Atlético
None

ATLÉTICO

Kalil acredita em sucesso do Atlético com a Arena MRV: 'Quem tem casa se dá bem'

"Será que o Atlético vai ser o único que vai dar errado?", disse o ex-presidente em entrevista exclusiva ao Superesportes/Estado de Minas

postado em 02/07/2020 07:00 / atualizado em 02/07/2020 13:40

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Ex-presidente do Atlético e atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil demonstrou diversas vezes ser favorável à construção da Arena MRV. Ele, inclusive, deu o voto 260, que sacramentou a venda de 50,1% do shopping Diamond Mall para viabilizar o erguimento do estádio. O político acredita que o alvinegro vai ‘mudar de patamar’ depois da inauguração.
Em entrevista ao Superesportes/Estado de Minas, Kalil foi perguntado se acredita que a Arena MRV será rentável, diferentemente do Independência e do Mineirão. Os dois estádios de BH tiveram lucro operacional só em alguns meses desde suas reinaugurações, em 2012.

“A história (diz que vai ser rentável). Todo clube que tem uma casa tem um aumento de renda. O Mineirão não tem dono, é de ninguém. E o Independência é de ninguém (pertence ao América, mas está sob gestão da BWA LuArenas). E o estádio do Atlético tem dono, que é o Atlético. A história mostra isso no futebol mundial inteiro. Quem tem casa se dá bem”, disse Kalil.

Independência

A BWA/LuArenas, que ganhou a concorrência para administrar o Independência após a reforma bancada pelo governo de Minas, em 2011 e 2012, deve milhões ao América (proprietário) e ao estado.

Conforme prevê o contrato de concessão, a administradora tem a obrigação de repassar ao governo estadual 10,58% de sua receita bruta mensal, o que não ocorre há alguns anos. O Coelho tem direito à metade desse percentual, mas o valor não é pago ao clube desde janeiro de 2016. Foi feita uma notificação judicial de cobrança da dívida na ordem de R$ 9 milhões (leia mais).

O governo de Minas, a quem cabe cobrar da BWA, pois fez o contrato de concessão, já foi notificado pelo América em outras ocasiões. Como as ações administrativas de cobrança não surtiram efeito, a gestão americana promoveu a notificação judicial ao estado em dezembro de 2019.

Mineirão

Já o Mineirão, segundo dados do governo de Minas, teve lucro operacional em apenas alguns meses desde a reinauguração, que aconteceu em fevereiro de 2013. O estádio é administrado pela concessionária Minas Arena. O contrato vai até 2037.

Desde a reabertura, só o Cruzeiro joga regularmente no Mineirão. O Atlético, ainda na gestão de Alexandre Kalil, fez um acordo comercial com a BWA para mandar seus jogos no Independência. O presidente atleticano atual, Sérgio Sette Câmara, revelou recentemente, ao Superesportes, estar em negociações com a Minas Arena para voltar a atuar na Pampulha até que a Arena MRV fique pronta.

Arena MRV como salvação?

Kalil também foi questionado se a Arena MRV pode ser a salvação econômica do Atlético. “Não, é muito, né (ser a salvação)? Aí é astrologia. É a história. Aí não é astrologia não, aí vamos dizer o seguinte: pô, todo clube que tem casa bacana deu certo. Será que o Atlético vai ser o único que vai dar errado?”, completou.

Contra a venda total do Diamond Mall

O Atlético possui, atualmente, 49,9% do Diamond Mall, shopping situado no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O clube alvinegro cogita colocar em discussão no Conselho Deliberativo a venda desse outro percentual para quitar dívidas e deixar a situação financeira mais tranquila. Kalil, no entanto, é contra.

“Absolutamente, não”, ressaltou o ex-presidente.

A entrevista


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, concedeu entrevista exclusiva ao Estado de Minas. Na conversa, ele falou sobre a pandemia da COVID-19 e as providências da PBH para reduzir casos, mortes e o impacto da doença no sistema de saúde da capital mineira. Kalil ainda foi questionado sobre ações para a retomada da economia da cidade, eleições municipais, política estadual e nacional. As reportagens serão publicadas ao longo dos próximos dias no portal e nas páginas impressas do Estado de Minas

Leia o que já publicamos:

Kalil questiona FMF sobre volta do futebol e ironiza pressa: 'Vai jogar em Tiradentes naquelas ruas de pedra'

Kalil sobre protestos na porta da PBH: 'Quem tem medo de buzina é cachorro'

Abertura ou lockdown em BH? Segundo Kalil, números da COVID-19 vão ditar rumos

Kalil sobre pressão por reabertura de BH: 'Se você trocar uma vida por um milhão de votos, você é uma barata'

Tags: galo atlético interiormg alexandre kalil arena mrv