América
None

AMÉRICA

Além de Minas: América fecha 'ciclo' diante de clubes de todos os estados brasileiros

Com ida a Roraima para pegar São Raimundo, Coelho completou ciclo pelo país

postado em 14/02/2019 20:00 / atualizado em 20/02/2019 19:04

<i>(Foto: Daniel Hott/América)</i>
O América completou o ciclo por todos os estados brasileiros ao ir a Roraima enfrentar o São Raimundo, nessa quarta-feira, em jogo único da primeira fase da Copa do Brasil. O empate por 0 a 0, na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista, classificou o time mineiro à segunda fase da competição. Sem laudo do Corpo de Bombeiros, o acanhado estádio, cuja capacidade é para apenas 3 mil pessoas, não recebeu torcedores.

O historiador Carlos Paiva já alertava para a estreia do América em Roraima tão logo a Confederação Brasileira de Futebol sorteou o São Raimundo como adversário na Copa do Brasil. “Com este jogo, finalmente o América terá jogado em todos os 26 estados brasileiros, mais Distritos Federais (Guanabara e Brasília)”, escreveu no Facebook no dia 14 dezembro de 2018. Em publicação posterior, Paiva citou informação apurada por outro historiador, Cláudio Freati, sobre o fato de o América ser o pioneiro em Minas a atuar em todos os estados brasileiros.

O Superesportes pesquisou os duelos do Coelho contra clubes de outros unidades federativas do país. Em 1.091 jogos, o time contabilizou 385 vitórias, 312 empates e 394 derrotas, com 1.457 gols marcados e 1.438 sofridos. Das agremiações de fora de Minas Gerais, o Botafogo foi quem mais enfrentou o alviverde (35), seguido por Flamengo (29), Ceará (27), Vasco (25) e Paraná (25).

Os dados englobam as partidas como mandante e visitante. O levantamento foi feito em consulta aos sites Canto do Coelho e Futebol 80. A reportagem não colocou nas estatísitcas adversários mineiros e nem combinados de seleções locais.

Na lista há um clube do Acre, quatro de Alagoas, três do Amazonas, um do Amapá, sete da Bahia, quatro do Ceará, seis do Distrito Federal, oito do Espírito Santo, 12 de Goiás, quatro do Maranhão, três do Mato Grosso do Sul, três de Mato Grosso, quatro do Pará, três da Paraíba, cinco de Pernambuco, sete do Paraná, um do Piauí, 21 do Rio de Janeiro, três do Rio Grande do Norte, um de Roraima, um de Rondônia, seis do Rio Grande do Sul, seis de Santa Catarina, dois de Sergipe, 31 de São Paulo e dois do Tocantins.

Confira, abaixo, os duelos do América contra equipes de outros estados (Clique aqui caso não consiga visualizar o infográfico)

Tags: Minas Gerais São Raimundo 26 estados interiormg futnacional copadobrasil américa roraima