Disputada um ano antes da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo de 1938 foi realizada na França depois de muita influência de dirigentes como Jules Rimet e Henri Delaunay. O país era só a terceira opção, atrás de Alemanha e Argentina, mas acabou recebendo o Mundial depois de decisão polêmica do Congresso da Fifa. Dez estádios, de nove cidades diferentes, receberam craques como o italiano Sílvio Piola e o brasileiro Leônidas da Silva, considerado o inventor da bicicleta no futebol e artilheiro da edição com sete gols.
O troféu daquele Mundial foi levantado pela Itália, comandada em campo por Sílvio Piola. Referência da Azzurra, o atacante foi responsável por cinco gols, entre eles o da vitória sobre a Noruega, no tempo extra das oitavas de final, e dois da final contra a Hungria, em Paris. A Seleção Brasileira chegou perto de disputar a decisão da Copa. Além de Leônidas, a equipe tinha o zagueiro Domingos da Guia em sua formação e parou nas semifinais para a seleção campeã.
Sob a sombra da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo de 1938 registrou curiosidades históricas. Antes do início da competição, por exemplo, o ditador Adolf Hitler exigiu, na base da força, que a Áustria cedesse jogadores para a Seleção Alemã. O austríaco Sindelar desafiou o nazista e se negou a defender a Alemanha. Em janeiro de 1939, o craque foi encontrado morto ao lado de sua companheira, Camilla Castagnola. Relatos da época dão conta de suicídio por pressão desumana que Sindelar sofreu da Gestapo, polícia secreta da Alemanha nazista. Na disputa do torneio, o que mais chamou atenção foi o gol de pé descalço marcado pelo brasileiro Leônidas da Silva. O fato inusitado aconteceu na partida contra a Polônia, na primeira fase.
POSIÇÕES
Campeão: Itália
Vice: Hungria
3º lugar: Brasil
4º lugar: Suécia
Artilheiro da edição: Leônidas da Silva, Brasil, 7 gols
TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO
Primeira fase (oitavas de final)
Itália 2 x 1 Noruega (prorrogação)
Quartas de final
Itália 3 x 1 França
Semifinal
Itália 2 x 1 Brasil
Final
Itália 4 x 2 Hungria
TRAJETÓRIA DO BRASIL
Primeira fase (oitavas de final)
Brasil 6 x 5 Polônia (prorrogação)
Quartas de final
Brasil 1 x 1 Tchecoslováquia (prorrogação)
Brasil 2 x 1 Tchecoslováquia (jogo de desempate)
Semifinal
Itália 2 x 1 Brasil