América
None

AMÉRICA

Vitão mostra faro de artilheiro no América e evolui antes de fase decisiva do Mineiro

Atacante fez gols que ajudaram time a avançar com segunda melhor campanha

postado em 30/07/2020 10:00 / atualizado em 30/07/2020 09:41

(Foto: Daniel Hott/América)
O América ganhou um importante “reforço” para a fase decisiva do Campeonato Mineiro. Não se trata de uma contratação ou de um jogador recuperado de lesão, mas de um jovem em ascensão profissional que vem conquistando a confiança do técnico Lisca. Cria da base do clube, Vitão marcou o terceiro gol na vitória sobre a URT, por 3 a 0, nessa quarta-feira, no Zama Maciel, em Patos de Minas. O resultado garantiu ao Coelho a vice-liderança da primeira fase, com 25 pontos, e a manutenção da campanha invicta - sete vitórias e quatro empates. Três dias antes, o centroavante de 20 anos balançou a rede no empate por 1 a 1 com o Atlético, domingo, no Independência, pela 10ª rodada.

“Evolução natural de um atacante que tem um faro de gol muito forte. O Vitão é um jogador de características de centroavante, um matador, sempre teve o histórico muito importante nas categorias de base, desde que cheguei ao clube fui informado, ele começou a treinar comigo e eu gostei muito das características dele. Tenho trabalhado algumas movimentações diferentes para ele não ficar entregue aos zagueiros e participar da construção da equipe. Ele está dando resposta ótima, como a maioria dos meninos. Quando você faz gol, vai pegando confiança em si mesmo, dos companheiros, do clube, da torcida, da própria mídia”, analisou Lisca.

Contra o Atlético, Vitão se aproveitou de falha conjunta do lateral Fábio Santos e do zagueiro Junior Alonso e teve frieza ao acertar o ângulo esquerdo de Rafael, dentro da grande área, sem nem mesmo ajeitar a bola para desferir a potente finalização de perna direita. Já diante da URT, ele recebeu assistência de Matheusinho e bateu cruzado de pé canhoto. A boa produtividade do jogador ocorre em meio à ausência de Rodolfo, artilheiro do time em 2020, com seis gols, que sofreu estiramento no ligamento do joelho direito há pouco mais de uma semana.

Contente com a evolução de Vitão, Lisca citou outros jovens com potencial semelhante. “É um momento importante dele, mas tudo com muita calma. É um menino, com 20 anos, tudo no seu tempo, com muita humildade. É um jogador de potencial grande, assim como o Carlos, o Kawê, o Gustavinho. Esse quarteto de frente o torcedor do América pode esperar que vai dar muitas alegrias. Talvez não num curto prazo, mas a médio e longo prazo.

No caso de Vitão, o desempenho fica em evidência pelo fato de ele ter emplacado sequência de gols. “O trabalho é bem feito na base, chegaram jogadores de qualidade para mim no profissional, e eu pretendo desenvolvê-los e melhorar suas performances. Agora o Vitão tem maior destaque, porque os gols sempre chamam a atenção”, frisou o treinador.

Antes dos dois gols consecutivos em 2020, Vitão havia entrado no último minuto do jogo contra o Boa, em 8 de março, pela oitava rodada (empate por 1 a 1). Em 2019, o prata da casa foi utilizado pelo técnico Felipe Conceição em quatro partidas na Série B e fez um gol na vitória sobre o Guarani, por 1 a 0, em Campinas, pela 37ª rodada. Na ocasião, o time alcançou o quarto lugar, com 61 pontos, e dependia apenas de si para retornar à Série A. Entretanto, o acesso escapou na última rodada com a derrota para o já rebaixado São Bento, por 2 a 1, no Independência.

Na semifinal do Mineiro 2020, o América enfrentará o Atlético e terá vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. As partidas serão realizadas no próximo domingo, 2 de agosto, no Mineirão, e na quarta-feira, dia 5, no Independência. O vencedor pegará na decisão Tombense ou Caldense. Enquanto o Coelho sonha com o 17º título estadual, o Galo almeja a 45ª conquista. Já na Série B do Brasileiro, a estreia contra a Ponte Preta acontecerá no sábado, 8 de agosto, às 21h, no Canindé, em São Paulo.

Vitão pelo América


Mineiro 2020 - 2 gols

Série B 2019 - 1 gol

Brasileiro Sub-20 2019 - 3 gols

Copa do Brasil Sub-20 2019 - 1 gol

Mineiro Sub-20 2019 - 3 gols

Brasileiro de Aspirantes (sub-23) 2018 - 1 gol

Mineiro Sub-20 2018 - 7 gols

Mineiro Sub-17 2017 - 10 gols

Mineiro Sub-17 2016 - 1 gol

Mineiro Sub-15 2015 - 1 gol

Tags: atacante América Coelho serieb interiormg futnacional centroavante Vitão