Atlético
None

O MELHOR GALO

Time de 1980 ganha enquete nas ruas

Maioria dos entrevistados afirma que havia mais craques e selecionáveis naquele grupo

postado em 12/04/2013 07:00 / atualizado em 11/04/2013 21:23

Arte Soraia Piva


Leia mais no ESTADO DE MINAS desta sexta-feira

TV ALTEROSA traz reportagem especial sobre o tema, nesta sexta, às 12h25

Dê a sua opinião: qual é o melhor Atlético de todos os tempos?

Nas ruas, os atleticanos estão empolgados com a campanha do Atlético nesta temporada. Mas se fossem votar, endossariam a enquente promovida com 11 jornalistas dos Associados Minas, que elegeu a equipe montada em 1980 (seis votos) e comandada pelo então técnico Procópio Cardoso como a mais empolgante desde 1971, quando o alvinegro conquistou o título do Campeonato Brasileiro.

A maioria dos entrevistados afirma que havia mais craques e muitos selecionáveis naquele grupo que foi vice-campeão brasileiro depois de decisão polêmica com o Flamengo. Para eles, o Galo do técnico Cuca só vai superar o de Procópio se obtiver uma conquista expressiva. “Ainda é muito cedo para dizer que o deste ano é o melhor de todos os tempos. O de 1980 demonstrou ser o melhor ao longo das competições, era a base da Seleção Brasileira. O time de hoje tem tudo para superar se vencer alguma competição importante”, opinou o advogado Cássio Maia, de 36 anos.
Marcos Vieira/EM/D.A Press


O comerciante Marco Aurélio Carvalho, de 41, concorda: “Penso que o Atlético sofre da síndrome dos anos que teve grandes times mas não ganhou nada. Apesar disso, o time de 1980 é o melhor desde 1971, era a base da Seleção Brasileira e tinha mais craques”.

O analista de sistemas Sérgio Pinel Bittencourt, de 42, aponta o porquê da preferência por aquela formação. “O de 1980 é melhor por causa da qualidade técnica, que era de todo o grupo, e experiência. Podia tirar um jogador que o time se mantinha homogêneo, o que a gente não vê acontecer no Atlético de agora. Se tirar o Ronaldinho, por exemplo, cai muito a qualidade.”
Marcos Vieira/EM/D.A Press


Mais saudosista, o radialista Tarcísio Lopes, de 70 anos, que nasceu em 25 de março, data de fundação do Atlético, não admite comparações. Para ele, o alvinegro de Reinaldo e cia. é insuperável. “Eu diria que a maioria sendo formada na base nos deixa a impressão de que o de 1980 ainda é o melhor Atlético. Com Reinaldo, Cerezo, Paulo Isidoro, fez história, e ser formado na base conta ponto. Para os mais jovens, o deste ano impressiona, mas jamais pode-se dizer que é melhor que aquele time. Mesmo se conquistar títulos, acho que será o segundo melhor.”

Já a opinião do advogado Ângelo Paulo Sales dos Santos, de 38 anos, contraria a dos outros atleticanos. Para ele, o melhor Atlético é o de 1971. “Simplesmente porque conquistou o título mais importante da história do clube”.