, aos 45min do 1ºT (CRI); Felipe Amorim, aos 19min do 1ºT. Cristiano, aos 5min do 2ºT (AME)
Motivo: nona rodada da Série B
Estádio: Heriberto Hulse, em Santa Catarina
Data: terça-feira, 23 de junho de 2015
Árbitro: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS)
Auxiliares: Alexandre A. Pruinelli Kleiniche e Jorge Eduardo Bernardi (ambos do RS)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade, aos 18min, Wanderson, aos 24min, Juba, aos 34min, Arnaldo, aos 45min do 2ºT (CRI); Thiago Santos, aos 29min, Raul, aos 31min do 2ºT (AME)
Público: 4.603 torcedores

Fotos de Criciúma 2x2 América

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/06/23/7024/20150623232000599915u.jpg', 'id_content': 3128027L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2015/06/23/galeria_america_mg,7024/fotos-de-criciuma-2x2-america.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos de Crici\xfama 2x2 Am\xe9rica', 'samesite': True, 'id_pk': 7024L, 'id_conteudo': 3128027L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos de Crici\xfama 2x2 Am\xe9rica', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Imagens da partida v\xe1lida pela nona rodada da S\xe9rie B', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: sul criciúma américa coelho futnacional empate criciumasc interiormg serieb