Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético na Colômbia tem briga no avião, jogo contra seleção, coincidência 'animadora' e números negativos

Time volta ao país para encarar La Equidad-COL nesta terça, pela Sul-Americana

postado em 26/08/2019 06:00

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Após mais de quatro anos, o Atlético volta à Colômbia para um compromisso internacional. Desta vez, o rival será La Equidad-COL, pela partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. As equipes se enfrentam nesta terça-feira, a partir das 21h30, no estádio El Campín, na capital Bogotá.

O retrospecto como visitante é negativo. Foram oito jogos disputados no país vizinho, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. O Atlético marcou nove gols e sofreu 11. Mas, para além dos números, há algumas curiosidades que podem animar o torcedor alvinegro.

Taças e ‘briga’ com músicos


Nas duas conquistas de Copa Conmebol, times colombianos estiveram pelo caminho do Atlético justamente nas quartas de final - etapa atual de disputa da Sul-Americana. Em 1992, o rival foi o Junior, de Barranquilla. O jogo de ida, disputado no estádio Roberto Meléndez, terminou empatado por 2 a 2. Aílton marcou os gols do Galo, então treinado por Procópio Cardoso.

A memória mais viva daqueles que foram à Colômbia, entretanto, não é exatamente o bom resultado conquistado fora de casa. Em entrevista ao Superesportes em 2017Procópio Cardoso conta, aos risos, que precisou intervir de maneira pouco usual para garantir o descanso dos jogadores na viagem de volta ao Brasil.

“Fomos a Barranquilla enfrentar Atlético Junior, numa quinta-feira à noite, e jogaríamos contra o Guarani, em Campinas, no sábado. Acabamos o jogo, pegamos o avião, fomos para Caracas (Venezuela) e, de lá, embarcamos em um voo para São Paulo. No primeiro trecho da viagem, tinha um grupo musical no nosso avião. Os caras não paravam de tocar violão e guitarra, enquanto nossos jogadores queriam dormir. Então, eu e o Marcelo (preparador físico) fomos lá, batemos neles e chamamos a corporação para dar um jeito de tirar eles do voo assim que parasse. Mas nós batemos neles mesmo, jogamos os instrumentos no chão e chamamos o comandante para resolver”, relembrou.

No jogo de volta, o Atlético venceu por 3 a 0 no Mineirão e avançou (veja lances do jogo no vídeo abaixo). Na semifinal, eliminou El Nacional-EQU. Na decisão, enfrentou o Olimpia-PAR e, com duas vitórias, conquistou o título inédito.


Na edição de 1997, outra equipe colombiana esteve no caminho do Atlético rumo ao bicampeonato. Em 24 de setembro, o time foi a Cáli, onde venceu por 2 a 1 o América-COL, no Estádio Pascual Guerrero. Na volta, o empate por 1 a 1 garantiu a classificação ao time alvinegro.

Na semifinal, o Atlético passou pelo Universitario-PER com vitórias por 2 a 0 no Peru e 4 a 0 em Belo Horizonte. A decisão foi contra o Lanús-ARG. Na ida, goleada por 4 a 1 na Argentina, em jogo marcado por pancadaria no gramado do estádio La Fortaleza. O empate por 1 a 1 na partida de volta deu o título ao time alvinegro.

Primeira vez


A estreia do Atlético em território colombiano foi em 11 de junho de 1981, contra a seleção local. Naquela partida no estádio El Campín, o time comandado pelo técnico Pepe contou com jogadores como João Leite, Luisinho e Toninho Cerezo. Mas não foi suficiente. Maturama fez o único gol do jogo e deu o triunfo aos donos da casa.

No dia 23 do mesmo mês, as equipes voltaram a se enfrentar, desta vez no Mineirão. E o Atlético levou a melhor: venceu por 6 a 1, com gols de Éder Aleixo (desfalque no primeiro jogo), Palhinha (dois), Vaguinho, Cerezo e Marcus Vinicius.

Última vez


<i>(Foto: Eitan Abramovic/AFP)</i>
A visita mais recente do Atlético à Colômbia foi em 18 de março de 2015, também no El Campín. Com gol solitário de Lucas Pratto - que atualmente defende o River Plate-ARG -, o time alvinegro venceu o Santa Fe-COL por 1 a 0, em partida válida pela terceira rodada do Grupo A da Copa Libertadores. A campanha naquela edição do torneio terminou nas oitavas de final, contra o Internacional.

Retrospecto geral


Se forem considerados também os jogos como mandante, o Atlético tem retrospecto positivo diante de colombianos. Em 19 partidas, são dez vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Foram 34 gols marcados e 18 sofridos. Reinaldo e Ailton, ambos com três bolas na rede, são os artilheiros do time mineiro.

Nesta terça-feira, o Atlético conta com um empate para avançar, já que venceu a partida de ida por 2 a 1, no Independência. Até mesmo uma derrota para La Equidad-COL por um gol de diferença - desde que faça pelo menos dois gols - dá a vaga ao time alvinegro. O classificado enfrentará o Colón-ARG na semifinal.

JOGOS DO ATLÉTICO NA COLÔMBIA

 
Copa Libertadores

03/04/2014 – Santa Fe 1 x 1 Atlético (fase de grupos) - Estádio El Campín, em Bogotá
23/04/2014 – Atlético Nacional 1 x 0 Atlético (oitavas de final) - Estádio Atanásio Girardot, em Medellín
18/03/2015 – Santa Fe 0 x 1 Atlético (fase de grupos) - Estádio El Campín, em Bogotá

Copa Sul-Americana
20/10/2010 – Santa Fe 1 x 0 Atlético (oitavas de final) - Estádio El Campín, em Bogotá

Copa Conmebol
19/08/1992 – Junior 2 x 2 Atlético (quartas de final) - Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla
29/11/1995 – América de Cali 4 x 3 Atlético (semifinal) - Estádio Pascual Guerrero, em Cali
24/09/1997 – América de Cali 1 x 2 Atlético (quartas de final) - Estádio Pascual Guerrero, em Cali

Amistosos
11/06/1981 – Colômbia 1 x 0 Atlético - Estádio El Campín, em Bogotá

Transmissão exclusiva do DAZN

A partida de volta entre Atlético La Equidad, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, terá transmissão exclusiva do DAZN, plataforma de streaming esportivo.
 
 
Para ter acesso ao jogo, é preciso assinar o DAZN (clique aqui para acessar). Novos assinantes terão um mês de acesso grátis, e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Do segundo mês em diante, o custo mensal é de R$ 37,90, sem contrato de fidelização.
 
O serviço é compatível com Smart TVs, celulares, tablets, computadores e consoles de videogames.

Tags: futinternacional sulamericana galo seriea futnacional interiormg atleticomg