América
None

AMÉRICA

Contra a Chapecoense, Lisca completará 50 jogos à frente do América

Treinador foi anunciado pelo Coelho em 30 de janeiro deste ano; retrospecto histórico o credencia à idolatria no clube

postado em 18/12/2020 18:30 / atualizado em 18/12/2020 19:40

(Foto: Mourão Panda/América)
O confronto entre América e Chapecoense deste domingo (12), válido pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, marcará a 50ª partida do técnico Lisca à frente do Coelho. Com um excelente retrospecto, o treinador quer coroar a temporada com chave de ouro para se tornar um ídolo do clube.

O time mineiro anunciou a contratação do gaúcho no dia 30 de janeiro deste ano. O acerto visava a continuação do projeto iniciado pelo técnico Felipe Conceição, de filosofias ofensivas.

Adepto à ideias como a marcação alta, as ligações diretas e o Jogo de Mobilidade, Lisca deu nova força ao América. Os 63,2% de aproveitamento sob seu comando representam os melhores números do clube mineiro na década.



No Campeonato Mineiro, Lisca conduziu o Coelho às semifinais. De forma invicta, a equipe encerrou a primeira fase do torneio na vice-liderança - em 11 jogos, somou sete vitórias e quatro empates.

Já nas semifinais, o América foi derrotado duas vezes pelo Atlético (2 a 1 e 3 a 0). Apesar disso, a postura ofensiva da equipe americana nos clássicos foi elogiada pelo técnico Jorge Sampaoli, do Galo.

Na Série B, o cenário é bastante positivo. Com 56 pontos, o América caminha a passos largos para o acesso à Série A. Diante da Chapecoense, a equipe terá a oportunidade de assumir a liderança e fomentar o sonho do tricampeonato - basta uma vitória.

A 'cereja do bolo' proporcionada pelo trabalho de Lisca é, sem dúvidas, a campanha na Copa do Brasil. O Coelho disputará as semifinais do torneio pela primeira vez, contra o Palmeiras, nos dias 23 e 30 de dezembro. 

Sob o comando do gaúcho, o clube mineiro construiu páginas históricas ao eliminar Corinthians e Internacional, com autoridade, no principal torneio mata-mata do país. 



O ótimo desempenho do América transformou a opinião popular sobre Lisca no cenário nacional. Com rara oportunidade de realizar um trabalho a longo prazo no Brasil, o treinador passou a ser mais respeitado por torcedores e pela própria mídia. O rótulo de 'doido' caiu, com justiça, em descrédito.

Nesse período, Lisca teve propostas de outros clubes do país e até mesmo do futebol chinês. O Cruzeiro, um dos grandes rivais do Coelho, foi um dos interessados. Apesar disso, o treinador reafirmou o desejo em cumprir seu compromisso com o América e conquistar o principal objetivo da temporada: o acesso à Série A. O vínculo do técnico com o clube mineiro vai até fevereiro de 2021.


Retrospecto de Lisca no América

  • 49 jogos
  • 26 vitórias
  • 15 empates
  • 8 derrotas
  • 58 gols pró
  • 35 gols sofridos
Total: 63,2% de aproveitamento
 
  • Campeonato Mineiro: eliminado nas semifinais
  • Copa do Brasil: em disputa das semifinais
  • Série B: vice-liderança ao encerramento da 29ª rodada

Tags: jogos acesso 50 serieb americamg futnacional lisca seriea chapecoensesc