América
None

COPA DO BRASIL

Por desgaste, Cauan valoriza atuação e fala em 'superação' do América

Auxiliar reconheceu queda de rendimento da equipe na segunda etapa e erros no último terço do campo, mas enalteceu força do grupo

postado em 14/04/2021 22:30 / atualizado em 19/04/2021 11:36

(Foto: Mourão Panda/América)
O América sofreu, mas, após empate em 1 a 1 no tempo normal com o Ferroviário, superou a equipe cearense por 3 a 2 nos pênaltis e avançou à terceira fase da Copa do Brasil. Mesmo reconhecendo os problemas da equipe, o auxiliar-técnico Cauan de Almeida valorizou a atuação e destacou o poder de superação do grupo, que enfrenta um calendário de muitos jogos.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la! 
 
O América vinha de uma longa viagem. Após ser superado pelo Tombense por 2 a 1, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro, a equipe percorreu 313 km, em aproximadas cinco horas de trajeto, na madrugada de domingo (11) para segunda-feira (12). Pelo desgaste físico, Cauan valorizou a classificação.
 
“A gente sabe da importância dessa classificação para o clube. Ela é enorme. Uma competição que, ano passado, a gente já teve um enorme sucesso. Nosso objetivo esse ano também é ter. Mérito dos jogadores, de todo o clube. Estamos numa sequência de competição, Campeonato Mineiro, início complicado, das situações de COVID-19, dos jogos 'encavalados', então desgastou um pouco também a equipe. Neste sentido, a gente está muito feliz com a superação dos atletas, com o rendimento que eles tiveram e, principalmente, com a classificação”, pontuou.
O auxiliar também atribuiu a viagem de Tombos como o principal fator para a queda de rendimento do América na segunda etapa. Após ter mais controle do jogo e criar mais chances no primeiro tempo, o Coelho teve queda de ritmo e acabou cedendo o empate aos visitantes nos acréscimos da etapa final.
 

“Essa queda de rendimento no segundo tempo é custoso pela viagem mesmo. Já esperávamos isso. Aumentamos muito a intensidade no primeiro tempo buscando mais gols, um placar mais elástico para controlar melhor. Criamos chances para isso, mas não tivemos a felicidade de fazer os gols que criamos”, completou.

A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la! 

 

Poder de decisão de Azevedo

 
Felipe Azevedo ainda não havia estreado na temporada 2021. O atacante, titular do América em 2020, enfrentava problemas para se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita. Após transição física, ele voltou a ser acionado e foi novamente decisivo, marcando o único gol do Coelho na partida. Cauan de Almeida teceu muitos elogios ao jogador e destacou sua importância para o elenco e para o modelo de jogo da equipe.
 
“O Azevedo é muito importante para o nosso elenco. É um jogador que domina a função, principalmente dentro do nosso modelo de jogo. Ano passado, fez uma temporada muito boa. Defensivamente ajuda muito, ofensivamente ajuda muito. Os números dele no ano passado foram muito positivos; foi decisivo em alguns momentos, e hoje voltou a ser. A gente até discutiu essa volta dele, se era pertinente voltar no início ou guardava para o segundo tempo, mas baseado em todo o histórico dele de competição, de decisão (...), entendemos que era muito importante”, pontuou Cauan.
 

Ajustes no terço final

 
Questionado sobre os erros da equipe no último terço do campo, Cauan ressaltou que a comissão técnica reconhece o problema, mas destacou também a falta de tempo para trabalhos mais específicos. Ele salientou que este tipo de trabalho exige grande intensidade dos atletas.

“Esse ajuste de último terço é um ajuste muito importante, mas também um ajuste muito complexo e difícil de ser executado. A gente precisa de treino. Com jogos em sequência, esse tipo de treino é um treino de muita intensidade, exige bastante de finalização, bastante intensidade de movimentos curtos, de aceleração, desaceleração. Então, precisamos de um pouquinho mais de tempo, quando tiver uma semana cheia, para ajustar esses detalhes que são importantes. Se fosse mais fácil, assim como se diz, talvez haveria no futebol muito mais gols, mas não é verdade”, finalizou.

Tags: copa do brasil superacao americamg interiormg futnacional atuacao seriea cauan