Atlético
None

ATLÉTICO

Fred promete "conquistar a massa atleticana" e diz que vai comemorar gols contra o Cruzeiro

Atacante, que se despediu do Fluminense, pode estrear no clássico deste domingo

postado em 10/06/2016 19:10 / atualizado em 10/06/2016 21:03

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Rumo a Belo Horizonte, Fred se despediu do Fluminense nesta sexta-feira. Emocionado, o atacante projetou a estreia com a camisa do Atlético justamente contra o Cruzeiro, por onde jogou entre 2004 e 2005 e foi ídolo. Questionado se comemoraria gols contra o ex-clube, Fred não hesitou.

“Se jogar, vou vibrar muito, porque sempre estreei com gols. Farei de tudo para marcar. É muita loucura, muita ansiedade, com coisas para resolver. Vou comemorar (gol no clássico). Meu único pensamento hoje é conquistar a massa atleticana”, afirmou o atacante, que se despediu do Fluminense na tarde desta sexta-feira.

Regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), Fred pode estrear já no clássico deste domingo. De casa nova, ele relembrou o período em que defendeu o Cruzeiro e afirmou que deseja manter a relação de respeito com a Raposa.

“(Quero) demonstrar para os poucos que essa relação de carinho e respeito pelo Cruzeiro continuará. Mas, com camisa do Galo, farei de tudo para fazer gols. Será normal. Quando jogar contra Fluminense, darei vida para fazer gols. Pelo Fluminense, tinha prazer especial em fazer gols no Cruzeiro. Vai ser assim quando jogar contra o Fluminense. Vou comemorar normalmente”, disse.

A negociação

O interesse do Atlético em Fred aumentou em abril, quando o atacante se desentendeu com Levir Culpi e cogitou deixar o Fluminense. À época, no entanto, jogador e treinador resolveram os problemas, e Fred seguiu nas Laranjeiras.

As conversas foram retomadas no início de junho, quando Atlético e Fluminense se enfrentaram em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O interesse se tornou público na tarde da última quarta-feira. À noite, o presidente alvinegro, Daniel Nepomuceno, anunciou a contratação do atacante pelo Twitter.

Questionado sobre os bastidores da negociação, Fred explicou por que o anúncio oficial demorou tanto. “A transação não foi rápida. Apesar de as partes terem se acertado rápido, todo contrato grande demora um pouco. Foi uma negociação normal, tranquila. A confirmação da minha saída, eu tinha. Meu contrato no Fluminense foi de 35 dias para se fazer. Agora, tenho dois advogados, Fluminense tem mais cinco e o Galo tem mais quatro. É normal”, explicou o jogador.

O Atlético contará com dois parceiros - ainda não revelados - para bancar os salários do atacante em Minas Gerais. No Fluminense, os vencimentos estavam na ordem dos R$ 800 mil mensais.

“Estou saindo porque não estava dando para ficar. Foram várias situações. Eu comecei a sentir que não estava ficando tão fácil e tão simples as coisas. Poderia sentar no meu contrato e ficar tranquilo, mas não é meu perfil. O problema não é dinheiro. O melhor mundo para mim e Peter (Siemsen, presidente do Fluminense) é eu ir para China. Não vou para China por causa de dinheiro. Tenho uma filha. A melhor coisa é criar minha filha. Minha ideia sempre foi jogar no Fluminense. Infelizmente, não deu”, afirmou.

Natural de Teófilo Otoni-MG, Fred volta a Belo Horizonte 11 anos depois de ter deixado a cidade rumo à França, onde defendeu o Lyon. No Atlético, o atacante foi contratado após um pedido do técnico Marcelo Oliveira por um atacante de área.

ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE FRED NAS LARANJEIRAS

Despedida do Fluminense e mensagem

Infelizmente hoje aconteceu. Passei por alguns momentos aqui, todos deram como certa a minha saída, e eu permaneci. Acharam que mais uma vez ia acontecer isso, e foi o que aconteceu. Só tenho que agradecer a todo mundo que me deu muito apoio, à diretoria, ao Peter, ao Jorge (Macedo – diretor), aos jogadores, todos os funcionários, todo torcedor que me abraçou e nos momentos mais difíceis da minha vida, principalmente em 2014, por ter me entendido nos momentos de contusões, momentos em que não poderia dar a volta por cima, e esse carinho, esse abraço de um clube inteiro me transformou em guerreiro para dar a volta por cima. Vou deixar uma família aqui, agradecer de coração a todos.

Impossibilidade de continuar no Fluminense


Na minha renovação no ano passado, estavam Peter e Mário, falei que meu sonho era terminar a carreira aqui, mas os sonhos de Deus são maiores que os nossos. Falei para a diretoria que o dia em que me sentisse que poderia me tornar um peso para o clube, eu adoraria uma coisa franca e aberta. Hoje, posso não ser. Mas, as circunstâncias levam a isso num futuro bem próximo devido a questões financeiras. Tivemos várias conversas, e entendi que melhor alternativa seria minha saída. Chegou a hora de sair da minha casa e construir uma família onde for, e torcer de longe pelo Fluminense.

Situação financeira do Flumimense favoreceu saída

Devido ao que o Peter falou, questões financeiras, tivemos algumas conversas ao longo desse tempo, e senti que a melhor alternativa seria uma saída minha. Chegou a hora de sair da minha casa, reconquistar, reconstruir uma outra família e estar torcendo de longe.

Relação com Levir Culpi


Não, com Levir não, com Levir eu já me acertei com ele, até falei em entrevista depois que eu me acertei com ele, fui bem claro. Pensava que tinha alguma coisa casada para a minha saída, algo político também, mas tive alguma conversa franca com ele, com o Peter, e não teve nada. Mas o Levir não teve peso nenhum nisso, está tudo tranquilo com a gente. Graças a Deus eu tive tempo de pedir desculpa e perdão para o Levir, para a família dele toda, para o grupo, reconheci meu erro, mesmo que a sensação estava muito clara (de boicote), mas teve conversa clara, e a minha relação com Levir está tranquila.

Comemorar gol pelo Atlético no clássico e relação com o Cruzeiro

Vou comemorar (gol no clássico). Meu único pensamento hoje é conquistar a massa atleticana, demonstrar para os poucos que essa relação de carinho e respeito pelo Cruzeiro continuará de respeito. Mas, com camisa do Galo, farei de tudo para fazer gols. Será normal. Quando jogar contra Fluminense, darei vida para fazer gols. Pelo Fluminense, tinha prazer especial em fazer gols no Cruzeiro. Vai ser assim quando jogar contra o Fluminense. Vou comemorar normalmente.

Fred diz se ainda pode se aposentar no Fluminense

Quando renovei contrato ano passado, recebi proposta muito grande da China, e meu pensamento era ficar aqui porque queria encerrar aqui e, depois de encerrar, ia fazer alguma coisa no Fluminense, minha casa. Mas infelizmente não deu. Não tem nenhuma mágoa, nenhuma tristeza, faz parte mesmo, são decisões a serem tomadas. Hoje, para encerrar aqui no Fluminense, não é tão simples, acabei de firmar contrato com o Galo. É um pouco mais complicado encerrar aqui. Mas, independentemente de onde eu encerrar, o respeito ao torcedor do Fluminense vai ficar.

Ficou algum desconforto?

Desconforto nenhum, só tenho gratidão por tudo que fizeram por mim. Infelizmente ...uma coisa clara, vamos ver alguma coisa, está bom, tudo ok, vão ‘bora’. Uma coisa que a gente aceitou bem e uma hora (sair) é normal, faz parte.

Demora no acerto final com o Galo

O momento, eu já sabia que era (de sair). A transação não foi rápida. Apesar das partes terem se acertar rápido, todo contrato grande demora um pouco. Foi uma negociação normal, tranquila. A confirmação da minha saída eu tinha. Meu contrato no Fluminense foi de 35 dias para se fazer. Agora, tenho dois advogados, Fluminense tem mais cinco e o Galo tem mais quatro. É normal.

Fred chora ao falar de ferida na relação com torcida nesta saída do Flu

Eu não poderia falar nada para o torcedor porque não posso falar em 99%, 80%, por isso não falei nada, por isso estou aqui para agradecer. E como vai ser.. gente, uma coisa bem clara pra mim. Quando eu jogava com um atleta aqui no Fluminense e ele ia para o rival, eu ficava chateado com ele. Imagina o torcedor? O torcedor não vai entender o lado da diretoria, vai me xingar de todos os nomes, mas só vamos ter dimensão do que foi construído juntos, a gente, o Peter, oito anos que eu estou aqui, foi um sonho, só vamos ter a noção do que passamos juntos, de todas as dificuldades, depois, com o tempo. Agora é uma ferida. (Fred chora nesse momento) Não adianta a gente tentar encontrar a razão, vai ficar a ferida no torcedor. Recebi vários vídeos, de pais, torcedores, e vai ficar essa ferida.

Fluminense como clube mais importante da carreira

Vou ter um pedacinho na história (do clube). No meu coração, é o clube que mais representa, o que mais aprendi, o que mais me deu as mãos, me acolheu em momentos mais marcantes da minha vida, pessoal ou profissional, o que fui mais vitorioso, o que mais dividi as coisas. Pra mim é o clube mais importante da minha carreira.

Fred relembra sete anos em que defendeu o Fluminense

O que passa na minha cabeça é que todas as palavras que a gente tenta colocar... É quase impossível. Desde 2009, na minha chegada aqui... É difícil um jogador criar um vínculo como esse. O que passou na minha cabeça foi tentar passar ao torcedor toda a minha gratidão.

Fred vai voltar para se despedir dos companheiros

As coisas aconteceram muito rápido. Eu tive o máximo de cuidado possível, eu sei como é a paixão de torcedor. Se viesse aqui (no treino), todos os meus companheiros iam postar foto, vocês iam me ver entrando. O torcedor vai, fica, ‘ah, vai ficar’. Esperei as coisas se concretizarem para definir tudo. Mas com certeza vou voltar para despedir dos meus irmãos.

Aos 32 anos, Fred sente que pode ser útil

Vou manter bom nível, fazer gols, por muito tempo ainda.

Fred nega que transferência tenha motivação financeira

Estou saindo porque não estava dando para ficar. Foram várias situações. Eu comecei a sentir que não estava ficando tão fácil e tão simples as coisas. Poderia sentar no meu contrato e ficar tranquilo, mas não é meu perfil. O dia em que estiver pesado, eu saio. O problema não é dinheiro. O melhor mundo para mim e pro Peter é eu ir para China. Não vou para China por causa de dinheiro. Tenho uma filha. A melhor coisa é criar minha filha. Minha ideia sempre foi encerrar a carreira no Fluminense. Infelizmente, não deu.

Fred lista alguns momentos importantes no Fluminense


Um momento? São momentos demais. Só pode ser um? Tem meu gol em 2012, volta em 2014, arrancada em 2009. Tem muitos momentos bons aqui, principalmente os internos.

Fred explica mais uma vez sua saída do Fluminense

Então, a ideia era... o meu staff recebeu... nós tivemos uma conversa muito aberta, e entendemos que era bom avaliar uma saída. Foi uma coisa muito boa para todo mundo, pra mim, pra diretoria, pro clube, e é isso. O Fluminense tem Richarlison, sou fã do garoto, vai deitar de fazer gol, tem potencial para chegar à Seleção Brasileira.

Tags: fred mercadobola fluminense fluminenserj interiormg seriea brasileiro