América
None

AMÉRICA

América reforça discurso de tranquilidade e diz não temer chance de perder pontos no Tribunal

Gerente de futebol Flávio Lopes diz que clube não desrespeitou regulamento

postado em 04/09/2014 20:13 / atualizado em 04/09/2014 20:50

Rafael Arruda /Superesportes

Carlos Cruz/Assessoria AFC

O América mantém a posição de que não será punido pelo STJD em decorrência da escalação do lateral-esquerdo Eduardo na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube catarinense alega um desrespeito dos mineiros ao Regulamento Geral das Competições da CBF de 2014, que, por meio do artigo 49, proíbe um atleta de disputar quaisquer competições nacionais por três equipes na mesma temporada. Vale lembrar que Eduardo atuou pela Portuguesa na Série B e vestiu a camisa do São Bernardo na Copa do Brasil.

Responsável pela apresentação de Eduardo, no dia 27 de junho, o gerente de futebol Flávio Lopes reforça o discurso do conselho de administração.

“Faço as palavras do Salum (presidente). O América está tranquilo em relação a isso. Não fizemos nada que foge ao regulamento. Portanto, não vamos perder os pontos. Isso é certo. O que temos de fazer é dar tranquilidade para os atletas trabalharem e deixá-los concentrados exclusivamente dentro de campo. Nosso presidente passou para vocês, para eles e eu só posso reforçar. Não perderemos pontos e continuaremos firmes na nossa caminhada”, garante o dirigente.

Questionado se poderia ter ocorrido uma falta de atenção do América quando contratou Eduardo, Flávio Lopes disse, sem entrar em detalhes, que há outros artigos no RGC favoráveis ao clube.

“A sua pergunta é para a gente culpar alguém. E eu não estou aqui para isso. Mas se pegar todos os artigos, encontrará outros que permitirá que o atleta jogue. Esse (artigo 49) fala de uma forma. Outras colocam de maneira diferente. Nosso advogado está ciente disso. Então com os outros artigos que dá essa condição, nós temos segurança em falar para todos vocês que não perderemos pontos. Estamos seguros daquilo que fizemos”, frisa.

A denúncia feita pelo Joinville solicita a retirada de 21 pontos do América, visto que Eduardo disputou um jogo – vitória sobre o ABC, por 1 a 0 –, e ficou como suplente em outros três – triunfos sobre Paraná, por 1 a 0; Oeste, por 3 a 0; e derrota para o América-RN, por 1 a 0. Segundo o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, uma equipe que faz constar na súmula atletas irregulares está sujeita a perder pontos atribuídos às vitórias e às próprias partidas. Logo, o Coelho perderia 12 em relação aos confrontos e nove pelos resultados favoráveis.

Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol confirmou que Eduardo disputou competições nacionais por três equipes diferentes e o caso deve mesmo ser levado a julgamento pelo STJD.

Tags: escalação irregular eduardo stjd américa