Atlético
None

ATLÉTICO

Ex-Atlético, Zago diz que contato direto com Sampaoli era praticamente zero

Leandro Zago detalhou a sua relação com o ex-treinador do clube

postado em 24/03/2021 13:15 / atualizado em 24/03/2021 13:16

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)


O ex-técnico do time de transição do Atlético, Leandro Zago, revelou que a sua relação pessoal com Jorge Sampaoli era ‘praticamente zero’. Segundo ele, o argentino, que também deixou o clube, não dava liberdade para interações mais próximas no dia a dia na Cidade do Galo. A declaração foi dada em entrevista à Rádio 98FM.

“Na relação pessoal, o contato com ele (Sampaoli) era praticamente zero, porque ele não cria esse tipo de vínculo com os profissionais do clube. Então, não tínhamos nenhum vínculo, eu nunca tive nenhum tipo de contato. Conversávamos com membros da comissão dele, que foram, inclusive, os contatos quando assumi a equipe. Mas especificamente com ele, nunca houve nenhum tipo de relação pessoal,” relatou.

Mesmo sem um contato direto com o ex-treinador do Galo, Zago afirmou que a experiência no dia a dia será importante para o prosseguimento de sua carreira. “Eu entendo o que ele (Sampaoli) talvez busque algumas vantagens com isso, mas, no meu pensamento, não acho que é a melhor forma de se comportar. Ele contribuiu muito para o meu crescimento, porque eu estava na beirada do campo três, quatro vezes por semana observando as intervenções. Tive acesso aos vídeos e a todo o material que era distribuído em relação à preparação dos treinos.”

Assim como Sampaoli, Zago também admira o jogo de posição. Segundo ele, a participação nos treinos também o ajudou no aprendizado desse estilo. “É algo que me interessa, que passei a estudar desde quando o Guardiola começou a se destacar em 2009 com o Barcelona. Então, foi bom ver in loco uma equipe brasileira implementar essa cultura, independente se é aquilo que eu acredito ser o ideal ou não. Foi uma baita experiência ver os jogadores brasileiros entendendo ideias, como ele convencia, quais eram as estratégias de passar informação, de passar aquela ideia”, ressaltou.


Fim do sub-23


Leandro Zago deixou o clube no dia 17 de março, junto com outros profissionais, após o fim do time de transição do Atlético. O treinador revelou que a equipe estava sendo utilizada como um modelo dos adversários e se comportava de maneira parecida nos treinamentos do profissional.

Segundo Zago, a equipe sub-23 iria participar de amistosos, mas a pandemia de COVID-19 acabou afetando o planejamento e que atualmente vê dificuldades nesse modelo.

“Nós iríamos disputar alguns torneios amistosos durante o ano, tínhamos planejado torneio na península ibérica, Portugal, Espanha, planejamos viagem para a América do Sul. Esses planos ficaram comprometidos pela pandemia. Eu vejo que esse formato de equipe de transição é muito difícil pela nossa cultura, pela questão de como funciona a integração”, concluiu.

O treinador chegou ao clube alvinegro em 2019 para assumir o time Sub-17. No meio de 2020, passou a treinar a equipe de transição, também chamada de ‘sparring’. Ele chegou a assumir o comando técnico da equipe profissional na temporada passada, em partidas nas quais Sampaoli e sua comissão técnica ficaram afastados devido à COVID-19.