América
None

AMÉRICA

América segue planejamento de reforçar elenco e intensifica busca por centroavante

Clube recebeu várias sugestões da posição, mas ainda não definiu um alvo

postado em 22/08/2020 10:30 / atualizado em 22/08/2020 16:28

(Foto: Mourão Panda/América)
Em sequência ao planejamento para reforçar o elenco, o América intensificou a busca por um centroavante. A decisão de contratar um jogador da posição foi tomada em conjunto entre a diretoria e o técnico Lisca. Segundo apurou o Superesportes, o clube recebeu várias sugestões de intermediários nos últimos dias, mas, até o momento, não definiu um alvo.

Um dos nomes comentados foi o de Ricardo Bueno, ex-Atlético. Aos 33 anos, ele rescindiu seu contrato com o Buriram United, da Tailândia, após o campeonato local ter terminado de maneira prematura devido à pandemia do novo coronavírus. Em contato com a reportagem, o empresário Marcelo Robalinho explicou a situação do jogador.

“A Liga da Tailândia se encerrou prematuramente (por causa da pandemia do novo coronavírus). Resolveram começar uma nova em outubro. Então rescindimos o contrato. O Ricardo voltou para o Brasil, está treinando na cidade dele, São José do Rio Preto, e aguardando a melhor proposta. Temos situações de fora, da Índia e dos Emirados Árabes Unidos, e algumas propostas do Brasil, das Séries A e B”, disse o agente, que preferiu não confirmar se houve procura por parte do América.

Em sua passagem pela Tailândia, Bueno marcou três gols em seis partidas. No Brasil, ficou conhecido em 2010 ao terminar o Campeonato Paulista como artilheiro, a serviço do Oeste, com 16 gols em 19 jogos. Bom cabeceador, o centroavante acumulou 22 gols em 66 presenças na Série B do Brasileiro. A edição mais positiva foi em 2013, quando Ricardo balançou a rede nove vezes em 12 jogos pelo Figueirense. 

Outro atleta que agrada à cúpula americana é Rafael Costa, do Guarani. No Campeonato Paulista, o centroavante marcou quatro gols em 11 jogos. Na Série B, não balançou a rede em quatro apresentações na condição de suplente. Em uma consulta, o Coelho já foi avisado de que a diretoria do Bugre não pretende abrir mão do atleta.

(Foto: Divulgação/Guarani)

Rafael Costa, de 32 anos, disputa a Série B pela oitava vez na carreira. No geral, soma 42 gols em 150 jogos. A melhor participação dele foi em 2013, quando fez 13 gols em 30 partidas pelo Figueirense (chegou a atuar ao lado de Ricardo Bueno).

Entre as opções de Lisca no grupo, Rodolfo é o que detém os melhores números: sete gols em 16 jogos, além de duas assistências. Todavia, a avaliação interna é que o atacante de 28 anos tem potencial para render ainda mais se atuar pelas pontas devido à característica de velocidade e movimentação. Léo Passos, por sua vez, marcou apenas um gol em 17 partidas. Já Vitão, cria da base do Coelho, contabilizou dois tentos em 10 apresentações.

Contratações recentes


Nas últimas semanas, o América se movimentou no mercado da bola para suprir as necessidades do elenco. O goleiro Matheus Cavichioli, de 34 anos, foi contratado do Guarani e já assumiu a titularidade na terceira rodada da Série B, uma vez que Airton vinha cometendo falhas desde as semifinais do Campeonato Mineiro.

O lateral-direito Daniel Borges, ex-Mirassol, estreou na vitória por 2 a 1 sobre o Oeste, nessa sexta-feira, no Independência, e deu assistência para Rodolfo fazer o primeiro gol. A incorporação de mais um atleta da posição ao grupo se deveu à queda de rendimento de Diego Ferreira e às lesões sofridas por Leandro Silva.

Para o setor ofensivo, o Coelho buscou Calyson, ex-São Caetano, que havia trabalhado sob o comando de Lisca no Ceará, em 2018. Neste sábado, o clube anunciou o armador/atacante Guilherme, de 31 anos, revelado nas categorias de base do Cruzeiro e com passagem importante pelo Atlético.

O próximo duelo pelo América na Série B será contra o Cruzeiro, às 19h de sábado, no Mineirão, pela sexta rodada. O alviverde tem oito pontos na competição (duas vitórias, dois empates e uma derrota). Antes, haverá duelo pela terceira fase da Copa do Brasil, diante da Ferroviária, no Independência, às 19h de terça-feira. No jogo ida, houve empate por 0 a 0, na Fonte Luminosa, em Araraquara, no interior de São Paulo.

Tags: atacante América serieb interiormg futnacional centroavante mercadobola