América
None

AMÉRICA

América só perdeu 3 vezes por dois ou mais gols de diferença na 'era Lisca'

Cruzeiro terá missão complicada diante do rival alviverde no próximo domingo (9)

postado em 03/05/2021 18:00

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
América e Cruzeiro voltarão a se enfrentar no próximo domingo (9), às 16h, no Independência, em Belo Horizonte. Nesta semifinal de Campeonato Mineiro, o Coelho vem respaldado por um bom retrospecto defensivo: sob o comando de Lisca, a equipe só perdeu três vezes por dois ou mais gols de diferença.

O América ostenta uma boa vantagem para avançar à final do Estadual. Por ter feito a segunda melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Atlético, o time de Lisca entrará em campo diante da Raposa no próximo domingo podendo até mesmo perder por um gol de diferença - já que venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Este cenário põe um grande desafio nas mãos do Cruzeiro. Apenas duas equipes conseguiram bater o América de Lisca por dois ou mais gols de diferença: Atlético e Palmeiras. Na partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro 2020, o Galo - que venceu o confronto de ida por 2 a 1 - superou o Coelho por 3 a 0 no Independência e avançou à decisão. Já na histórica campanha alviverde na última edição da Copa do Brasil, nas semifinais, após empate em 1 a 1 no Allianz Parque, em São Paulo, o Porco superou o Coelho por 2 a 0, também no Independência.
 
A última derrota do América por dois gols de diferença ocorreu no dia 4 de abril, novamente diante do Atlético, no Mineirão, em Belo Horizonte. Em partida válida pela 7ª rodada da primeira fase do Estadual, o Coelho foi batido por 3 a 1.

Outro dado ajuda a entender o tamanho do desafio celeste no clássico: sob o comando de Lisca, o Coelho sofreu apenas 53 gols em 74 partidas - média de 0,71 por jogo.

O bom desempenho defensivo é uma das marcas do trabalho de Lisca no América. Na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe teve a segunda melhor defesa, com apenas 23 gols sofridos em 38 jogos. Todas as cinco derrotas do Coelho na competição - para Cuiabá, Sampaio Corrêa, Figueirense, Avaí e Cruzeiro - ocorreram por um gol de diferença. Na atual edição do Mineiro, o time encerrou a primeira fase com nove gols sofridos em 11 jogos - terceiro melhor desempenho no quesito.

Ingrediente que acrescenta um 'novo tempero' ao clássico do próximo domingo, já marcado pelas polêmicas que cercaram o primeiro jogo da semifinal - provocações de lado a lado, discussões e até começo de 'empurra-empurra' nos corredores do Mineirão. O América briga para retornar à final do Campeonato Mineiro após cinco anos e conquistar seu 17° título.

Derrotas do América por 2 ou mais gols de diferença na ‘Era Lisca’


05/08/2020 - América 0x3 Atlético - Semifinal do Campeonato Mineiro
30/12/2020 - América 0x2 Palmeiras - Semifinal da Copa do Brasil
04/04/2021 - Atlético 3x1 América - Primeira fase do Campeonato Mineiro

Números do América na ‘Era Lisca’


  • 74 jogos
  • 39 vitórias
  • 23 empates
  • 12 derrotas
  • 91 gols marcados
  • 53 gols sofridos

Tags: campeonato mineiro gols diferenca americamg cruzeiroec interiormg futnacional era lisca