América
None

AMÉRICA

Diretoria oficializa participação do América na Liga Sul-Minas-Rio de 2016: 'Está confirmado'

Marco Antônio Batista, dirigente do Coelho, confirmou presença do clube no torneio

postado em 09/10/2015 16:51 / atualizado em 09/10/2015 19:37

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A diretoria do América oficializou nesta sexta-feira a participação da equipe na Liga Sul-Minas-Rio, torneio que tem previsão para começar no dia 28 de janeiro de 2016. Em entrevista coletiva realizada na sede administrativa do clube, no Boulevard Shopping, a cúpula alviverde se mostrou muito feliz em anunciar a novidade à imprensa.

“É com muita alegria que a gente dá notícia para vocês e para a torcida do América. O América está confirmado na Copa Sul-Minas-Rio de 2016. Tivemos um grande trabalho de gestão tentando viabilizar a participação no campeonato. E nós conseguimos. Tivemos uma discussão boa em Curitiba, numa das reuniões realizadas para definir detalhes do torneio. Felizmente o América é um dos 12 clubes que participarão da competição em 2016”, comemorou Marco Antônio Batista, integrante do conselho de administração.

De acordo com Batista, Cruzeiro e Atlético, por intermédio dos presidentes Gilvan de Pinho Tavares e Daniel Nepomuceno, tiveram participações importantes para a inclusão do Coelho no torneio interestadual, além de Marcus Salum, ex-mandatário americano. “Temos que agradecer a todos eles pelo trabalho político e de conversa com os outros clubes. O América enaltece a todos publicamente”, frisou o presidente.

A Sul-Minas-Rio terá 12 clubes divididos em três chaves. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado avançam à semifinal, que será realizada em jogo único tal como a decisão.

Patrocínio

O América vê com bons olhos a possibilidade de arrecadar mais dinheiro em 2016 com a realização da Liga Sul-Minas-Rio, que deverá contar com elevadas cotas de patrocínio negociadas pelo ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil, CEO do torneio. Os valores ainda não foram revelados.

“É um campeonato de boa rentabilidade. O América vai ganhar mais do que recebe atualmente. E quero deixar bem claro que estamos preparando para duas frentes: ou o acesso à Série A, que se Deus quiser vai ocorrer, ou a permanência na Série B”, afirmou Marco Antônio Batista.

Diante de um possível acesso à Série A, o Coelho, de acordo com o planejamento da diretoria, terá o orçamento dobrado para 2016, passando de R$ 20 milhões para R$ 40 milhões.

Sem conflito de datas

Durante a entrevista, Batista disse que não haverá conflito de datas com o Campeonato Mineiro. “Já articulamos com a FMF. Os clubes de Minas Gerais disputarão os Estaduais com os titulares, sem a menor interferência. Todas as partidas da Sul-Minas-Rio estão compatibilizadas com a agenda do Mineiro”, pontuou.

“Estamos na vitrine, com os melhores clubes do Brasil, com uma liga formada. O passo é esse. Os clubes vão tomar frente. É algo de suma importância para o futebol brasileiro”, acrescentou o mandatário do Coelho.

A Liga Sul-Minas-Rio tem como fundadores Figueirense, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR, Paraná Clube e América. A versão anterior, denominada Copa Sul-Minas, teve o próprio América como primeiro campeão, em 2000. O Cruzeiro conquistou as outras duas edições: 2001 e 2002.

Liga Sul-Minas-Rio

Cinco datas entre 28/01/2016 e 03/04/2016

Divisão de chaves (por estado)

Grupo 1: MG, RJ, SC e ranking

Grupo 2: RS, RS, PR e ranking

Grupo 3: RJ, MG, SC e PR

- O América, que entrou pelo ranking da CBF, ficará no Grupo 1 ou no Grupo 2;

- Há a possibilidade de o jogo contra o Atlético, pelo Estadual, valer para a Sul-Minas-Rio (se as equipes estiverem no mesmo grupo);

- O primeiro colocado de cada grupo mais o segundo melhor colocado avançam ao mata-mata, que será disputado em jogo único;

- Os clubes participantes são: Cruzeiro, Atlético, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Figueirense, Criciúma e América;

- De acordo com a diretoria do Coelho, 50% da arrecadação da Liga será dividida de maneira igual entre os clubes;


{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/10/09/7371/20151009175458567794i.JPG', 'id_content': 3194032L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2015/10/09/galeria_america_mg,7371/america-confirma-presenca-na-sul-minas-rio-e-anuncia-renovacao-com-joao-ricardo.shtml', 'titulo_destaque': 'Am\xe9rica confirma presen\xe7a na Sul-Minas-Rio e anuncia renova\xe7\xe3o com Jo\xe3o Ricardo', 'samesite': True, 'id_pk': 7371L, 'id_conteudo': 3194032L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Am\xe9rica confirma presen\xe7a na Sul-Minas-Rio e anuncia renova\xe7\xe3o com Jo\xe3o Ricardo', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Fotos: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: sul-minas-rio coelho américa futnacional sulminasrio serieb 2016