América
None

AMÉRICA

Rumo ao Inter, Bracks se despede: 'Melhor momento da história do América'

Diretor de futebol distribuiu agradecimentos em adeus; funções do cargo serão exercidas pelo 'departamento de futebol sob a tutela do Conselho de Administração'

postado em 31/12/2020 13:41 / atualizado em 31/12/2020 14:04

(Foto: Mourão Panda/América)

Prestes de se tornar executivo de futebol do Internacional, Paulo Bracks se despediu do América após uma passagem que durou quase três anos. Em vídeo publicado pelo Coelho nesta sexta-feira, o dirigente distribuiu agradecimentos e disse deixar o clube no "melhor momento da história".

"É o melhor momento da história do clube. E nele, fecho meu ciclo, me despeço, com uma sensação de dever cumprido. Não poderia deixar de agradecer todos os funcionários do CT, todas as pessoas com as quais tive a oportunidade de trabalhar no clube, comissão técnica, jogadores, ao presidente (Marcus) Salum, meu muito obrigado por tudo, e à torcida americana. Porque, como aprendi aqui, o América é grato àqueles que engrandecem o seu pavilhão, espero entrar nesse rol, porque, para mim, o América é uma gratidão eterna", disse.

De acordo com comunicado emitido pelo América, as funções de Bracks "serão desempenhadas pelo departamento de futebol sob a tutela do Conselho de Administração do Clube".



Paulo Bracks chegou ao América como diretor das categorias de base, em janeiro de 2018. Em maio de 2019, foi convidado a assumir a mesma função, mas no profissional. À época, a equipe vivia péssimo momento na Série B e lutava contra o rebaixamento à Terceira Divisão nacional.

Sob o comando técnico de Felipe Conceição, o América conseguiu uma impressionante campanha de recuperação que quase resultou num acesso histórico. Em 2020, Bracks foi o responsável por contratar Lisca e montar o elenco que chegou à semifinal do Campeonato Mineiro, à inédita semifinal da Copa do Brasil e disputa ponto a ponto a liderança da Série B com a Chapecoense.

"Em maio de 2019, recebi o honroso e desafiante convite de ser diretor de futebol profissional do clube. Naquele momento, o América era lanterna da Série B e havia sido eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Oitenta e oito jogos depois, o América alcança uma semifinal de Copa do Brasil e disputa a liderança da Série B após 31 rodadas, com acesso à Série A de 2021 praticamente garantido", pontuou Bracks.

Leia, na íntegra, a declaração de despedida do dirigente:

"O América abriu as portas para mim em janeiro de 2018. Como diretor das categorias de base, pude contribuir para o retorno de atletas convocados à Seleção Brasileira, para o retorno do América às competições nacionais e o principal: ajudar na transição de atletas para o elenco profissional. Hoje, o elenco profissional do América tem cerca de 35% de atletas egressos das categorias de base.

Em maio de 2019, recebi o honroso e desafiante convite de ser diretor de futebol profissional do clube. Naquele momento, o América era lanterna da Série B e havia sido eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Oitenta e oito jogos depois, o América alcança uma semifinal de Copa do Brasil e disputa a liderança da Série B após 31 rodadas, com acesso à Série A de 2021 praticamente garantido.

É o melhor momento da história do clube. E nele, fecho meu ciclo, me despeço, com uma sensação de dever cumprido. Não poderia deixar de agradecer todos os funcionários do CT, todas as pessoas com as quais tive a oportunidade de trabalhar no clube, comissão técnica, jogadores, ao presidente (Marcus) Salum, meu muito obrigado por tudo, e à torcida americana. Porque, como aprendi aqui, o América é grato àqueles que engrandecem o seu pavilhão, espero entrar nesse rol, porque, para mim, o América é uma gratidão eterna. Muito obrigado."

Comunicado do América

O América Futebol Clube se despede e agradece o Diretor de Futebol Paulo Bracks pelos trabalhos prestados nestas duas temporadas de muito aprendizado e feitos importantes e históricos para nosso Clube.

As funções de Paulo Bracks serão desempenhadas pelo departamento de futebol sob a tutela do Conselho de Administração do Clube.

Tags: serieb americamg interiormg futnacional internacionalrs seriea mercadobola bracks