Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético chega pela décima vez a uma semifinal de torneios da Conmebol

Foram três títulos conquistados: dois da Copa Conmebol e um da Libertadores

postado em 27/08/2019 23:28 / atualizado em 28/08/2019 00:36

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
Com a vitória sobre La Equidad-COL, na noite desta terça-feira, no estádio El Campín, em Bogotá, o Atlético conseguiu a vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. Pela décima vez em sua história, o alvinegro vai disputar essa fase de um torneio organizado pela Conmebol.

O Atlético começou a disputa da Copa Sul-Americana na segunda eliminatória. Depois da campanha ruim na fase de grupos da Copa Libertadores, o Galo conseguiu a vaga na ‘Sula’ com o terceiro lugar na chave. No torneio, o alvinegro passou por Unión La Calera, do Chile, Botafogo e La Equidad, da Colômbia.

Além das nove oportunidades em que jogou partidas mata-mata, o Atlético também participou da fase semifinal da Copa Libertadores de 1978. À época, essa etapa do torneio era disputada em dois grupos de três equipes cada. E o time alvinegro ficou na última colocação de uma das chaves.

Com a classificação, o alvinegro vai enfrentar o Colón, da Argentina, na semifinal. O primeiro jogo acontecerá em 18 ou 19 de setembro, em Santa Fe. O duelo da volta, em 25 ou 26 de setembro, acontecerá no Mineirão.


Veja o histórico do Atlético em semifinais de torneios sul-americanos
 
Copa Conmebol de 1992 - O Atlético foi semifinalista da Copa Conmebol cinco vezes. Logo na primeira delas, em 1992, avançou e se sagrou campeão. Na semifinal, eliminou El Nacional-EQU. Na decisão, bateu o Olimpia-PAR.

Copa Ouro de 1993 - Campeão da Copa Conmebol de 1992, o Atlético disputou a Copa Ouro do ano seguinte ao lado de outras três equipes: São Paulo (campeão da Libertadores), Cruzeiro (campeão da Supercopa Libertadores) e Boca Juniors-ARG (campeão da Copa Master da Supercopa). Ou seja, o torneio começou já na fase semifinal. O Atlético eliminou o Cruzeiro nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar. Na decisão, melhor para o Boca Juniors-ARG.
 
Copa Conmebol de 1993 - No ano seguinte ao título sobre o Olimpia-PAR, o Atlético voltou a ser semifinalista do torneio. A equipe, porém, foi eliminada pelo Botafogo - que viria a ser campeão - após vencer o jogo de ida por 3 a 1 e perder a volta por 3 a 0.
 
Copa Conmebol de 1995 - Na semifinal, o Atlético eliminou o América de Cali-COL. Na partida de ida da decisão, a goleada por 4 a 0 no Mineirão abriu o caminho para o bicampeonato. O Rosario Central-ARG, porém, devolveu o placar na Argentina e conquistou o título nos pênaltis.

Copa Master da Conmebol de 1996 - Campeão da Copa Conmebol de 1992, o Atlético se credenciou a disputar a competição continental. O torneio já começou na fase semifinal e contou com outras três equipes: São Paulo, Botafogo e Rosario Central-ARG. No jogo único da semifinal, o time alvinegro bateu o argentino por 10 a 9 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar. Na decisão, os paulistas venceram por 3 a 0. Curiosamente, todos os jogos do torneio foram disputados no estádio José Fragelli, o Verdão, em Cuiabá, capital do Matro Grosso.

Copa Conmebol de 1997 - O Atlético conquistou o bicampeonato dois anos após a frustrante queda diante do Rosario Central-ARG. Em 1997, eliminou o Universitario-PER com duas vitórias (2 a 0 fora e 4 a 0 em casa) na semifinal. Na decisão, bateu o Lanús-ARG e ficou com a taça.

Copa Conmebol de 1998 - No ano após o título, o Atlético voltou a disputar uma semifinal da Copa Conmebol. A equipe, porém, voltou a cair ante o Rosario Central-ARG, algoz de 1995. Naquela semifinal, os mineiros conquistaram um bom resultado na Argentina no jogo de ida: empate por 1 a 1. No Mineirão, os visitantes surpreenderam, venceram por 1 a 0 e avançaram. Na final, melhor para o Santos.

Copa Mercosul de 2000 - Na semifinal, o Atlético foi eliminado pelo Palmeiras. Os paulistas venceram as duas partidas: 4 a 1 no antigo Palestra Itália e 2 a 0 no Mineirão.
 
Copa Libertadores de 2013 - Na semifinal, o Atlético passou pelo Newell’s Old Boys-ARG, nos pênaltis. Na decisão, levou a melhor sobre o Olimpia-PAR e foi campeão no Mineirão.



Transmissão exclusiva do DAZN


Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo sulamericana