América
None

SÉRIE B

Operário x América: jogo pela Série B marca reencontro entre Matheus Costa e Lisca, técnicos que se desentenderam em 2017 e 2018

Treinadores se enfrentarão pela primeira vez desde 'confusão' no Paraná, quando trabalhavam juntos

(Foto: Montagem com imagens de Divulgação/Paraná Clube)
A partida deste sábado (21) entre Operário e América, às 16h30, válida pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, marca o reencontro dos treinadores Matheus Costa e Lisca. Em 2017, quando trabalhavam juntos no Paraná-PR, os dois se desentenderam às vésperas de um confronto contra o Atlético na extinta Primeira Liga.
 
Naquela oportunidade, Matheus era auxiliar de Lisca no Paraná Clube. A ‘confusão’ aconteceu no hotel que hospedava a delegação paranaense em Belo Horizonte e, de acordo com testemunhas, foi originada por uma diferença de opiniões entre os dois profissionais.
 
Segundo informações da época, enquanto Lisca pretendia poupar alguns jogadores no confronto, seu auxiliar preferia que o time fosse escalado com força máxima. Fontes dão conta de que os dois chegaram às vias de fato.
 
“Não foi apenas um fato. Foi um dia muito ruim ocasionado por uma situação que acabou com uma falta de respeito tremenda ao Paraná Clube. Isso nos expôs, expôs os atletas e foi presenciado por várias pessoas e por todos os nossos atletas. A falta de respeito é que decidiu. Chegou a acontecer a agressão e isso é o que resume o fato”, disse Leonardo Oliveira, presidente do Paraná.
 
O episódio resultou na demissão de Lisca, que deixou o Paraná na quinta colocação da Série B após quatro vitórias, dois empates e uma derrota na competição. Dada a saída do gaúcho, Matheus Costa assumiu a equipe e levou o clube ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
 
Em nota publicada na época, Lisca negou agressão ao auxiliar e afirmou que o profissional o desrespeitou: “Venho a público esclarecer que jamais agredi o auxiliar Mateus Costa, como divulgado pelo clube. O que ocorreu foi um desrespeito profissional da parte do mesmo. Mateus estava ministrando um treinamento com o grupo de jogadores, na véspera da partida decisiva contra o Atlético-MG, sem o meu conhecimento”.
 

Novo episódio em 2018

 
Em agosto de 2018, Paraná e Ceará protagonizaram confronto direto na zona de rebaixamento pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, o técnico Lisca comandava a equipe cearense e aproveitou o triunfo por 1 a 0 para provocar Matheus Costa, que deixara o clube paranaense oito meses antes.
 
“Até fico triste porque gosto muito do Paraná. Minha relação com a Fúria, com a torcida do Paraná é muito boa.  A Fúria me substituiu e levou o Paraná para a Série A. O Paraná subiu sem treinador”, ironizou.
 
Em 2018, o ex-auxiliar de Lisca assumiu o comando do Joinville, mas acabou demitido em maio. Por meio de nota oficial, Matheus respondeu a provocação e afirmou que a declaração representava um desrespeito à classe de treinadores.
 
“Lamento a postura do Lisca ao afirmar que o acesso do Paraná Clube à Serie A, foi sem treinador. O Paraná chegou ao seu objetivo. É preciso reconhecer a contribuição de todos os treinadores que passaram pelo clube ano passado, caso do Vagner Lopes, Cristian de Souza e do próprio Lisca. No meu caso, foram 17 jogos no comando do time, com 64,7% de aproveitamento e 33 pontos dos 64 que o Paraná conquistou na Série B (mais da metade da pontuação em menos de um turno). A infeliz declaração desrespeita não só a mim, mas também a classe de treinadores”, declarou.
 
Declarações de Lisca em 2020
 
Em entrevista ao Superesportes em julho deste ano, Lisca relembrou os episódios de 2017 no Paraná Clube e tratou o assunto como caso encerrado (leia a resposta completa abaixo). O treinador americano negou que tenha agredido o ex-auxiliar e disse que chegou a um acordo na Justiça com o clube paranaense para receber o que tinha direito pela rescisão do vínculo.
 
"O que ficou combinado na Justiça? Cláusula de confidencialidade. Não é para ficar falando muito nesse assunto, pois o Paraná me pagou tudo e propôs o acordo sem justa causa, assumindo que não houve agressão. Resolvi não dar sequência a esse assunto. O Matheus (Costa, auxiliar que teria brigado com Lisca) foi fazer a vida dele. O Rodrigo (Pastana, ex-executivo de futebol do Paraná) hoje é gerente do Coritiba. No ano passado me convidou para trabalhar no Coritiba, as pessoas não sabem muito disso. Mas o futebol é muito dinâmico, o que acontece em um ano, no outro já muda", disse Lisca ao Superesportes.
 
Atualmente, Lisca vive grande momento no América. Na Série B, o time é o terceiro colocado, com 37 pontos e luta pelo acesso à elite nacional. Na Copa do Brasil, o Coelho avançou de forma inédita à semifinal ao eliminar o Internacional na última quarta-feira, na decisão por pênaltis. Já na próxima fase, a equipe enfrentará o Palmeiras nos dias 23 e 30 de dezembro.
 
Já Matheus Costa assumiu o Operário em outubro deste ano e substituiu Gerson Gusmão. À frente do clube de Ponta Grossa, ele tem duas vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento de 58,3%. O time é o 10° colocado da Série B, com 29 pontos.

Tags: briga desentendimento americamg lisca paranapr operariopr matheus costa