A Copa do Mundo de 1994 marcou a estreia da maior competição de futebol nos Estados Unidos. Apesar da pouca tradição dos norte-americanos no esporte, o torneio bateu o recorde de público na história. Nada menos que 3.587.538 pessoas compareceram aos estádios, o que registrou média de 68.991 torcedores por partida.
Dentro de campo, o Brasil, sob o comando da dupla Carlos Alberto Parreira (técnico) e Zagallo, então coordenador técnico, apostou em um futebol pragmático, de muita posse de bola, e na perfeita sintonia dos atacantes, especialmente Bebeto e Romário. À época, o ‘Baixinho’ brilhava no Barcelona e foi eleito o melhor jogador e recebeu o prêmio FIFA. A Seleção Brasileira bateu a Itália na final, nos pênaltis (3 a 2), faturou o tetracampeonato e quebrou jejum de 24 anos sem levantar a taça.
Fora de campo, o Brasil lamentava e chorava a morte do ídolo Ayrton Senna, em maio daquele ano, em um trágico acidente na pista de Ímola, no GP da Itália. Na conquista diante dos italianos, os jogadores brasileiros levantaram faixas com frases como ‘Valeu, Senna’, como forma de homenagear o piloto. Em meio à lembrança, uma festa dominou o território brasileiro até a chegada dos campeões.
POSIÇÕES
POSIÇÕES
Campeão: Brasil
Vice: Itália
3º lugar: Suécia
4º lugar: Bulgária
Vice: Itália
3º lugar: Suécia
4º lugar: Bulgária
Artilheiros: Stoichkov (Bulgária) e Salenko (Rússia) – 6 gols
TRAJETÓRIA DO BRASIL (Campeão)
Primeira fase
Brasil 2 x 0 Rússia
Brasil 3 x 0 Camarões
Brasil 1 x 1 Suécia
Oitavas de Final
Brasil 1 x 0 Estados Unidos
Quartas de Final
Holanda 2 x 3 Brasil
Semifinal
Suécia 0 x 1 Brasil
Final
Brasil 0 x 0 Itália (3 a 2 nos pênaltis)