América
None

AMÉRICA

América contrata atacante Robinho e zagueiro Paulão e busca mais reforços

Presidente Marcus Salum falou sobre necessidade de reforçar ataque do elenco: 'Não vou contratar por contratar, vou contratar alguém que queremos'

postado em 24/07/2018 21:05 / atualizado em 24/07/2018 22:20

Carlos Gregório Jr/Vasco;Lucas Merçon/Fluminense
O América acertou as contratações do atacante Robinho e do zagueiro Paulão para o restante da temporada. Os dois jogadores, que pertencem a Fluminense e Internacional, respectivamente, vão assinar vínculo de empréstimo. O presidente Marcus Salum confirmou o desfecho próximo das negociações.

“Nós estamos com dois acertados, tanto Robinho (do Fluminense), que está mais adiantado porque a documentação está toda assinada, mas ainda não chegou. O caso do Paulão é um pouco mais complicado, mas está acertada, ele vai vir. Porque ele é do Internacional emprestado ao Vasco. Então estamos sendo o clube que vai pegar o Paulão, mas ele vai voltar ao Internacional para chegar ao América. Está tudo documentado, mas está em processo. Esses dois serão jogadores do América”, disse Salum, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, no CT Lanna Drumond.

Robinho, de 23 anos, chegou ao Fluminense em agosto de 2017 para ser o substituto de Richarlison, vendido à época para o Watford, da Inglaterra, por 11,5 milhões de libras esterlinas. O Tricolor pagou ao Figueirense 2 milhões de euros (R$ 7,5 milhões), quantia referente à multa rescisória. O jogador, contudo, não rendeu o esperado nas Laranjeiras e foi colocado na lista de negociáveis. Ele ficará no Coelho até dezembro.

Já Paulão, de 32 anos, esteve nas duas últimas temporadas a serviço do Vasco. Será a segunda passagem dele por Minas Gerais – em 2013, o zagueiro integrou o elenco do Cruzeiro que conquistou o Campeonato Brasileiro. O tempo de contrato não foi divulgado.

Salum explicou que as chegadas desses atletas ao grupo agora comandado pelo técnico Adilson Batista preenche setores de carência na equipe. “Nós tínhamos a necessidade de um zagueiro, um meia de beirada e um de ataque, essa era a necessidade. Na Copa perdemos mais jogadores, e aí passou a ser maior essa necessidade. Hoje temos de quatro a cinco peças para fechar o elenco”.

O próximo passo do Coelho no mercado é buscar um substituto para Serginho, vendido pelo Santos ao Kashima Antlers, do Japão, por 2 milhões de dólares. O técnico Adilson Batista já participa do processo de observação e análise de reforços.

“Temos ainda a necessidade de um meia, com a perda do Serginho, que é uma posição muito difícil, e queremos mais um ou dois atacantes. O Adilson vai contribuir, temos um setor trabalhando nisso. Eu não vou contratar por contratar, vou contratar alguém que queremos. Quando falo em quatro ou cinco jogadores, terão algumas apostas, jogadores que vemos potencial. Mas o meia hoje é a prioridade”, comentou Salum.

‘Quase-reforço’ de Copa do Mundo

Antes de acertar com Paulão, o América estava próximo de contratar o zagueiro peruano Christian Ramos, de 29 anos, do Veracruz-MEX. Ele foi convocado pelo técnico Ricardo Gareca para disputar a Copa do Mundo por sua seleção, sendo titular nas três partidas pelo Grupo C, contra Dinamarca (derrota por 1 a 0), França (derrota por 1 a 0) e Austrália (vitória por 2 a 0). Entretanto, uma oferta vantajosa do Al-Nassr, da Arábia Saudita, acabou seduzindo o defensor – o Veracruz recebeu dos árabes 800 mil euros (R$ 3,5 milhões).

“Antes do Paulão, tínhamos contratado um jogador do Veracruz, do México, que jogou a Copa do Mundo pelo Peru. Chamava-se Christian Ramos, ele atuou em três partidas pelo Peru. Quando estávamos efetivando, tínhamos mandado a proposta, chegou uma proposta da Arábia e ele foi vendido. O Veracruz nos pediu desculpas. É difícil, futebol tem isso”, explicou Marcus Salum.

Sem vencer há cinco jogos no Campeonato Brasileiro (dois empates e três derrotas), o América ocupa a 17ª posição na classificação, com 14 pontos. Nesta quinta-feira, às 20h, o Coelho enfrentará o Internacional, no Independência, pela 15ª rodada da competição. O objetivo do time é vencer em casa para sair da zona de rebaixamento.

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

Tags: Marcus Salum americamg seriea futnacional interiormg mercadobola reforços américa