Atlético
None

ATLÉTICO

Cuca acalma Atlético: 'O importante é ser campeão, não importa quando'

Com empate nesta terça-feira diante do Palmeiras, Galo ainda não pode conquistar título brasileiro neste domingo, contra o Fluminense, no Mineirão

postado em 24/11/2021 00:25

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
A ansiedade toma conta de todos: dirigentes, jogadores, comissão técnica, torcida... No entanto, o Atlético ainda não pode ser campeão brasileiro neste domingo. Para que fosse possível garantir matematicamente a taça diante do Fluminense no Mineirão no próximo fim de semana, era preciso vencer o Palmeiras nesta terça-feira. O  empate por 2 a 2  no Allianz Parque frustrou os planos alvinegros, mas o técnico Cuca preferiu acalmar os ânimos: 'O importante é ser campeão, não importa quando'.

Com o resultado em São Paulo, o líder Atlético sobe para 75 pontos e mantém a vantagem de oito em relação ao Flamengo, que empatou por 2 a 2 com o Grêmio também nesta terça, em Porto Alegre. Faltam quatro rodadas até o fim da Série A. Portanto, 12 pontos seguem em disputa.

"Passou uma rodada, e continuam os mesmos oito pontos (de vantagem). 'Ah, não podemos ser campeões no domingo'. Está bom. O importante é ser campeão, não importa quando. É lógico que a ansiedade atinge a todos, principalmente ao torcedor, mas a gente, que é profissional, tem que ter equilíbrio", pontuou Cuca após o empate com o Palmeiras.

Para ser campeão sem depender dos resultados do Fla - único concorrente ainda vivo na disputa pela taça -, o Atlético precisa de mais cinco pontos. Ou seja, uma vitória e dois empates. Há, porém,  cenários  que garantiriam o título mais rapidamente.

O primeiro deles passa por uma vitória sobre o Fluminense neste domingo e um tropeço do Flamengo contra o Ceará na próxima terça-feira. A segunda possibilidade é uma sequência de dois triunfos alvinegros diante do Flu e, depois, do Bahia na quinta que vem (2/12). Mas Cuca ainda não quer pensar nisso.

"A gente tem que ter calma, equilíbrio. Temos que saber que a gente está liderando o campeonato. É lógico que com humildade e pés no chão, mas se você tem um tropeço, um resultado que não é o ideal, que não é uma vitória, você tem que saber administrar. Hoje, mesmo se o Flamengo tivesse vencido, o empate aqui é uma coisa muito natural. É muito difícil jogar com o Palmeiras aqui", analisou.

O certo é que o título parece cada vez mais próximo. Segundo os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de conquista alvinegra passam de 99%. Mais cedo ou mais tarde, o incômodo jejum de 50 anos sem a taça do Brasileiro deve mesmo acabar.

Tags: galo atlético palmeiras são paulo cuca atleticomg interiormg futnacional palmeirassp seriea allianz parque