América
None

SÉRIE B

Série B: padrão de jogo e destaques da Chapecoense, rival do América

Verdão do Oeste é o líder da Série B e sobressai por sua consistência defensiva

postado em 18/12/2020 19:00 / atualizado em 18/12/2020 19:47

(Foto: Márcio Cunha/Chapecoense)
Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense vive ótima temporada. O próximo rival do América tem a melhor defesa da competição e vem de cinco partidas de invencibilidade. Conheça, na sequência desta matéria, o padrão de jogo e os principais destaques da equipe catarinense, que enfrenta o Coelho às 16h do próximo domingo (20), no Independência, em Belo Horizonte.
 
No primeiro turno, um equilibrado embate entre as duas equipes terminou empatado em 0 a 0 na Arena Condá, em Chapecó. O equilíbrio também se refletiu nos números: 51% a 49% de posse de bola para os donos da casa e 16 a 12 em finalizações para os visitantes.
 
Neste domingo, um detalhe exige concentração redobrada do time de Lisca: o Verdão do Oeste é o melhor visitante da Série B. Em 15 jogos longe de seus domínios, a Chape conquistou oito vitórias, cinco empates e perdeu apenas duas vezes. Somou 29 pontos, de 45 possíveis.
 
O ótimo desempenho da Chapecoense se pauta, principalmente, em seu forte sistema defensivo. Confira algumas das estatísticas:
 
  • 20 jogos sem sofrer gols (1ª da Série B no quesito)
  • 17.5 desarmes por jogo (1ª no quesito)
  • 12.9 interceptações por jogo (2ª no quesito)
  • 17.7 cortes por jogo (4ª no quesito)
  • 12 gols sofridos (melhor defesa da Série B)
 
Fonte: SofaScore
 
Em certa medida, o estilo de jogo da equipe do Sul do país caminha na 'contramão' das filosofias ofensivas, tão valorizadas no futebol moderno. A Chape abre mão da posse de bola (16ª equipe da Série B no quesito, com média de 48% por duelo) e adota uma estratégia mais reativa, apostando nos contra-ataques.
 
Com a bola, a prioridade da equipe de Umberto Louzer é chegar rapidamente ao gol adversário por meio de ligações diretas, explorando os erros adversários. E o time tem sido eficiente neste sentido: é a equipe da Série B com maior precisão em bolas longas, com 31.5 por jogo.
 
Neste mesmo aspecto, o América aparece em sexto no ranking. São 27 ligações diretas precisas por partida. Diante das estatísticas, é possível projetar um confronto com protagonismo dos sistemas defensivos.
 
Destaques da campanha
 
(Foto: Márcio Cunha/Chapecoense)
 
Na meta da Chape, um velho conhecido do América. João Ricardo defendeu as cores do clube mineiro de 2014 até o fim de 2018 e conquistou a Série B de 2017 como titular. Na atual temporada, ainda de acordo com o SofaScore, é o quarto goleiro com maior número de defesas por jogo na segunda divisão (média de 3.4).
(Foto: Márcio Cunha/Chapecoense)
 
Outro dos pilares da consistente defesa da Chape é o zagueiro Luiz Otávio. O jogador tem uma média de oito ações defensivas bem sucedidas por jogo. Com ele em campo, o Verdão do Oeste não sofreu gols em 18 dos 25 jogos que disputou.
(Foto: Márcio Cunha/Chapecoense)

Já no meio-campo, o volante Willian Oliveira se destaca por sua força nos duelos pelo chão. O atleta alia o bom senso de posicionamento à qualidade na marcação para executar desarmes (2.1 por jogo) e interceptações (2.3 por jogo). Sua principal responsabilidade é proteger a linha de defesa.
(Foto: Márcio Cunha/Chapecoense)

No setor ofensivo, o centroavante Anselmo Ramón aparece como principal nome. O atacante de 32 anos, que teve passagem pelo Cruzeiro, é o artilheiro da Chape na Série B, com oito gols, unindo sua força física à boa capacidade de finalização. 
 
“É uma fase especial, mas tenho os pés no chão. Estou construindo uma história no clube, espero que de muitos títulos. Vou continuar me empenhando para que mais gols saiam para ajudar o grupo nesta sequência da Série B”, declarou o atacante.
 
Diante de um adversário com boas virtudes, o América precisará de concentração máxima para sair vitorioso. Para além dos fatores táticos, a paciência e a determinação são características necessárias às equipes que enfrentam a Chapecoense.
 
O confronto deste domingo põe a liderança em jogo. A equipe catarinense tem dois pontos de vantagem sobre o Coelho (58 a 56) e jogará por um empate para seguir no topo da tabela.

Tags: acesso serieb destaques americamg futnacional tatica lisca padrao seriea chapecoensesc louzer