Atlético
None

ATLÉTICO

Se eliminar Botafogo, Atlético igualará melhor campanha na história da Sul-Americana

Time alcançou quartas de final na edição de 2010, quando caiu para o Palmeiras

postado em 30/07/2019 06:30 / atualizado em 29/07/2019 15:00

<i>(Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press)</i>
Com histórico de eliminações precoces na Copa Sul-Americana, o Atlético busca igualar a melhor campanha do clube na competição, registrada em 2010. Naquela edição, o time alvinegro alcançou as quartas de final, fase na qual foi eliminado pelo Palmeiras.

Se passar pelo Botafogo, o Atlético voltará a disputar essa etapa do torneio continental. As equipes se enfrentam a partir das 21h30 desta quarta-feira, no Independência, pela partida de volta das oitavas de final.


No jogo de ida, melhor para o Atlético, que venceu por 1 a 0 em pleno estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O resultado da última quarta-feira permite ao time mineiro jogar até pelo empate. Para avançar, o Botafogo precisa de uma vitória tendo marcado mais de um gol. Triunfo carioca por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

Histórico


<i>(Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)</i>
Esta é a oitava vez que o Atlético participa da Copa Sul-Americana, torneio que começou a ser disputado em 2002 e passou a contar com clubes brasileiros no ano seguinte. O retrospecto não é dos melhores.

Em seis edições, o Atlético caiu ainda na primeira fase. Em 2003 - quando o torneio tinha outro formato de disputa -, o time foi eliminado no grupo que tinha Corinthians e Fluminense. No ano seguinte, caiu para o Goiás. A equipe esmeraldina voltaria a frustrar os planos alvinegros em 2009, após vitória nos pênaltis.

Rival nesta edição do torneio, o Botafogo foi algoz do Atlético na primeira fase de 2008 e 2011. Em 2018, o time mineiro caiu ante o San Lorenzo-ARG, em pleno Independência.

Exceção

<i>(Foto: Miguel Schincariol/Perspectiva/AE)</i>
Antes de 2019, a única vez que o Atlético não havia sido eliminado da Copa Sul-Americana ainda na primeira fase era 2010. Naquela temporada, o time do técnico Dorival Júnior, que contava com atletas como Diego Souza e Obina, chegou até as quartas de final.

O primeiro confronto foi com o extinto Grêmio Prudente, de São Paulo. O Atlético avançou após empate por 0 a 0 e vitória por 1 a 0.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Independiente Santa Fe-COL. O Atlético venceu o jogo de ida por 2 a 0, perdeu a volta por 1 a 0 e avançou às quartas de final. E parou por aí. Nas quartas de final, o time alvinegro enfrentou o Palmeiras e, após empate por 1 a 1 e derrota por 2 a 0, foi eliminado.

Caminho alvinegro


A Copa Sul-Americana é o principal foco do Atlético para o restante da temporada. Além do torneio continental, o time alvinegro também disputa o Campeonato Brasileiro, em que ocupa a quarta colocação, com 21 pontos ganhos após 12 rodadas.

Se avançar, o Atlético enfrentará o La Equidad, da Colômbia. Numa hipotética semifinal, os possíveis adversários são o Colón-ARG o Sporting Cristal-PER e o Zulia-VEN.

Se seguir avançando e chegar à final, o Atlético enfrentaria Universidad de Quito-EQU, Independiente-ARG, Independiente Del Valle-EQU, Fluminense, Peñarol-URU, Montevideo Wanderers-URU ou Corinthians.

A decisão do torneio será disputada em partida única, no dia 9 de novembro (sábado). La Nueva Olla Azulgrana, estádio do Cerro Porteño-PAR, em Assunção, capital do Paraguai, receberá a partida.

Como assistir?


O duelo entre Atlético Botafogo terá transmissão exclusiva do DAZN, plataforma de streaming esportivo. Novos assinantes terão um mês de acesso grátis, e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Do segundo mês em diante, o custo mensal é de R$ 37,90, sem contrato de fidelização.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo sulamericana botafogorj