Atlético
None

ATLÉTICO

Artilheiro, Robinho minimiza ausência de meia e conduz ascensão do Atlético no Brasileiro

Principal goleador do Galo, camisa 7 ajuda equipe a compensar a falta de Cazares

postado em 01/08/2016 14:58 / atualizado em 01/08/2016 15:09

Bruno Cantini/Atlético

Robinho é conhecido no mundo do futebol por suas pedaladas e dribles desconcertantes. No Atlético, entretanto, o repertório do camisa 7 vai muito além. Autor de sete gols no Campeonato Brasileiro, ele é o artilheiro da equipe e tem sido determinante para o Galo se aproximar dos primeiros colocados.

Nas últimas três rodadas, Robinho foi o grande destaque do Atlético em três triunfos. Ele marcou os dois gols da vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, deu a assistência para Leandro Donizete marcar no 1 a 0 sobre o Palmeiras e participou dos três gols na goleada sobre o Santa Cruz, por 3 a 0. Nesses três jogos, que sucederam duas rodadas em que o Atlético somou apenas um ponto, o camisa 7 balançou as redes três vezes e ainda deu duas assistências.

Com as três vitórias consecutivas, o Atlético ficou a apenas um ponto da zona de classificação para a Copa Libertadores e a quatro do líder, posto agora ocupado pelo Corinthians. O crescimento do time, embalado por Robinho, minimizou a ausência de Cazares, principal destaque do Galo no início do Campeonato Brasileiro.

O meia equatoriano, que havia feito seis gols em sete rodadas no Campeonato Brasileiro, sofreu grave lesão muscular em aquecimento para o jogo contra o Flamengo. Naquela partida, o Atlético encontrou dificuldades para suprir a ausência de seu armador e acabou derrotado por 2 a 0. Já nas três rodadas seguintes, Marcelo Oliveira contou com a capacidade técnica de Robinho para criar alternativas ofensivas e também finalizar com precisão.

“Embora ele não cumpra a mesma função (de Cazares), nem tenha a mesma característica e posicionamento no campo, ele tem sido o jogador mais criativo, que dá assistências e ainda faz gol. Essas duas semanas abertas (de treinamentos) colaboraram muito. Tenho uma preocupação com o Robinho e com outros jogadores em relação a jogos quarta e domingo, é muito desgaste físico e emocional. Vamos ter de usar o banco em algum momento para movimentar o time e fazer um time menos cansado e mais combativo. O Robinho tem sido fundamental. Ele está muito feliz, transmite essa alegria no dia a dia, além de ser experiente”, analisou o treinador atleticano.

Sob o comando de Marcelo Oliveira, Robinho marcou sete gols em 13 partidas, em média de 0,53 gol por jogo. Contra adversários mais fortes, o atacante manteve o ritmo apresentado no Campeonato Mineiro, quando foi o artilheiro com nove gols. Ele anotou ainda um tento na Copa Libertadores, o que o deixou com média de 0,58 gol por jogo enquanto o Atlético teve Diego Aguirre como treinador.

Em nenhum outro clube que defendeu em sua carreira, Robinho ostentou média de gols tão alta. No Santos, clube pelo qual teve três passagens, ele atingiu rendimento de 0,45 gol por jogo. No exterior, a melhor média foi no Manchester City, com 0,30 gol por partida, superando 0,25 no Real Madrid.

O aproveitamento de Robinho diante dos goleiros adversários do Atlético:

Com Diego Aguirre: 10 gols em 17 jogos; média de 0,58 gol por jogo
Com Marcelo Oliveira: 7 gols em 13 jogos; média de 0,53 por jogo
Total: 17 gols em 30 jogos; média de 0,56 por jogo

Tags: seriea atlético robinho