Atlético
None

ATLÉTICO

Dirigente revela interesse do Atlético por colombiano; Libertadores é 'pré-requisito'

Sergio Mosquera, de 23 anos, é uma das grandes promessas do Tolima

postado em 12/12/2017 16:05 / atualizado em 12/12/2017 17:30

AFP / GUILLERMO LEGARIA
O Atlético tem interesse em contar com o futebol do zagueiro Sergio Mosquera, de 23 anos. Ao menos foi isso o que garantiu Gabriel Camargo, presidente do Deportes Tolima, clube em que o defensor atua.

Inicialmente, o mandatário afirmou que as tratativas ainda estavam em estágio informal. “Estamos tendo conversas, ainda não há nada de concreto, nem oferta”, disse à rádio Caracol Ibagué. Instantes depois, Camargo se contradisse em entrevista à RCN: “Chegou uma oferta formal por parte do Atlético Mineiro, do Brasil, por Mosquera”, garantiu.

O Superesportes apurou que os representantes do zagueiro realmente procuram um novo destino para o jogador. O Brasil é um dos mercados favoritos do Tolima, que avalia uma possível venda por até 3 milhões de dólares (cerca de R$ 9,9 milhões). A princípio, o valor é alto para o que o Atlético planeja gastar com reforços em 2018. O clube alvinegro não comenta publicamente eventuais negociações. A reportagem tentou contato com Alexandre Gallo, novo diretor de futebol, mas não obteve sucesso.

Representante do atleta, Alexander Viveros - ex-volante que atuou no Cruzeiro entre 2000 e 2002 - disse que pretende visitar Belo Horizonte em janeiro. Segundo o empresário, a viagem seria para avaliar possíveis avanços em negociações no mercado local.

“Junior Barranquilla, Deportivo Cali e outros clubes daqui (da Colômbia) já nos procuraram. No Brasil, há interesse do Flamengo, pois o Rueda gosta muito do futebol dele, e de outros clubes. O Atlético é uma possibilidade, mas tudo vai depender da vaga na Libertadores”, disse.

Maiores investimentos

A diretoria do Atlético considera que a vaga na Libertadores realmente é um ‘pré-requisito’ para conseguir fazer investimentos maiores na montagem do elenco para 2018. A princípio, o orçamento oficial prevê que o clube gaste ‘apenas’ R$ 10 milhões em contratações. 

A classificação para a competição continental faria com que os cofres do Atlético fossem reforçados. Com isso, a possibilidade de o clube gastar mais aumenta. Por outro lado, os representantes do jogador veem na Libertadores uma ‘vitrine’ necessária para Mosquera, que tem se destacado na Colômbia.

“O Atlético vai esperar o jogo entre Flamengo e Independiente, para ver se vai se classificar. Está cedo para decidir. Acho que pode avançar na semana que vem. Estou planejando ir a Belo Horizonte em 3 de janeiro. Vamos esperar”, completou Viveros.

A distância física entre os dirigentes do Atlético e o empresário do jogador não seria um empecilho para um eventual negócio. Afinal, o Deportes Tolima possui representante no Brasil: Gianfranco Petruzziello. Questionado sobre o tema, ele preferiu desconversar.

“Não posso falar a respeito. O Atlético passou por período eleitoral, acabou ontem (segunda-feira)”, disse o agente.

O jogador

Mosquera foi revelado pelo Envigado em 2013. Depois de três temporadas pelo clube, foi contratado pelo Tolima. Em dois anos no clube, disputou 48 partidas e marcou dois gols. Em 2017, ele foi titular em 24 dos 25 jogos disputados.

Ficha técnica:
Nome: Sergio Andrés Mosqueza Zapata
Posição: Zagueiro
Data de nascimento: 9 de fevereiro de 1994 (23 anos)
Naturalidade: Medellíns, Colômbia

Clubes
2013 a 2016: Envigado - COL
2016 a 2017: Deportes Tolima - COL

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo mercadobola futinternacional