Atlético
None

ATLÉTICO

Contratar ou recorrer à base? Atlético estuda possibilidades para suprir carência de volantes em 2020

Lesões e atuações inconstantes de meio-campistas de origem fizeram treinadores do Galo improvisar na posição em vários momentos da temporada

postado em 06/12/2019 06:00 / atualizado em 06/12/2019 02:41

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Atlético estuda possibilidades para suprir a carência de volantes pela qual passou na temporada de 2019. Com as lesões de Gustavo Blanco, Jair e Elias, e momentos de instabilidade de Zé Welison e Ramón Martínez, jogadores de outras posições tiveram que ser improvisados no setor. Os meias Nathan e Luan e até o zagueiro Réver foram escalados como meio-campistas de contenção em diversas oportunidades durante o ano.

Dois desses jogadores podem deixar a Cidade do Galo no próximo ano. Elias tem contrato até o fim deste ano e dificilmente deve renovar com o Atlético. Os 164 jogos e 25 gols devem ser os números finais do meio-campista no clube.
 
A situação de Nathan ainda é uma incógnita. O empréstimo do meia de 23 anos, que pertence ao Chelsea, termina em janeiro de 2020, quando ele já poderá assinar um pré-contrato com outro clube. O Atlético trabalha para manter o jogador e pode até adquirir seus direitos em definitivo ao final de seu vínculo com o clube inglês, que vai até o meio do ano que vem.
 
Apesar de não ser volante de origem, Nathan foi escalado nessa posição por Rodrigo Santana e seguiu atuando assim com Vagner Mancini, até sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda, no início de novembro, no empate em 2 a 2 contra o Fortaleza. Nathan tem 41 jogos e 5 gols marcados com a camisa do Galo.

Saídas do departamento médico

As contusões foram obstáculos para os volantes do Atlético em 2019. Com lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e após duas cirurgias, Gustavo Blanco não joga desde 13 de junho de 2018, na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no Independência, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
 
Em outubro deste ano, Blanco apareceu no gramado da Cidade do Galo pela primeira vez depois de ser operado. A expectativa é que o jogador de 25 anos volte a atuar em 2020. Com contrato até dezembro de 2022, ele tem 36 jogos pelo Atlético e um gol marcado.
 
Destaque do meio-campo alvinegro, Jair foi outro que sofreu com lesões. O volante, também de 25 anos, ficou fora do time por cerca de sete semanas no segundo semestre. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante a vitória do Atlético sobre o Colón, por 2 a 1, no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana.
 
Naquela partida, Jair entrou em campo no sacrifício. Ele ainda não estava totalmente recuperado de uma lesão muscular no mesmo local. Contra o Botafogo, nessa quarta, Jair marcou seu terceiro gol em 34 partidas com a camisa do Galo. Seu vínculo com o clube vai até dezembro de 2022.

Altos e baixos

Dois dos volantes do time passaram oscilaram bastante durante a temporada. Contratado em junho, Ramón Martínez tem sido convocado constantemente para a Seleção Paraguaia, mas ainda não se firmou no Atlético. Foram apenas dez jogos em que o volante esteve em campo, porém, poucos jogos foram de encher os olhos.
 
Em setembro, na derrota para o Avaí, o paraguaio ainda teve a infelicidade de sofrer uma fratura no nariz que o deixou longe dos gramados por quase um mês. O gringo, de 23 anos, também tem contrato com o Galo até o final de 2022.
 
Outro que também alternou boas e más atuações foi Zé Welison. Sob o comando do técnico Vagner Mancini, com quem já havia trabalhado no Vitória, seu futebol melhorou e ele passou a ter mais oportunidades. De todos os jogadores da posição, Zé é o que tem mais poder de marcação e vai bem como cabeça de área. O volante de 24 anos já fez 56 jogos pelo Atlético e seu contrato vai até dezembro de 2023.

E a base?

Dois pratas da casa podem reforçar a ‘volância’ alvinegra no ano que vem.
O primeiro é Guilherme Castilho, de 20 anos. O jovem atleta começou a ser observado mais de perto e treinará no time profissional pelo menos até o fim de 2019. O Atlético já se adiantou e renovou o contrato com o meio-campista até o fim do ano que vem.
 
Castilho foi um dos destaques do time sub-20 na temporada. Ele marcou sete gols em 2019, cinco pelo Campeonato Brasileiro da categoria – foi o artilheiro do time na competição. Responsável pela bola parada na equipe de base, deu várias assistências durante os 24 jogos que fez na temporada. 
 
Outro que pode ser aproveitado pelo time principal é Neto, de 17 anos, que tem 34 gols marcados em 85 jogos pelas categorias de base do Galo.
 
Em 2019, ele chegou a fazer duas partidas pelo profissional, contra Tombense e URT, pelo Campeonato Mineiro, sob o comando de Levir Culpi e arrancou elogios do então treinador. “Eu gostei do Neto, já observei. Ele já está conosco. Ele é muito esperto, muito bom fisicamente, aperta muito rápido. É um jogador com boas qualidades, boas características”, disse Levir à época. 
 
Neto fez vários treinos com o profissional e tem várias convocações para a Seleção Brasileira sub-17.

Tags: volantes Galo interiormg futnacional Neto Elias seriea mercadobola Gustavo Blanco Nathan Jair Zé Welison Ramón Martínez Guilherme Castilho