Atlético
None

COPA DO BRASIL

Avassalador, Atlético goleia Athletico e fica perto do bi da Copa do Brasil

Empurrado por mais de 50 mil vozes no Mineirão, time alvinegro construiu placar histórico no jogo de ida da final e ouviu torcida soltar o grito de 'bicampeão'

postado em 12/12/2021 19:25 / atualizado em 14/12/2021 17:34

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Histórico, dominante, avassalador. Escolha o adjetivo que melhor lhe satisfizer para classificar o desempenho do Atlético neste domingo. Não se tratam de elogios exagerados, mas de uma descrição fiel do que fez a melhor equipe do país na temporada. Empurrado por mais de 50 mil vozes no Mineirão, o campeão brasileiro e mineiro deu um enorme passo rumo ao segundo título da Copa do Brasil: goleou o Athletico-PR por 4 a 0 e pode até perder por três gols de diferença no duelo de volta que, ainda assim, fica com a taça.


Pouquíssimos foram os sustos levados pela defesa alvinegra. Ofensivamente, mais uma vez, o time comandado pelo técnico Cuca teve volume e domínio territorial. Hulk, de pênalti, e Keno, em uma bela jogada individual, abriram vantagem logo no primeiro tempo. Atordoado, o Athletico-PR errou muito e viu o adversário marcar outras duas vezes com Vargas na etapa complementar.

Em 64 jogos das finais anteriores da Copa do Brasil, nenhum time venceu por um placar tão elástico. A confiança alvinegra é tanta que torcedores soltaram o grito de 'bicampeão' ainda na metade do segundo tempo - o primeiro título foi em 2014, sobre o arquirrival Cruzeiro. A grande atuação incendiou a maior parte das arquibancadas do Mineirão, que neste domingo recebeu torcida visitante pela primeira vez durante a pandemia de COVID-19.

Apesar da missão quase impossível, os rubro-negros devem lotar a Arena da Baixada no jogo de volta da decisão. As equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, às 21h30, em Curitiba.

Domínio alvinegro




Ao longo do primeiro tempo, tudo saiu como o planejado por Cuca. Pouquíssimo ameaçado defensivamente, o Atlético se impôs tecnicamente e taticamente na etapa inicial no Mineirão.

A pressão alvinegra, intensificada pelas mais de 50 mil vozes que incentivavam o time no estádio, deu resultado logo aos 23 minutos. De pênalti, Hulk venceu o goleiro Santos, abriu o placar e chegou ao 35º gol na temporada.

O camisa 7 alvinegro jogou parte da etapa inicial na ponta direita. Depois, passou a ocupar o setor central no lugar de Diego Costa, substituído por Vargas após sentir problemas físicos. Com as duas formações ofensivas, porém, o Atlético foi melhor.

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Aos 34 minutos, o segundo gol. Em alta na reta final do ano, Keno - o autor do título brasileiro - fintou dois marcadores e finalizou rasteiro, no canto: 2 a 0. Placar justo para um time que protagonizava as principais ações ofensivas da partida.

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


Acuado durante boa parte do jogo, o Athletico-PR foi exigir defesas de Everson quando a desvantagem no placar já era de dois gols. Nada, entretanto, que fizesse o Atlético ter o domínio territorial ameaçado.

Título encaminhado




Atordoado, o Athletico-PR foi castigado mais uma vez logo no início do segundo tempo. Numa saída de bola errada - mais um dos muitos erros dos visitantes ao longo do jogo -, Hulk recuperou a posse na área e finalizou cruzado. A bola passou por Santos e se ofereceu para Vargas só empurrar para as redes e fazer 3 a 0.

O chileno voltou a balançar as redes aos 23 minutos. Após tabelinha entre Hulk e Nacho Fernández - que saiu do banco de reservas -, Vargas recebeu livre na área e fuzilou: 4 a 0 e festa nas arquibancadas do Mineirão.

Daí em diante, o Athletico-PR se lançou ao ataque para tentar minimizar o prejuízo. Mas não houve força. Os minutos finais foram de tranquilidade alvinegra, gritos de 'olé' nas arquibancadas e mais um título encaminhado nesta temporada histórica.

ATLÉTICO 4 X 0 ATHLETICO-PR


Atlético
Everson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Tchê Tchê, aos 37' do 2ºT), Jair (Calebe, aos 37' do 2ºT) e Matías Zaracho; Hulk, Keno (Nacho Fernández, aos 21' do 2ºT) e Diego Costa (Eduardo Vargas, aos 12' do 1ºT)
Técnico: Cuca

Athletico-PR
Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Nico Hernández (Pedro Rocha, aos 26' do 2ºT) e Abner Vinicius (Nicolas, aos 39' do 2ºT); Erick e Léo Cittadini; Nikão, David Terans e Renato Kayzer (Vinicius Mingotti, aos 26' do 2ºT)
Técnico: Alberto Valentim

Motivo: jogo de ida da final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: domingo, 12 de dezembro de 2021, às 17h30 (de Brasília)

Gols: Hulk, aos 23', Keno, aos 34' do 1ºT, e Eduardo Vargas, aos 10' e aos 23' do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Hulk, aos 21' do 1ºT, Guilherme Arana, aos 12', e Igor Rabello, aos 36' do 2ºT (ATL); Thiago Heleno, aos 10', Nico Hernández, aos 18' do 1ºT, e Pedro Henrique, aos 7' do 2ºT (ATH)

Público: 53.181
Renda: R$ 8.325.723,05

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (Fifa/RJ) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)

Tags: galo atlético final torcida mineirão copa do brasil furacão decisão destaque furacao copadobrasil atleticomg interiormg futnacional atleticopr seriea galocopabr