Atlético
None

ATLÉTICO

Sette Câmara diz que Atlético cumpriu prazo de inscrição na Libertadores: 'Se existe um problema, é entre CBF e Conmebol'

Dirigente alvinegro garante que não há razões para clube se preocupar com comunicado divulgado pela Conmebol sobre eventual irregularidade

postado em 20/02/2019 22:46 / atualizado em 21/02/2019 02:25

<i>(Foto: Bruno Cantini / Atlético)</i>
O presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, garantiu que o clube enviou a lista de inscrição na Copa Libertadores dentro do prazo estipulado nas normas da competição e disse desconhecer a irregularidade apontada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) nesta quarta-feira. 

“Não, não tem nada. Em relação ao Atlético, o Atlético cumpriu o prazo, não tem absolutamente nenhum problema”, declarou Sette Câmara, no intervalo da partida entre Galo e Defensor, em Montevidéu, pelo confronto de ida da terceira fase. “Enviamos a lista no dia 1º de fevereiro. O prazo era dia 2. Enviamos até com 24 horas de antecedência. Se existe um problema, é entre CBF e Conmebol, não é problema do Atlético”, acrescentou.

Para o presidente do Galo, o suposto equívoco poderia ser de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol, que tem a incumbência de repassar a relação de atletas dos clubes filiados à entidade máxima do futebol sul-americano.

“Nós somos filiados à CBF, não podemos mandar direto para a Conmebol. A gente manda via CBF, a CBF é quem encaminha. Não é problema do Atlético. O Atlético encaminhou no prazo normal e não tem que se preocupar com isso”, concluiu Sette Câmara.

Na nota publicada nesta quarta, a Conmebol citou o Atlético entre os 21 clubes que estariam em situação irregular na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana. Sem mais detalhes, os casos foram repassados ao Tribunal Disciplinar, órgão encarregado de analisar as possíveis falhas. Enquanto isso, as competições transcorrerão normalmente.

A entidade ainda se eximiu de culpa ao afirmar que “a apresentação em tempo das listas de jogadores é de exclusiva responsabilidade dos clubes e das associações”. O entendimento inicial é que eventuais erros foram cometidos pelas federações.

O único clube punido pela Conmebol foi o Barcelona, do Equador, por causa da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A vitória por 2 a 1 sobre o Defensor, no jogo de ida da segunda fase da Libertadores, transformou-se em derrota por 3 a 0. Na partida de volta, a equipe equatoriana não conseguiu inverter o placar, ganhando apenas por 1 a 0.

A Conmebol alegou que o caso de Pérez é distinto porque o jogador ainda estava inscrito na Federação Mexicana de Futebol quando defendeu o Barcelona. O volante atuava pelo Pachuca, do México, antes de se transferir para a agremiação de Guayaquil.

Os clubes com irregularidade, segundo a Conmebol, são:

CONMEBOL Libertadores (2ª fase)

Clube Atlético Mineiro (BRA)

São Paulo FC (BRA)

Club Universidad de Chile (CHI)

Club Deportivo Palestino (CHI)

Club Libertad (PAR)

CONMEBOL Sudamericana

Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)

Santos Futebol Clube (BRA)

Esporte Clube Bahia (BRA)

Fluminense Football Club (BRA)

Sport Club Corinthians Paulista (BRA)

Associação Chapecoense de Futebol (BRA)

Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)

Club de Deportes Antofagasta (CHI)

Deportes Unión La Calera (CHI)

Unión Española (CHI)

Club Sol de América (PAR)

Independiente FBC (PAR)

Club Deportivo Santaní (PAR)

Club Guaraní (PAR)

Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)

Zulia Fútbol Club (VEN)

<i>(Foto: Reprodução/Conmebol)</i>

Tags: libertadores2019 inscrição defensor atlético conmebol