América
None

AMÉRICA

Manhã solidária no Lanna Drumond: América recebe crianças em tratamento contra câncer

Ação foi idealizada por jogadores Tony e Messias e preparador físico Wellington Vero. Crianças fazem parte da Casa de Acolhida Padre Eustáquio, no Bairro São Luiz, em BH

postado em 22/10/2015 12:31 / atualizado em 22/10/2015 14:59

Rafael Arruda/Superesportes

Definitivamente, futebol não se resume a um jogo. Não são apenas 22 homens correndo atrás da bola. É bem mais que isso. Na manhã desta quinta-feira, logo depois do treino recreativo que encerrou a preparação para o jogo com o Oeste, o grupo do América deu uma goleada de solidariedade. O CT Lanna Drumond recebeu visitas de crianças que estão em tratamento contra o câncer e são auxiliadas pela Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), localizada no Bairro São Luiz, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. A iniciativa de proporcionar um dia de sorrisos aos pequenos partiu do armador Tony, do zagueiro Messias e do preparador físico Wellington Vero. Os três estiveram na CAPE e conheceram o trabalho realizado pela organização sem fins lucrativos.

“Nós acreditamos no trabalho deles. Como não há apoio governamental, tivemos a ideia de proporcionar isso. Fiquei muito feliz e tenho certeza que eles ficaram também”, justificou Tony, ao ser perguntado a respeito da iniciativa.

Ao acompanhar o projeto, Tony, pai de duas filhas gêmeas de quatro anos, comentou que a aceitação dos colegas ocorreu por unanimidade. “Tenho duas filhas e imagino como seja o sofrimento dos pais ter que lidar com essa doença. Esse câncer é uma coisa bem difícil. Quando chegamos com a ideia, o pessoal aceitou na hora. Esse grupo é bem bacana, um dos melhores que já trabalhei. Foi muito legal reunir o pessoal”.

A manhã foi de muita animação no Lanna Drumond. A CAPE, que atende mais de 60 pessoas, levou 11 crianças ao CT alviverde. Com direito a lanche reforçado (salgadinhos, sucos e doces), apresentação teatral e bate-bola com os jogadores dentro de campo, os meninos se divertiram muito. Manoel Lucas, de 10 anos, sonha em ser jogador de futebol quando crescer. “Quero entrar e fazer gols”, disse o garotinho, que mostrou muita intimidade com a bola ao fazer várias embaixadinhas.

O “parceiro de ataque” de Manoel foi o armador Mancini. Depois do treino, o experiente jogador, ainda calçado, correu para o gramado e trocou passes com os pequenos. “São crianças que precisam de atenção e carinho. Muita gente tem tudo, uma saúde de ferro, e ainda reclama. E essas crianças lutam diariamente pela vida e estão aqui sorrindo. O que pudermos fazer por isso, nós vamos fazer”, frisou o veterano de 35 anos.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/10/22/7402/20151022124222973309a.JPG', 'id_content': 3201064L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2015/10/22/galeria_america_mg,7402/fotos-america-recebe-criancas-em-tratamento-contra-cancer.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Am\xe9rica recebe crian\xe7as em tratamento contra c\xe2ncer ', 'samesite': True, 'id_pk': 7402L, 'id_conteudo': 3201064L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Am\xe9rica recebe crian\xe7as em tratamento contra c\xe2ncer ', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'A\xe7\xe3o solid\xe1ria foi idealizada por jogadores Tony e Messias e preparador f\xedsico Wellington Vero', 'schema': 'foto_126510467054'}

A instituição

Há dois anos em funcionamento, a Casa de Acolhida Padre Eustáquio vive de donativos de pessoas comuns e empresas. De acordo com Simone Souza, coordenadora do projeto, os custos mensais chegam a R$ 100 mil (Clique aqui e saiba mais sobre a organização).

“A maior parte dos recursos vem da Associação Dona Lucinha, que é a mantenedora, de pessoas e empresários. Nós recebemos doações de alimentos e materiais. Nós ainda não temos isenção fiscal e pagamos impostos. É um custo muito alto”, revelou Simone.

Segundo a coordenadora, a visita ao CT Lanna Drumond pode contribuir de maneira significativa para elevar a autoestima das crianças que enfrentam diariamente uma difícil batalha contra o câncer. “Eles têm uma rotina diária de tratamento médico. Então quando têm a oportunidade de sair, ficam felizes. São fanáticos por futebol, tanto as meninas quanto os meninos”.

Exemplos recentes

A atitude dos jogadores americanos é mais uma prova de que o futebol pode ser utilizado para disseminar o bem. No domingo, o garoto Matheus Teodoro, de 6 anos, entrou em campo com a equipe do Cruzeiro na partida contra o Fluminense, no Mineirão. Nos braços do atacante Willian, o pequeno torcedor, que sofre de displasia neuronal intestinal – doença rara que lhe impede de se alimentar por vias naturais –, teve o nome gritado pela torcida celeste e foi “pé quente”, já que a Raposa venceu por 2 a 0. Agora, há uma mobilização na internet em prol de arrecadação de fundos para Matheus conseguir realizar tratamento em Miami, nos Estados Unidos.

Há alguns dias, o atacante Rubens, do Coelho, visitou o setor de Oncologia Pediátrica da Santa Casa e, junto da namorada, Isabela, distribuiu vários presentes às crianças.

Idealizador da ação solidária desta quinta-feira, Tony espera que o exemplo se espalhe por todo o Brasil. “Eu gosto de ajudar, mas não para aparecer. Se pudesse, nem precisaria de fotos e repercussões. Mas entendo o trabalho da imprensa, sei que vocês precisam mostrar isso. Tenho certeza que há muitas pessoas que não aparecem e ajudam. E o futebol, por ser um esporte influente no país, pode ser uma arma do bem para ocorrer outras situações do tipo”, encerra o jogador.

Rafael Arruda/Superesportes

Tags: america serieb interiormg futnacional coelho américa