América
None

AMÉRICA

Fisiologista do América explica mapeamento feito para prevenção de lesões em atletas

Problema recorrente tem incomodado a comissão técnica americana

postado em 22/10/2020 14:12 / atualizado em 22/10/2020 14:19

(Foto: João Zebral/América)
O calendário apertado e o alto número de jogos em curto espaço de descanso tem tornado as lesões musculares cada vez mais comuns entre os atletas. Por conta disso, o América tem implantado técnicas para mapear o desgaste físico dos jogadores. 
 
Uma das ferramentas usadas é a avaliação da termografia. Por meio de uma câmera termográfica, o departamento médico do Coelho monitora o nível de desgaste muscular dos jogadores após os jogos. O fisiologista do clube, Rodrigo Simões, explicou o funcionamento.
 
"A termografia é uma técnica que permite mapear o atleta com o objetivo de prevenção de lesões. Na nossa rotina, a ferramenta tem permitido que possamos tomar decisões mais assertivas quanto ao nível de fadiga e estabelecer estratégias de recuperação muscular baseadas na individualidade de cada atleta. Com isso, podemos fornecer à comissão técnica feedbacks mais assertivos visando aos ajustes necessários para cada jogador durante os treinamentos", disse.
 
O problema de lesões no Coelho tem preocupado a comissão técnica para a sequência da temporada. Por isso, a fisiologia tem trabalhado para minimizar esse problema.
 
"No calendário atual do futebol, com muito mais jogos ocorrendo em intervalos curtos e o período adequado para a recuperação sendo menor, a termografia associada a outras análises, como a CK e avaliações de escala subjetiva, possibilitam que tenhamos um parâmetro mais completo para realizar um controle de carga mais efetivo", completou Simões. 
 
(Foto: Estevão Germano/América)
 
 

Treino tático

 
Na manhã desta quinta-feira, o técnico Lisca comandou uma atividade tática em campo reduzido visando o próximo jogo. Ele ainda deu ênfase à criação de jogadas e reposição dos setores sem a posse de bola. 
 
Os zagueiros Rodolfo e Gustavo Marques, da categoria sub-20, participaram dos trabalhos com o elenco profissional. 
 
O meia Alê, em recuperação de um edema muscular na coxa esquerda, e o atacante Rodolfo, com uma contratura na coxa direita, deram início à transição física. Já o zagueiro Eduardo Bauermann segue em tratamento de uma cirurgia no joelho esquerdo. 
 
O próximo compromisso do América será contra o Confiança, neste sábado, às 21h, no Independência, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 

Tags: serieb fisiologista americamg interiormg