América
None

AMÉRICA

Givanildo trata Mineiro como laboratório fundamental para o América antes da Série B

Técnico concentra atenções na preparação para a disputa do Estadual

postado em 12/12/2018 07:30 / atualizado em 11/12/2018 18:37

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
O técnico Givanildo Oliveira chegou ao América incumbido de salvar o time da queda para a Série B. Mesmo sem alcançar o objetivo nas cinco rodadas finais do Campeonato Brasileiro, o treinador teve seu contrato renovado por mais um ano. Dessa maneira, ele será o responsável por tentar reconduzir o Coelho à elite nacional.

Mas, antes de pensar na Série B, Givanildo Oliveira vê necessidade de o clube se dedicar muito à disputa do Campeonato Mineiro. Segundo ele, o Estadual ajudará a moldar o perfil do elenco para a Segunda Divisão do Brasileiro. Será uma espécie de laboratório, sem abrir mão da briga pelo título com os rivais Atlético e Cruzeiro.

Em 2016, Givanildo foi responsável por conduzir o América ao seu último título estadual. Na ocasião, o Coelho superou o Atlético na decisão. 

“Não posso falar de Série B sem o Campeonato Estadual. Estamos montando um time, saiu muita gente e estamos conversando com alguns jogadores para montar um time para o Estadual. No decorrer do Mineiro a gente vai ver como será para a Série B”, afirmou o treinador, em entrevista ao Superesportes.

Preocupações

Com a queda do América para segunda divisão, Givanildo Oliveira admitiu que será complicado manter jogadores importantes no elenco. O lateral-esquerdo Carlinhos já foi anunciado pelo Fortaleza, enquanto o zagueiro Matheus Ferraz fechou com o Fluminense.

Uma outra baixa para 2019 pode ser o goleiro João Ricardo, pretendido pelo Goiás. 

O treinador aparentou preocupação com a montagem do elenco. “A maioria dos jogadores vai sair. Agora, têm outros que vão ficar, alguns em contato. Por exemplo, o Carlinhos foi embora já. Então, tem uma série de coisas que eu não posso falar, pois estamos definindo. Estamos tentando renovar com alguns para termos uma base, principalmente na defesa. Estamos montando um time. Serão poucos jogadores que vão ficar. Teremos que correr atrás para arrumarmos o time”.


Atacantes não estavam nos planos

Além de Carlinhos e Matheus Ferraz, jogadores que estavam nos planos, também deixaram o Lanna Drumond os atacantes Luan e Rafael Moura. Givanildo Oliveira confirmou que não contava com a dupla para 2019. 

Luan e Moura foram muito criticados pela torcida na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, resultado que selou a queda americana para a Série B. 

“Não tínhamos conversa com Rafael Moura e Luan (sobre renovação). A gente primeiro tentou salvar o América. Se tivéssemos conseguido, hoje a história era outra. Estaríamos na Série A”. 
 
O primeiro jogo do América no Campeonato Mineiro será contra a Caldense, no dia 20 de janeiro, às 17h, no Ronaldão, em Poços de Caldas. Já a Série B começará a ser disputada no dia 27 de abril. A CBF ainda não divulgou a tabela.

Tags: Givanildo Oliveira americamg interiormg seriea serieb futnacional