Atlético
None

ATLÉTICO

Sette Câmara sonda Alexandre Mattos para ser diretor de futebol do Atlético; executivo aguarda desfecho de imbróglio na Inglaterra

Cargo está vago desde que presidente alvinegro demitiu Rui Costa

(Foto: Lara Pereira/Superesportes)
Em busca de um diretor de futebol para o Atlético desde que demitiu Rui Costa, o presidente Sérgio Sette Câmara sondou Alexandre Mattos, em longa reunião na tarde desta quinta-feira. Ex-dirigente de América, Cruzeiro e Palmeiras, o executivo se mostrou animado com o interesse alvinegro, mas, em um primeiro momento, declinou.

O encontro - noticiado inicialmente pelo jornal Hoje em Dia e confirmado pelo Superesportes - foi realizado na sede do escritório de advocacia de Sette Câmara, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A reportagem esteve no local e apurou detalhes da reunião, que durou mais de três horas.

Amigo de Sette Câmara, Alexandre Mattos explicou ao mandatário alvinegro que já tem contrato assinado com o Reading, da Inglaterra, e que, por isso, não pode assumir cargo no Atlético no momento. O executivo ainda não iniciou o trabalho no clube da Segunda Divisão porque depende de visto de trabalho. O trâmite para conseguir o documento tem sido dificultado por conta da recente saída do país da Comunidade Européia (Brexit).

Outro fator que tem atrasado a ida de Mattos à Inglaterra é um embargo que impede contratações de novos profissionais pelo Reading. Em meio a dívidas acumuladas, o clube mudou de dono três vezes nos últimos anos e precisa regularizar a situação fiscal para concretizar a contratação do dirigente.

Como não há prazo para a obtenção do visto e a liberação de novas contratações pelo Reading, o dirigente estuda a possibilidade de desistir do projeto europeu e voltar a trabalhar no Brasil. Mattos foi demitido pelo presidente Maurício Galiotte, do Palmeiras, em 1º de dezembro de 2019.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Em janeiro, o executivo foi sondado pelo Núcleo Dirigente Transitório do Cruzeiro para assumir a direção do futebol. Num primeiro momento, aceitou trabalhar provisoriamente, de forma voluntária, até que conseguisse o visto de trabalho inglês. Pouco depois, deixou o clube celeste por conta da saída do empresário Pedro Lourenço, da Rede Supermercados BH, do cargo de vice-presidente de futebol. Pedrinho, como é conhecido, foi o responsável por convidar Mattos para retornar à Toca da Raposa.

No encontro desta quinta-feira, o presidente do Atlético consultou Mattos sobre nomes de possíveis substitutos de Rui Costa no cargo de diretor de futebol. Em seguida, Sette Câmara sondou o ex-dirigente do Palmeiras sobre a chance de assumir a função no clube alvinegro. O executivo deixou a possibilidade em aberto, mas reforçou que a prioridade é resolver os trâmites legais e partir para a Inglaterra.

Nos próximos dias, se não tiver uma sinalização positiva do Reading, Mattos admitiu se reunir novamente com Sette Câmara e ouvir uma proposta formal do Atlético. Além dos dois, estiveram no escritório de advocacia três empresários de futebol.

O Superesportes apurou que, apesar do histórico muito ligado ao Cruzeiro - clube pelo qual foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 -, Alexandre Mattos vê com bons olhos a possibilidade de assumir o futebol do Atlético. Inspiração do executivo, Eduardo Maluf fez carreira nos dois principais clubes de Minas Gerais.

A reunião se encerrou por volta das 18h30. Sérgio Sette Câmara e Alexandre Mattos saíram juntos do local, num carro preto (foto no início da matéria).

Carreira de Mattos

Alexandre Mattos começou a carreira como dirigente de futebol no América, em 2008. No clube, foi campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2008 e o Campeonato Brasileiro da Série C em 2009. Em 2010, subiu da Série B para a A. No ano seguinte, o time foi rebaixado à Segunda Divisão.

Em seguida, foi contratado pelo Cruzeiro, em 2012. No clube celeste, foi bicampeão brasileiro (2013 e 2014) e campeão mineiro (2014). Em 2015, foi contratado pelo Palmeiras. Em São Paulo, conquistou a Copa do Brasil (2015) e duas vezes o Campeonato Brasileiro (2016 e 2018). Em dezembro de 2019, deixou o clube sob muitas críticas da torcida.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea mercadobola