Atlético
None

ATLÉTICO

Torcedora do Galo festeja gol contra o Grêmio como Reinaldo e foto viraliza

Imagem foi registrada pelo fotógrafo do Estado de Minas Alexandre Guzanshe, na vitória do Atlético sobre o Grêmio por 2 a 1, nessa quarta-feira, no Mineirão

postado em 04/11/2021 10:45 / atualizado em 04/11/2021 11:22

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
'Resistência'. Esse foi o símbolo da comemoração de Anne Menezes no primeiro gol do  Atlético na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio , nessa quarta-feira, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A imagem, registrada pelo repórter fotográfico Alexandre Guzanshe, do Estado de Minas , viralizou nas redes sociais, e o gesto foi explicado pela torcedora atleticana.



"Seremos resistência sempre! Foto épica. Valeu, Estado de Minas e Superesportes", escreveu Anne em seu perfil no Twitter. Em contato com a reportagem, a torcedora explicou que o gesto foi em alusão à comemoração do ex-jogador Reinaldo e ao contexto histórico do clube. 

"Historicamente, somos resistência. Tem aquele: torcer contra o vento. O símbolo é das comemorações do Rei (Reinaldo) e tem todo um contexto histórico também. Mas ser atleticano é resistir. E avançar desta forma no Brasileiro, com uma história contra, é resistir", afirmou.

O Rei, maior artilheiro da história do Atlético, comemorava seus gols com o braço erguido como forma de protesto. O gesto,  inspirado no movimento dos Panteras Negras  e nos lendários atletas negros Tommie Smith e John Carlos, demonstrava o posicionamento do ex-atacante contra o racismo e a ditadura.
 

 

Comemoração espontânea


Anne Menezes tem 38 anos e é marketóloga. Ela conta que gritou normalmente na hora do gol de Zaracho, aos 12 minutos do primeiro tempo, mas em seguida se manifestou daquela forma para expressar seu sentimento de que o Atlético segue a caminhada em direção à taça do Brasileiro "contra tudo e contra todos". 

"Na hora do gol eu gritei, um desabafo (risos), e fiz isso na sequência. As pessoas estavam pulando, e eu fiz isso porque não tem nada ganho, mas está acontecendo. Contra tudo, contra todos, contra o vento!", afirmou. 

O Mineirão recebeu pela primeira vez, nessa quarta-feira, 100% de sua capacidade máxima de torcedores. Mesmo com boa parte da população vacinada e todos presentes testados, Anne admite que errou ao colocar a máscara no queixo – o que foi destacado em alguns comentários nas redes sociais. 

"O fato é: estava errada, e todo mundo não estar de máscara não justifica meu erro. Estamos vacinados? Estamos. Estava testada? Estava. Mas a máscara é importantíssima no combate à COVID-19. Estamos em pandemia, não acabou. Não tem justificativa que caiba. Errei", explica. 
 
 
 
 

Tags: galo atlético torcida gremio reinaldo gesto mineirao interiormg futnacional gremiors seriea