América
None

AMÉRICA

Enderson destaca planejamento e longevidade para sucesso do América no retorno à Série A

Técnico diz que Coelho mudou estilo de jogo e garante briga por título da B

postado em 14/11/2017 14:07 / atualizado em 14/11/2017 15:45

Mourão Panda/América
No dia 20 de julho de 2016, Enderson Moreira moreira chegava ao América para tentar tirar o time da situação desconfortável na zona de rebaixamento da Série A. Naquela ocasião, o Coelho somava oito pontos em 15 jogos. O descenso da equipe foi sacramentado no fim do ano, mas o técnico permaneceu no comando do time e ficou à frente do planejamento para 2017. Fruto disso foi o retorno do clube alviverde à elite do futebol nacional e a possibilidade de conquistar o segundo título da Série B.

Em entrevista ao programa ‘Redação SporTV’, do canal de mesmo nome, na manhã desta terça-feira, Enderson Moreira relembrou de sua chegada ao América e disse ter encontrado um grupo abatido, por conta dos resultados negativos. Sua primeira função, então, foi resgatar a confiança do elenco. Mesmo assim, não foi possível resgatar o Coelho do Z4. Então, a diretoria, juntamente com o treinador, começaram a planejar 2017 antes mesmo do fim daquele Campeonato Brasileiro, observando jogadores daquele plantel, além de outros atletas no mercado.

“A direção entendeu que seria importante iniciar um processo para o ano seguinte, não esperar acabar para tomar uma atitude diferente, então a gente aproveitou esse momento na Série A para formatarmos uma ideia diferente para 2017. Foi tudo pensado por nós. A tentativa de sair do rebaixamento foi imensa, mas foi muito complicado. Foi com muita naturalidade que caímos, mas foi com um olhar no futuro. Teve uma reestruturação com quase 20 contratações, refizemos o elenco e a forma de jogar. Era uma maneira mais reativa, que se defendia para buscar a bola. Hoje não. Somos uma equipe que jogamos contra qualquer adversário, buscando ganhar a partida, nos defendendo na hora certa, mas atacando quando temos a posse de bola”, disse Enderson.

Mesmo sem ter chegado à final do Campeonato Mineiro, Enderson Moreira teve seu contrato renovado até o fim da temporada. O técnico teve seu nome ligado a vários clubes, dizendo ‘não’ oficialmente a um deles: Chapecoense. Hoje, Enderson diz que tomou a decisão certa e que colhe os frutos de um planejamento que começou ainda no ano passado, que pode resultar, além do acesso já confirmado, ao título da Série B, sendo a equipe que menos perdeu na competição, com cinco derrotas.

“Meu contrato acaba dia 30 de novembro e fiz questão de cumpri-lo. Era importante para o clube, para que eu pudesse colher os frutos do trabalho que foi desenvolvido. Quero aguardar, quero buscar muito essa conquista, que pro América é muito importante e é muito merecido. De 35 rodadas, sofremos apenas cinco derrotas, numa divisão muito difícil com equipes bem estruturadas”, concluiu.

Na liderança com 66 pontos, o América busca manter, ou até mesmo ampliar a distância do vice Internacional, que soma 64 pontos. Nesta noite, o Coelho recebe o Juventude, às 21h30, no Independência. O Colorado, por sua vez, encara o Oeste, uma hora antes (20h30), na Arena Barueri.

Tags: Enderson Moreira futnacional serieb americamg