Atlético
None

ATLÉTICO

Apreensão estendida: Atlético depende de rival histórico para ir à Copa Libertadores

Equipe terminou o Campeonato Brasileiro na nona colocação após virada

postado em 03/12/2017 19:19 / atualizado em 03/12/2017 22:49

Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
A saga alvinegra em busca de uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores foi estendido. Depois de uma dramática virada sobre os jovens do Grêmio por 4 a 3, o Atlético ainda depende de um time para ir à competição continental. E é justamente um rival histórico: o Flamengo.

Explica-se: o Atlético terminou o Campeonato Brasileiro na nona colocação, com 54 pontos. Atualmente, os oito primeiros da Série A conquistam vaga na Libertadores. Para que o time alvinegro seja ‘agraciado’ com a chance de participar da competição continental, é preciso que o Flamengo, sexto colocado, conquiste a Copa Sul-Americana.

“O Flamengo tem muitas chances de ser campeão. Vai decidir em casa. Valeu a pena. Fizemos a nossa parte. Agora, é torcer para o Flamengo na Sul-Americana para a gente conseguir nossa vaga na Libertadores”, endossou o zagueiro Gabriel.



“Fizemos o nosso papel. O Otero tem essa vitória na conta dele”, elogiou Luan, sem querer se estender nos comentários sobre o time carioca. Atlético e Flamengo travam uma rivalidade histórica, principalmente a partir de 1980.

A equipe Rubro-Negra enfrentará o Independiente, da Argentina, nas duas próximas quartas-feiras (6 e 13 de dezembro). A primeira partida será em Avellaneda. O Maracanã recebe o duelo de volta. Por estar entre os oito primeiros colocados do Brasileirão, o Flamengo cederia uma vaga na próxima Libertadores via competição nacional, uma vez que a própria Sul-Americana garante ao campeão um lugar no principal torneio continental.



Curiosamente, o Atlético também contou com uma 'ajudinha' de outro rival histórico na busca pela Libertadores. Não fosse pelo empate entre Cruzeiro e Botafogo, no Rio de Janeiro, a equipe de Oswaldo de Oliveira não terminaria a competição em nono lugar.

Se conseguir vaga na sexta Libertadores consecutiva - um recorde entre os times brasileiros -, o Atlético começaria o torneio nos ‘playoffs’ (que começam em 31 de janeiro de 2018). Ou seja: precisaria passar por dois rivais estrangeiros antes de disputar uma eventual fase de grupos. Esse foi o caminho traçado, por exemplo, por Botafogo e Atlético-PR nesta temporada.

Tags: atleticomg interiormg galo futnacional seriea flamengorj