Atlético
None

ATLÉTICO

Médico do Atlético detalha nova lesão de Blanco e estipula longo prazo de recuperação

Volante rompe ligamento do joelho esquerdo de novo e fica fora por um ano

postado em 06/02/2019 22:58 / atualizado em 06/02/2019 23:37

<i>(Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)</i>

O médico do Atlético, Felipe Kalil, detalhou a nova lesão de Gustavo Blanco. Em treinamento na Cidade do Galo, nesta quarta-feira, o volante sofreu uma entorse no joelho esquerdo com ruptura do ligamento cruzado anterior.  A lesão é a mesma que o jogador de 24 anos teve em julho de 2018. De acordo com Kalil, em entrevista ao programa Arena 98, da rádio 98FM, o prazo de recuperação é de oito a 12 meses. A data da cirurgia deve ser anunciada daqui a 14 dias.  

“Pela manhã, no treinamento, Gustavo Blanco teve uma entorse no joelho esquerdo, o mesmo que ele tinha cirurgia prévia de ligamento cruzado anterior. Logo nessa entorse, a gente suspeitou de nova lesão no ligamento. Fizemos exames de clínico, de imagem com ressonância magnética, e ficou constatada a lesão. Nesse primeiro momento inicial, a gente precisa esfriar um pouco o processo inflamatório que ocorre no joelho. No período de sete a 14 dias, dependendo da evolução, a gente já agenda a cirurgia e faz uma nova reconstrução. Por se tratar de uma revisão, ou seja, uma nova cirurgia de ligamento no mesmo joelho, o período é um pouco mais prolongado. Na cirurgia primária, que foi a que ele fez anteriormente, são de seis a oito meses, mais ou menos. Essa revisão a gente alarga mais esse período por se tratar de uma contusão um pouco mais grave. Seria em torno de oito a 12 meses (de recuperação). Planejamento para usar o Blanco em fevereiro do ano que vem”, declarou. 

Felipe Kalil revelou a reação de Gustavo Blanco com a notícia de mais uma lesão grave no joelho esquerdo.  “Obviamente, ele está chateado. É um processo longo de recuperação. Ele já estava liberado e tinha cumprido todas as etapas. Mas Blanco é um atleta sério, compromissado, pé no chão, cabeça boa. Ele está abalado, mas nada que mude a forma dele se tratar ou atrapalhar na carreira. Ele está chateado, mas é normal pelo que aconteceu”. 

Por fim, Felipe Kalil explicou como foi o processo de recuperação da primeira lesão de Gustavo Blanco. Ele ainda considerou a nova lesão como uma fatalidade. “A gente normalmente parte toda etapa inflamatória, a etapa cicatricial. Depois que o joelho do atleta está totalmente cicatrizado e já sofreu o processo de ligamentização, a gente parte para a parte física. Depois de uma parte física muito longa e um equilíbrio muscular muito bem feito, a gente libera para as atividades. Blanco já havia cumprido todas essas etapas. Ele estava com a musculatura bem equilibrada, com uma força grande. O que ocorreu com ele foi uma fatalidade, um mecanismo de trauma similar ao que ocorreu na primeira, com ele sozinho. As travas da chuteira travaram no gramado, e o joelho sofreu um entorse. O mecanismo é exatamente o mesmo. O ligamento sadio sofre a lesão, e o tendão também está propício a sofrer a lesão, já que o mecanismo é o mesmo", concluiu.  

Depois de seis meses de recuperação, Gustavo Blanco foi liberado pelo departamento médico do Atlético no dia 26 de janeiro. O volante estava em trabalho de aprimoramento físico, e o clube tinha expectativa de utilizá-lo na fase preliminar da Copa Libertadores, tanto que ele foi inscrito com a camisa 25. 

Na temporada 2018, Blanco participou de 28 jogos pelo Atlético, com 1.651 minutos em campo. Nesse tempo, marcou um gol, contra o Ferroviário-CE, pela Copa do Brasil. Ao todo, o baiano de Salvador já vestiu a camisa alvinegra em 36 partidas.

As boas atuações fizeram com que Blanco se tornasse um dos jogadores mais respeitados pela torcida. Havia grande expectativa pelo retorno dele ao time nesta temporada. 

Tags: felipe kalil gustavo blanco lesao interiromg atlético medico