América
None

MERCADO

Matheus deixa o América para assinar por cinco temporadas com o Sporting Braga, de Portugal

Coelho ainda não confirma oficialmente, porém aceita condições do clube bracarense

postado em 23/06/2014 18:18 / atualizado em 23/06/2014 22:42

Rafael Arruda /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Matheus está de saída do América. Nesta segunda-feira, os agentes do goleiro de 22 anos deixaram encaminhada a transferência para o Sporting Braga, de Portugal, clube pelo qual ele assinará contrato de cinco temporadas. Conforme antecipado pelo Superesportes no último sábado (21/06), a negociação entre as partes seria fechada em questão de tempo. Os valores ainda não foram divulgados pela diretoria do Coelho, que apenas sinalizou "evolução das tratativas". Especula-se que a proposta seja superior a 1 milhão de euros (mais de R$ 3 milhões) por percentual não revelado. O atleta deve viajar à Europa no decorrer da semana que vem. Desta forma, a "novela" chega ao fim depois de quase um mês de conversas, reuniões e investidas.

O empresário Roberto Assunção e o ex-jogador Geovanni intermediaram a negociação com o clube português. "O Braga atendeu todas as exigências do América. Está bem encaminhado. O América ficará com uma pequena parcela dos direitos econômicos do jogador, que, no momento, não posso revelar quanto é. Mas já conversei com o Matheus. Ele está bastante feliz com a grande oportunidade da carreira dele. A princípio, assinará por cinco anos", afirmou Roberto Assunção em contato com a reportagem no fim da tarde desta segunda-feira.

Joao Miranda/Esp.EM/D.A Press
O superintendente geral do América, Alexandre Faria, foi mais cauteloso nas declarações e não garantiu a transferência. "Ainda não há nada fechado, porém a negociação evoluiu. Mas prefiro não dar mais detalhes a respeito. Preciso passar isso para o conselho primeiramente. Se autorizar, aí a gente divulga mais detalhes", disse o dirigente, confirmando que o clube, na verdade, detém 85% dos direitos econômicos de Matheus, e não 75% como havia sido publicado anteriormente.

 

O responsável por investir na contratação de Matheus foi Jorge Mendes, proprietário do Grupo Gestifute e representante do astro Cristiano Ronaldo. Ele é o principal parceiro do Braga, que, depois de um modesto nono lugar no Campeonato Português, segue à procura de reforços para a temporada 2014/2015. Wallace, zagueiro do Cruzeiro, é outro candidato a vestir a camisa dos minhotos. Os direitos do defensor celeste estão estipulados em 9,5 milhões de euros (R$ 28,5 milhões) e o Gestifute se mostra interessado em adquiri-los.


Revelado nas categorias de base do Coelho, Matheus estreou pelo profissional na Série B de 2012. Desde então, foram 64 jogos e 79 gols sofridos. Negociado, ele segue os passos do irmão Moisés, volante que também começou no clube alviverde e hoje defende o HNK Rijeka, da Croácia. Vai preencher a lacuna deixada por Eduardo, da Seleção Portuguesa, que segue a caminho do Dínamo Zagreb. Por sua vez, o América aposta em João Ricardo, recém-chegado ao elenco, como substituto na baliza para o segundo semestre. Ele teve 50% dos direitos econômicos adquiridos e assinou vínculo de dois anos.

Tags: matheus portugal braga américa transferência negociação mercado