Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético anuncia a contratação do técnico Rafael Dudamel, que assina por duas temporadas

Treinador venezuelano foi anunciado pelo clube mineiro no final da manhã deste sábado

postado em 04/01/2020 11:32 / atualizado em 04/01/2020 16:07

(Foto:  AFP / Federico Parra )

O Atlético finalmente anunciou o novo treinador. Na manhã deste sábado, o clube confirmou a contratação do venezuelano Rafael Dudamel, de 46 anos. O vínculo do ex-técnico da Seleção Venezuelana vai até o fim de 2021.

Dudamel
substituirá Vagner Mancini e será o 12º estrangeiro no comando do Atlético. O acordo com o clube alvinegro já estava fechado há alguns dias, mas o anúncio dependia do formalização do fim do vínculo do treinador com a Federação Venezuelana de Futebol (FVF).

O desligamento da seleção foi oficializado nessa quinta-feira, quando Dudamel publicou nas redes sociais uma carta aberta para anunciar a saída. Treinador e dirigentes da FVF viviam um processo de desgaste que, aliado à proposta do Atlético, fez o ex-goleiro optar pela mudança.

“Tomei a decisão de dar um passo ao lado, de renuciar a Vinotinto, em seu melhor momento da história, e às vésperas do início de um novo ciclo de Eliminatórias. Considero que é o melhor para a seleção nacional. Minha relação com os diretores foi se deteriorando aceleradamente nos últimos tempos e nas condições atuais era muito complicado continuar”, escreveu o treinador.


O Galo informou que Dudamel chega em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira, às 9h05. A apresentação oficial será na quarta-feira, no período da tarde, quando haverá a reapresentação do time para a temporada 2020.

O novo comandante atleticano chega ao clube com quatro membros para a comissão técnica. Todos eles trabalhavam com o treinador na Seleção Venezuelana: Marcos Mathías (auxiliar técnico), Joseph Cañas (preparador físico), Rodrigo Piñón (analista de desempenho) e Jeremías Álvarez (coach motivacional).

O entendimento da diretoria do Atlético é que Dudamel se encaixa no perfil de trabalho desejado para 2020. Na Seleção Venezuelana, destacou-se por montar equipes que sabem trabalhar a bola e chegar ao ataque com qualidade.

Os resultados “Vinotinto” foram interessantes. Começou na equipe sub-17. Depois, já na categoria sub-20, conseguiu um grande feito para o futebol local: foi vice-campeão mundial em 2017, na Coreia do Sul.

Dudamel assumiu a seleção principal em 2016, na vaga antes ocupada por Noel Sanvicente. Sob o comando do ex-goleiro, a Venezuela conseguiu vitórias históricas, como o triunfo por 3 a 1 sobre a Argentina em amistoso em março de 2019. Na última Copa América, a equipe foi até as quartas de final, mas perdeu justamente para a Argentina.

Já o desempenho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, de 2018, foi frustrante. A Venezuela ficou na última posição, com 12 pontos. Além da equipe principal, Dudamel dirigia a Seleção Olímpica.

Ficha

Nome: Rafael Edgar Dudamel Ochoa
Idade: 46 anos
Naturalidade: San Felipe, Venezuela
Equipes que treinou: Estudiantes de Mérida-VEN, Seleção Venezuelana sub-17, Deportivo Lara-VEN, Seleção Venezuelana sub-20, Seleção Venezuelana principal e Seleção Venezuelana Olímpica

Tags: atleticomg