Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético sofre virada, mas consegue empate diante do Fluminense no Maracanã

Galo domina jogo, permite reação do desesperado adversário, mas arranca empate nos minutos finais, com Alecsandro, que tinha acabado de entrar no lutar do lateral Michel

postado em 30/11/2013 21:42 / atualizado em 01/12/2013 00:17

Ricardo Ayres/Photocamera

Com pretensões distintas na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro,  Fluminense e Atlético disputaram duelo eletrizante na noite deste sábado, no Maracanã, e empataram por 2 a 2. Em reta final da preparação para disputa do Mundial de Clubes, o Galo dominou grande parte do jogo e viu Diego Tardelli abrir o placar no Rio de Janeiro. O Flu, que luta desesperadamente contra o rebaixamento, demonstrou muita raça e conseguiu a virada, com Gum e Biro Biro. No entanto, aos 36 do segundo tempo,  Alecsandro aproveitou cruzamento de Luan e frustrou a torcida tricolor.

Com o resultado, o Atlético mantém a sexta colocação do Brasileiro, com 56 pontos, e complica a situação do Fluminense. A equipe carioca segue na 16ª posição, com 43 pontos, e depende de tropeços de Coritiba e Vasco para não entrar na zona do rebaixamento até o fim desta rodada.

No próximo domingo, o Atlético encerra a participação no Brasileirão e, enfim, passa a viver somente a expectativa do Mundial. O último adversário do Galo na competição nacional será o Vitória, em confronto no Independência. No mesmo dia, o Fluminense tem partida decisiva contra o Bahia, que também corre risco de rebaixameto, em Salvador.

 

Galo domina etapa eletrizante, mas Flu empata na raça

Após início de jogo monótono no Maracanã, o primeiro lance de perigo ocorreu aos 7 minutos. Victor deixou a grande área para cortar um lançamento longo e se chocou com Marcos Rocha, que levou a pior e ficou caído no gramado. Rafael Sóbis aproveitou, pegou o rebote e bateu para o gol. No entanto, o goleiro conseguiu voltar a tempo e defendeu com segurança. Na jogada, Marcos Rocha sentiu uma pancada na coxa e acabou substituído por Michel, apenas por precaução do técnico Cuca.

Ricardo Ayres/Photocamera
Desesperado para escapar do risco de rebaixamento, o Fluminense começou a pressionar, mas deixou espaços para os rápidos contra-ataques do Atlético. E foi com essa jogada que o Galo abriu o placar no Maracanã, aos 21 minutos. Fernandinho disparou pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. A zaga tricolor afastou, Luan tentou no rebote, e a bola sobrou para Diego Tardelli, livre de marcação. O camisa 9 não desperdiçou e finalizou forte para o gol. A bola ainda tocou nas pernas de Cavalieri antes de entrar: 1 a 0.

O Fluminense reagiu imediatamente e teve duas oportunidades claras para empatar o jogo. Aos 24 minutos, Wagner invadiu a área e chutou forte, cruzado. Victor saltou no canto esquerdo e espalmou sobre o gol. A bola saiu rente ao travessão, com muito perigo. Logo na sequência, depois da cobrança de escanteio, Leandro Euzébio aproveitou bate-rebate na área e finalizou rasteiro. Mas a bola desviou na zaga atleticana e saiu novamente sobre o travessão.

O Atlético manteve a estratégia dos contra-golpes e assustou os tricolores em dois lances parecidos, com Luan e Leonardo Silva, que viram Cavalieri adiantado e tentaram por cobertura. Entretanto, o goleiro conseguiu realizar as defesas. Apesar da situação desfavorável, com o adversário no domínio do jogo, o Fluminense demonstrou muita raça, partiu para cima chegou ao empate em lance de bola parada, aos 36 minutos. Após confusão na pequena área alvinegra, Gum recebeu passe de Wagner e completou para o gol: 1 a 1.

Além de Marcos Rocha, Pierre sentiu dores musculares e deixou o campo por precaução, substituído por Rosinei. Pelo lado do Fluminense, Valencia saiu lesionado para a entrada de Edinho.

Aposta de Cuca, Alecsandro frustra torcida tricolor

O ritmo alucinante do primeiro tempo caiu nos minutos iniciais da etapa final. No entanto, o Fluminense continuou em cima e conseguiu a virada, para o alívio da torcida no Maracanã. Aos 9 minutos, Wagner avançou pela intermediária e fez belo passe para Biro Biro, entre a zaga atleticana. O jovem atacante passou por Leonardo Silva e Emerson e tocou na saída de Victor: 2 a 1.

 Ricardo Ayres/Photocamera
O gol sofrido despertou o Atlético, que respondeu imediatamente. Em cobrança de falta para área, Leonardo Silva subiu mais que a zaga adversária, desviou de mão e obrigou Diego Cavalieri a fazer grande defesa No rebote, Luan entrou de carrinho e mandou para fora, mas o árbitro já tinha paralisado o lance para punir o zagueiro do Galo com cartão amarelo, devido ao toque irregular.

A partida ficou totalmente aberta, com as duas equipes em busca do gol. O Atlético tentou em uma cobrança de falta perigosa de Diego Tardelli, enquanto o Fluminense dava trabalho com Igor Julião, Rafael Sóbis e Biro Biro. Para tentar definir o jogo, Dorival Junior realizou as duas últimas alterações no Flu: Felipe e Marcelinho nos lugares de Wagner e Rafinha, respectivamente. Em desvantagem, Cuca ousou na substituição e colocou o centroavante Alecsandro na vaga de Michel, deslocando Luan para a lateral direita.

E a ousada alteração de Cuca resultou no gol de empate do Atlético, aos 37 minutos do segundo tempo. ‘Novo lateral’ do time, Luan disparou pela ponta direita e cruzou na cabeça de Alecsandro, que acabara de entrar em campo. O atacante subiu que Igor Julião e cabeceou no canto esquerdo de Cavalieri: 2 a 2.

O gol deixou o Fluminense completamente abatido. A torcida tentou empurrar, mas o Tricolor não conseguiu a reação. O Atlético aproveitou, seguiu trocando passes e teve a chance de marcar o terceiro nos minutos finais. Depois de Jô desperdiçar cara a cara com Cavalieri, Tardelli acertou o lindo chute de fora da cara, mas a bola explodiu no travessão.

FLUMINENSE 2 X 2 ATLÉTICO

Fluminense
Diego Cavalieri; Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Digão; Jean, Valencia (Edinho), Rafinha (Marcelinho) e Wagner (Felipe); Biro Biro e Rafael Sóbis
Técnico; Dorival Junior

Atlético
Victor; Marcos Rocha (Michel, depois Alecsandro), Leonardo Silva, Emerson e Lucas Cândido; Pierre (Rosinei) e Leandro Donizete; Luan, Diego Tardelli e Fernandinho; Jô.
Técnico: Cuca

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã
Data: 30 de novembro de 2013
Gols: Diego Tardelli (21 1ºT), Gum (36 1ºT), Biro Biro (9 2ºT) e Alecsandro (36 2ºT)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha-ES
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva-GO e Cristhian Passos Sorence-GO

Cartões amarelos: Leandro Euzébio, Digão e Edinho (Fluminense); Luan, Rosinei e Leonardo Silva (Atlético)

Tags: atlético fluminenserj maracanã empate