América
None

MERCADO DA BOLA

Sem acordo, atacante Júnior Viçosa não ficará no América em 2020

Jogador de 30 anos foi o artilheiro do Coelho na temporada, com 11 gols

postado em 19/12/2019 16:37 / atualizado em 19/12/2019 18:37

(Foto: Mourão Panda / América)

Peça fundamental na arrancada do América na Série B do Campeonato Brasileiro e artilheiro do time em 2019, com 11 gols, o atacante Júnior Viçosa não terá seu contrato renovado pelo clube. O vínculo do atleta com o Coelho se encerra em 31 de dezembro deste ano.

Segundo apurou o Superesportes, o salário do jogador foi empecilho para firmar um novo acordo. Anteriormente, o empresário de Viçosa, Jorge Américo, e o próprio jogador afirmaram à reportagem que a diretoria americana não havia procurado o estafe do atacante para negociar a renovação contratual. Além disso, o agente disse ter recebido sondagens de equipes que disputarão as Séries A e B em 2020.

Em entrevista ao Superesportes, Marcus Salum, presidente do América, não quis comentar a saída de Júnior Viçosa. Porém, segundo o dirigente, a ideia da diretoria e da comissão técnica é dar prioridade aos jovens jogadores das categorias de base americana.

“O América teve muito sucesso defensivamente em termos de organização. Então, as renovações que nós anunciamos são as renovações da base do time. A mudança que nós vamos fazer e o consequente aproveitamento da meninada é do meio para frente especificamente. Se a gente começar a renovar e contratar jogadores mais caros, mais experientes, acaba tomando o espaço dos meninos que vão ser lançados. Eu não estou nem dizendo que nós vamos renovar ou não vamos renovar, isso aí cabe ao departamento de futebol. Logicamente, eu sei o que está sendo feito, porque é sob o meu comando. Mas, basicamente, hoje, nós temos uma mexida que vai ser feita do meio para frente no América, que foi a parte que funcionou menos durante o ano”, explicou o mandatário.
 

Trajetória 


Júnior Viçosa teve papel fundamental na arrancada histórica do América na Série B, que terminou a competição no quinto lugar, com 61 pontos. O bom desempenho lhe rendeu o prêmio de melhor atacante do futebol mineiro no Troféu Guará deste ano.

Contratado pelo Coelho no fim do ano passado, o camisa 33 começou a temporada como titular do time alviverde. Depois, com a passagem de Maurício Barbieri pelo Lanna Drumond, entre maio e julho, o atacante perdeu espaço e passou a treinar separado do grupo. A justificativa era de “não fazer parte dos planos”. Neste período, o jogador ficou perto de deixar o clube.

Com a efetivação de Felipe Conceição, em julho, Júnior Viçosa foi reintegrado ao elenco, ganhou prestígio com o técnico e foi peça fundamental na campanha na Segundona. Em 2019, foram 45 jogos, 41 como titular, e 11 gols marcados.

Outras saídas


Quatro outros jogadores já deixaram o América. O zagueiro Pedrão, emprestado pelo Palmeiras ao Coelho, foi reintegrado ao elenco do time paulista. Fora dos planos da diretoria alviverde e do técnico Felipe Conceição, o goleiro Thiago retornou ao Flamengo. O atacante Rafael Bilú também voltou ao clube de origem, Corinthians, mas já foi reemprestado, desta vez ao CSA. O experiente centroavante Elias, de 32 anos, foi dispensado sem atuar pela equipe. 

Tags: serieb americamg interiormg futnacional seriea mercadobola