Atlético

ATLÉTICO

Antropólogo e coach: quem é quem na nova comissão técnica de Dudamel no Atlético

Além do treinador, clube alvinegro contratou quatro profissionais

postado em 05/01/2020 06:00 / atualizado em 04/01/2020 19:23

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Novo técnico do Atlético, o venezuelano Rafael Dudamel é aguardado em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira. Mas o treinador de 46 anos não estará sozinho: outros quatro homens de confiança passarão a integrar a comissão técnica do clube alvinegro. O Superesportes te apresenta cada um deles.

Marcos Mathías (auxiliar técnico)

(Foto: Divulgação/FVF)
Ex-meio-campista, Marcos Mathías, de 49 anos, foi jogador da Seleção Venezuelana na base e no profissional. Depois, alternou entre os cargos de treinador e auxiliar. Passou pelos seguintes clubes: Anzoátegui-VEN, Tijuana-MEX, Mineros-VEN e Carabobo-VEN.

Curiosamente, Mathías conhece bem o maior rival do Atlético. À frente do Mineros-VEN, chegou a enfrentar o Cruzeiro, na Copa Libertadores de 2015. Foram duas derrotas: 2 a 0 na Venezuela e 3 a 0 no Brasil.

Na Seleção Venezuelana, foi técnico e auxiliar em três categorias: sub-17, sub-20 e principal. É o “braço direito” de Rafael Dudamel. Na “Vinotinto”, o novo treinador do Atlético chegou até a pedir para Marcos Mathías substituí-lo em uma entrevista coletiva, no auge do desentendimento com a diretoria da Federação Venezuelana de Futebol (FVF).

Joseph Cañas (preparador físico)

(Foto: Divulgação/FVF)
Licenciado em educação física, o preparador físico venezuelano Joseph Ali Cañas integrava a comissão técnica comandada por Dudamel na Venezuela. Na “Vinotinto”, também fez parte das equipes sub-17 e sub-20 em competições internacionais.

No Atlético, os preparadores físicos são Luis Otávio Kalil e Ricardo Seguins. Os dois são subordinados ao coordenador Daniel Félix, contratado pelo clube em junho de 2019.

Rodrigo Piñón (analista de desempenho)

(Foto: Divulgação/Carabobo-VEN)
O novo analista de desempenho do Atlético é... antropólogo. Isso mesmo. Antes de se envolver profissionalmente no futebol, Rodrigo Piñón se formou na Universidad Central de Venezuela, em Caracas.

Antropologia é a área que estuda o ser humano nas relações com a sociedade e busca compreender as interações sociais, biológicas, culturais e políticas.

No futebol, Piñón, de 38 anos, foi treinador e auxiliar técnico antes de se tornar analista de desempenho. Nessas funções, passou por clubes como Trujillo-VEN, Caroní-VEN, Llaneros de Guanare-VEN, Deportivo Táchira-VEN e Carabobo-VEN. Pelo Trujillo-VEN, chegou a ser campeão da Segunda Divisão local.

Jeremías Álvarez (coach motivacional)

A nova comissão técnica do Atlético terá um coach motivacional. Jeremías Álvarez tem a total confiança de Rafael Dudamel. Não à toa, acompanha o treinador desde as categorias de base da Venezuela.

Na histórica campanha do vice-campeonato mundial sub-20 em 2017, Álvarez foi reconhecido publicamente pelo bom trabalho feito com os garotos venezuelanos. Naquele torneio, o time - comandado por Dudamel - derrotou seleções tradicionais, como Alemanha e Uruguai, e caiu apenas na decisão contra a Inglaterra.

“A principal coisa que trabalhamos foi formar uma família. Não uma equipe, mas uma família, na qual cada um concentraria todas as suas forças para nos tornarmos uma equipe unida e praticamente indestrutível”, disse o coach, em entrevista ao As.
Ver essa foto no Instagram

Me apasiona lo que hago, me motiva dar conferencias, pero una charla TED siempre ha sido uno de mis tantos sueños. Cuidado con lo que sueñas por qué se puede hacer realidad (obvio si trabajas por ello)... honrado con la invitación para esta primera edición. #Repost @tedxparquecasupo %u30FB%u30FB%u30FB Venezuela es tricolor, pero cuando de fútbol se trata, indudablemente, es Vinotinto. Y es que cuando nuestra selección está tras el balón, nuestros corazones laten en un solo sentir. . Lo cierto es que, detrás de estas grandes alegrías, hay un gran equipo y detrás del equipo, un Cuerpo Técnico que inspira y motiva, es por esto que para nosotros es un honor contar con @coachjeremias para que comparta con nosotros todas sus experiencias en el liderazgo deportivo. . Jeremías Álvarez es Coach Mental/ Motivador de la Selección Nacional de Venezuela de Fútbol absoluta y Director Comercial de Gente Excelente Venezuela. . Participó en la Selección Venezolana de Fútbol Sub-20 sub campeón mundial de Corea del Sur 2017, y en la Selección Venezolana de Fútbol Vinotinto Sub-17 (2012-2013) Mundialista en Emiratos Árabes Unidos 2013. . Coach Motivador de Futbolistas en América y Europa, y sobre todo, un líder deportivo que ha contribuido al éxito de miles de profesionales. . ¡No puedes perderte su increíble participación en esta edición de #TEDxParqueCasupo! %uD83D%uDCA1%u274C . #TED #TEDx #Conferencista #Conferencia #Speaker #Valencia #Educación #Gastronomia #Deporte #Carabobo #Cultura #Arte . . %uD83D%uDCF8 del mejor @bardinetsimon %uD83D%uDD1D

Uma publicação compartilhada por Jeremías Alvarez Ortiz (@coachjeremias) em


Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea mercadobola