América
None

AMÉRICA

América abre vantagem na liderança e tem 70% de chance de ganhar Série B

Coelho soma 66 pontos na segunda divisão, três a mais que a Chape

postado em 10/01/2021 10:00 / atualizado em 10/01/2021 13:33

(Foto: Mourão Panda/América)
Com a goleada sobre o Vitória por 4 a 0, no Independência, o América se manteve na liderança da Série B e abriu vantagem sobre a segunda colocada Chapecoense, que perdeu por 3 a 0 para o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Em 33 jogos, o time mineiro soma 66 pontos, três a mais que o clube catarinense.

Além de estar folgado na primeira colocação, o Coelho aumentou para 70,2% a probabilidade de conquistar seu terceiro título da segunda divisão nacional. A Chape, por sua vez, tem 29,8% de chance. Os cálculos são do Departamento de Matemática da UFMG.

O América voltará a campo contra o 15º colocado Náutico, que contabiliza 38 pontos e luta para não ser rebaixado à Série C. O técnico Lisca falou sobre a expectativa para a partida da próxima terça-feira, às 19h15, no estádio dos Aflitos, no Recife.

“O sentimento é de buscar a pontuação máxima possível que possa nos habilitar a brigar pelo título (...). Ainda temos coisas para fazer, pois faltam cinco rodadas. Nós temos jogos dificílimos, e o próximo é contra o Náutico, um clube que tenho um carinho enorme. Vamos fazer a nossa parte para tentar buscar os três pontos e cumprir nosso segundo objetivo, que é o título”.

Depois do Náutico, o Coelho pegará Botafogo-SP (casa), Brasil-RS (fora), Confiança (fora) e Avaí (casa). Caso mantenha o aproveitamento atual, de 66,66%, fará dez pontos em 15 e alcançará 76 - número que deu o título ao Vasco em 2009.

Contudo, se depender da fase atual, o alviverde buscará 100% de aproveitamento. O último revés foi em 2 de dezembro, para o Cruzeiro, no Independência: 2 a 1. De lá para cá, a equipe ganhou sete duelos e empatou um na Série B (índice de 91,6%).

A eventual taça fechará com chave de ouro a histórica temporada em que o América garantiu mais de R$ 17 milhões em premiação ao chegar às semifinais da Copa do Brasil - caiu diante do Palmeiras após passar por Santos-AP, Operário-PR, Ferroviária-SP, Ponte Preta, Corinthians e Internacional.

Além disso, o clube pretende se tornar o maior vencedor isolado da Série B, com três títulos. Atualmente, o posto é dividido com Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paysandu e Bragantino.

Tags: América Coelho serieb americamg interiormg futnacional Lisca