Copa do Mundo
None

HISTÓRIA DAS COPAS

1986 - México

Copa ficou marcada pela consagração de Diego Armando Maradona

postado em 23/04/2018 21:47 / atualizado em 04/06/2018 14:51

Jorge Gontijo/Estado de Minas - 1986
A Copa do Mundo de 1986, a 13ª da história, teve a participação de 24 países e ficou marcada pela mudança repentina de sede. A competição estava programada para a Colômbia, que passava por graves problemas econômicos e abdicou da condição de anfitriã. A FIFA ofereceu o direito de sediar o torneio a Brasil, Estados Unidos e Canadá, mas foram os mexicanos que aceitaram o convite depois da recusa dos três países.

Mesmo com terremotos que assolaram o México no ano anterior, a Copa do Mundo foi mantida para o país da América do Norte, que sediara a competição em 1970. O objetivo era repetir o sucesso de público alcançado 16 anos antes.

Jorge Gontijo/EM/D. A Press

Além da intensa participação popular (a média de público foi superior a 46 mil torcedores por partida), a Copa de 1986 ficou marcada pela consagração de Diego Armando Maradona. O argentino foi o destaque e o grande líder da campeã, Argentina, que conquistou o Mundial pela segunda vez.

Maradona se consagrou definitivamente em duelo histórico contra a Inglaterra, pelas quartas de final, diante de 115 mil pessoas no Estádio Azteca, na Cidade do México. O jogo reuniu nações que viveram tensão diplomática por causa das Ilhas Maldivas, em 1982, mas dentro de campo brilhou a estrela do maestro. Ele fez o ‘Gol do Século’, driblando nada menos que toda a defesa inglesa e mandando para o gol vazio, e ainda contou com erro histórico da arbitragem ao desviar para as redes com a mão, em lance conhecido como ‘La Mano de Dios – A mão de Deus. 

POSIÇÕES

Campeão: Argentina
Vice: Alemanha Ocidental
3º lugar: França
4º lugar: Bélgica

Artilheiro: Gary Lineker (Inglaterra) – 6 gols

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

Primeira Fase
Argentina 3 x 1 Coreia do Sul
Itália 1 x 1 Argentina
Argentina 2 x 0 Bulgária 

Oitavas de final
Argentina 1 x 0 Uruguai

Quartas de final
Argentina 2 x 1 Inglaterra 

Semifinais
Argentina 2 x 0 Bélgica

Final
Argentina 3 x 2 Alemanha Ocidental

TRAJETÓRIA DO BRASIL 

Arquivo/CB

Primeira Fase
Espanha 0 x 1 Brasil
Brasil 1 x 0 Argélia
Brasil 3 x 0 Irlanda do Norte

Jorge Gontijo/EM/D. A Press


Oitavas de Final
Brasil 4 x 0 Polônia

Quartas de Final
Brasil 1 x 1 França (3 x 4 nos pênaltis)