América
None

AMÉRICA

Mesmo com título da Série B, América cai posições em ranking nacional de clubes

Coelho fechou a temporada 2017 saindo da 22ª para a 24ª colocação

postado em 04/12/2017 18:00 / atualizado em 04/12/2017 18:23

Leandro Couri/EM/D.A Press.
O América levantou a taça de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2017. Ainda assim, o Coelho caiu duas posições no Ranking Nacional de Clubes, atualizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira. O Alviverde mineiro foi da 22ª colocação na tabela do ano passado para a 24ª ao fim desta temporada.

O ranking leva em conta as participações nas séries A, B, C e D e da Copa do Brasil nos últimos cinco anos. Todos os competidores somam pontos de acordo com a posição em que terminam o Campeonato Brasileiro. No torneio mata-mata, os clubes são pontuados por fases disputadas – o vencedor e o vice ganham pontuações diferenciadas.

Com a participação na Série A na temporada passada, o América terminou o ano na 22ª colocação. Entretanto, como os clubes da principal divisão nacional somam mais pontos que os do torneio de acesso – mesmo os últimos colocados –, na atualização, o Coelho perdeu posições para Atlético-GO (foi de 27º para 20º) e Avaí (25º para 23º).

Quanto valeu o título da Série B e qual a pontuação do América?

O campeão da Série B agrega 400 pontos à sua classificação. A pontuação do ano vigente é multiplicada por cinco. Nos anos seguintes, por quatro, três, dois e um, respectivamente. Com a participação na Copa do Brasil – saiu na segunda fase – e na Segundona, neste ano, o Coelho fechou o ranking com 6.255 pontos.

Tags: américa coelho seria interiormg futnacional ranking cbf clubes